sexta-feira, 14 de maio de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 14/05/2010
Unidos para uma alegria completa 

XVI Congresso Eucarístico Nacional

Jo 15,9-17

Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
- Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros. 

COMENTÁRIO

Onde está o amor está Deus
Dentro do tema da permanência no amor de Jesus, no Evangelho de João, reencontramos o mandamento do amor. "Amai-vos uns aos outros como vos amei". Jesus proclama uma novidade absoluta para o mundo judeu e para os demais povos. A novidade é a revelação, em Jesus, do amor misericordioso de Deus para conosco, sem limites e sem exclusões, e o convite à nossa participação neste amor. É a revelação de que Deus é amor, e onde está o amor está Deus. Jesus, ao dar-nos a conhecer o Pai, se faz nosso amigo, não por uma escolha restrita, mas por um acolhimento universal. Pela nossa comunhão em seu amor nos concede a filiação divina e a vida eterna. Todo amor  vem de Deus, e quem permanece no amor, permanece em Deus.
Autor: José Raimundo Oliva
 
Fonte: Paulinas.org

HUMOR !




Gostamos da ideia e propomos a vingança, que neste caso, é muito justificável...
 
Toca o telefone...

- Alô.

- Alô, poderia falar com o responsável pela linha?

- Pois não, pode ser comigo mesmo.

- Quem fala, por favor?

- Edson.

- Sr. Edson, aqui é da Telemar, estamos ligando para oferecer a promoção
Telemar linha adicional, onde o Sr. tem direito...

- Desculpe interromper, mas quem está falando?

- Aqui é Rosicleide Judite, da Telemar, e estamos ligando...

- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir
alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?

- Bem, pode.

NÃO DÊ ESMOLA ?




Em tempos de LANCHE DA MADRUGADA; flanelinhas, crianças e pedintes em nossa cidade, sempre surge aquela discussão: DEVEMOS OU NÃO DAR ESMOLAS, principalmente, dinheiro? Uns dirão que não; mas outros os fazem como gesto de caridade sem se preocupar com a sua destinação.

O artigo "A questão da esmola", do Teológo Antônio Mesquita Galvão, traz alguma luz. Leia sem moderação !


A QUESTÃO DA ESMOLA


Os meios de comunicação, os segmentos neoliberais, ONGs e algumas entidades sociais vêm desencadeando uma campanha contra o ato de dar esmolar, principalmente a crianças, nos cruzamentos das grandes cidades A filosofia originária dessa premissa vem ponderavelmente arrazoada, pois quando você dá alguma coisa, impede, de certa forma, ou desestimula o favorecida de lutar por aquela coisa. Há quem diga que dar esmolas incentiva a vagabundagem, impede de as crianças conhecerem o valor e o sacrifício do trabalho, além de afastar os menores da escola, pois a coleta da esmola é sua profissão, exercida de sol-a-sol.


Todas essas afirmações têm sua ponderável dose de lógica, de verdade e de realidade. As campanhas de hoje situam-se no terreno de não se dar esmolas, mas contribuir para entidades e associações filantrópicas. No entanto, há alguns fatores, acima da vã filosofia das palavras, como diria Shakespeare, que merecem um estudo mais detalhado. Primeiro, dar esmola é um gesto bíblico. É uma crueldade você negar, uma mísera moeda que seja a alguém que lhe pede. Primeiro porque pedir esmolas já é uma humilhação, que é agrava com a negativa e -não-raro- com a "lição de moral", do tipo "mande seu pai trabalhar". Às vezes a criança nem tem pai... Já viram os olhos de uma criança quem se nega uma esmola?


Observem... Há quem diga que os neoliberais não querem que se dê esmola para ver se os pobres morrem mais ligeiro.
Depois vem a questão das entidades. Todas são honestas, transparentes, imunes à corrupção? Será que o donativo anônimo que dou será devidamente canalizado para aquele destinatário que eu gostaria que fosse? Ou vai para certas campanhas que fazem proselitismo de esposas de políticas, primeiras-damas, ou obras destinadas a promover a fundação tal? E quem me assegura que toda a verba arrecada vai para lá? Quem?
Uma vez, numa cidade em que morei, fui tesoureiro de uma "festa beneficente" em favor de um segmento carente. Resumo: 80% do substancial valor arrecadado foram gastos com o coquetel, a banda, decorações e publicidade. Só 20% foram para os destinatários reais. Denunciei, como é meu feitio, mas fiquei mal visto. Por isso, nunca vou deixar de dar esmolas. Pelo menos vejo cara-a-cara o favorecido. Se ele desvirtuar minha caridade é outra coisa. Ele vai ter que se entender com Aquele em cujo nome eu pratiquei a caridade.

* Antônio Mesquita Galvão - Doutor em Teologia Moral

IMAGEM É TUDO !

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira garantiu ao governador Iberê Ferreira de Souza ontem que a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está assegurada para este ano e independe do modelo que deve ser adotado no próximo ano pela Anac para os novos aeroportos do País.

Fonte: Assecom/RN
 

CHARGES


Deu no Estado de São Paulo

"Lula está acima do bem e do mal", disse o pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, em entrevista ao programa Supermanhã, do radialista Geraldo Freire, na Rádio Jornal.
 

RIR PARA NÃO CHORAR !


Quem você conhece que está mergulhado no mundo das drogas.? Quantos jovens pedintes você conhece perambulando no Panatis a pedir trocados só para comprar drogas (craque)? Quantas famílias você conhece que há um filho que já rouba, furta, abandonou a escola por causa das drogas? Desgraça real e presente na vida de todos nós.

As drogas, sobretudo, o craque, é o câncer de nossa sociedade! Responsável pelo inferno nas famílias e pelas mortes (assassinatos) quase diárias que acontecem em Natal, principalmente, na Zona Norte da cidade.

Que Deus nos livre deste mal e que a sociedade tenha compaixão dos que sofrem com as drogas !