sexta-feira, 20 de março de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 20/03/2009



O maior mandamento
Mc 12,28b-34

Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
- Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
- É este: "Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças." E o segundo mais importante é este: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o mestre da Lei disse a Jesus:
- Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse:
- Você não está longe do Reino de Deus.
Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.

Comentário do Evangelho

Aderir ao amor de Deus é aderir ao amor solidário

Os escribas eram intelectuais, minuciosos
conhecedores dos textos da Lei. Este que
se aproxima de Jesus chega a chamá-lo de
"rabi", título que era dado a si próprio pelos
seus alunos. Ele chega a afirmar que o amor
a Deus e ao próximo supera todos os holocaustos
e sacrifícios. Este escriba, por seu
interesse, não está longe do Reino de Deus.
Pelos detalhes, esta narrativa assemelha-se
à cena do jovem rico (Mc 10,17-22), ao qual
apenas faltou dar tudo aos pobres e seguir
Jesus. Ao escriba faltava romper seus laços
com as doutrinas e observâncias legais. A
expressão de nossa adesão ao amor de Deus
não é o culto religioso (observância do sábado,
cumprimento de liturgias e observâncias em
geral), mas sim o amor concreto e solidário
ao próximo.

Amo meus amigos


Eu conheço um monte de gente por quem tenho muita amizade, muita estima e muito carinho. São pessoas que admiro por vários motivos, entre eles sinceridade, respeito, educação, inteligência, humildade. Enfim, qualidades e defeitos que todos os seres humanos têm. Não saberia viver se essas pessoas não existissem em minha ida. Nem sempre as tenho perto de mim, mas, sei que se eu precisar delas poderei contar sem medo algum.

A amizade é um sentimento que precisa ser cultivada sempre. Isso não significa que devemos ficar o tempo todo dizendo pro outro: Eu gosto de você. Mas significa que num dia qualquer você pode demonstrar algum afeto que deixe aquela pessoa feliz. Não é preciso dizer muita coisa se você não tem facilidade de expressar os seus sentimentos. Dê atenção, empreste seus ouvidos, concorde ou discorde de alguma coisa, vá a algum lugar quando for convidado ou convide a pessoa pra sair com você na intenção de conversar. Sei lá. Existem tantas maneiras de mostrar a sua amizade a alguém. Tudo depende da gente.

Outro dia uma amiga me disse que ama e fica muito feliz quando alguém passa em seu orkut e deixa um recadinho, mesmco que seja de apenas duas palavrinhas, tipo: te adoro. Então ela tem certeza que não foi esquecida. Por causa disso o seu dia se torna muito lindo.

Realmente é muito legal quando lembram de nós. No meu caso também fico de bem com o dia e agradeço pelo carinho. Quem não gosta de saber que em algum cantinho tem um pensamento voltado pra você?

De vez enquanto, eu envio mensagens de amizade para alguém que há tempos não me comunico. Às vezes recebo respostas e outras vezes, não. Mas não tem problemas. O meu objetivo não é ser retribuído. É, somente, fazer aquela pessoa lembrar que ela ainda mora em meu coração e que eu penso nela. Penso porque um dia ela passou em minha vida e não passou apenas por passar. Me fez sorrir, me fez feliz, me ajudou a expulsar a tristeza, me trouxe alegria e carinho. Foi alguém me ouviu, foi ouvida, conversou, chorou, não deixou as minhas lágrimas caírem e mesmo quando não conseguiu evitar que elas caíssem enxugou-as com palavras e com sua atenção.

Sou muito grato a muita gente que em algum momento atendeu aos meus pedidos de socorro. Pessoas que sentaram comigo e me emprestaram seu tempo, sua simpatia e sua sensibilidade.

Tantas vezes eu corri ao encontro de alguém que acreditei ser sincera e nunca me decepcionei. Graças a Deus ainda as tenho do meu lado mesmo morando em outros lugares e até em outros países. Por isso acredito em sentimentos. Por isso acredito também em sonhos e amo a liberdade.

E você, também tem alguém especial em sua vida? Claro que tem, né? Todos nós temos um anjinho que gosta da gente. Então, vamos fazermos o seguinte: vamos cuidar dessa pessoa com todo nosso carinho. Vamos procurar essa pessoa e dizer pra ela que gostamos imensamente dela. Vamos convidar ela pra ir ao cinema depois comer uma pizza, passear, conversar ou simplesmente vamos dar um telefonema pra ela e dizer: só liguei pra dizer que você é muito especial pra mim. Tive outra idéia. Essa é bem diferente. Vamos escrever um bilhetinho num papel bem simples com as seguintes palavras: “Estou vindo aqui através desse papel só pra dizer que você é uma das pessoas mais lindas que conheço. Nunca esqueci o quanto foi e é minha amiga. O seu lugarzinho continua guardado em meu coração. Gosto de você demais”.

Aí a gente envia pelo correio ao invés de enviar por e-mail. Acho vamos emocionar. O que você me diz?


Meu carinho a todos vocês.

João do amor