segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio

Cessem as palavras e falem as obras”. 
 
 
 

O HOMEM FELIZ

 Essiib desfaz-se numa longa e gostosa risada e sem entender o arrebatamento extasiante do seu namorado Luzelind se deixa envolver-se pela aquela alegria indescritível de Essiib e sorriem felizes como a eternidade do Amor em Vinnícius.


A infelicidade de Narciso perdura por geração e geração por via normal dos destinos da humanidade através dos indícios narcisistas da adolescência, isto é, em muito menos graus de agressão à vida; assim como, o inexorável destino de Essiib, quando descobriu no limiar da sua adolescência, ao espelho, que a sua fisionomia não seguia o mesmo padrão de estética, em vigor, regido pela grande maioria dos seus amigos. Eis que Essiib cria no âmago do seu íntimo uma intransponível barreira de traumas e preconceitos de si.

Essiib era brasileiro. E em qualquer lugar do mundo em que chegasse, estava explícito em sua face o retrato de uma raça e, ao mesmo tempo, a denúncia da sua raiz genealógica na miscigenação do seu povo: um pouco de índio, de negro, de branco era Essiib. Uma união de raças de nome Essiib.

Longe da beleza de um Narciso e mais distante ainda da fealdade da Fera, Esssiib era um garoto normal como todos os garotos da sua idade em qualquer lugar do planeta, mas que entrava na sua adolescência preso aos paradigmas de estética; por se preocupar exacerbadamente, com os seus traços facial, onde o que mais o incomodava era o seu lábio inferior o qual se avantajava em espessura e queda ao superior que, em verdade seja dito, em nada se distinguia um do outro. Uma distinção puramente explicada hoje por Freud. Mas que muitos Essiibs passarão despercebidos mesmo. Essiib, ao espelho, viu-se um Narciso às avessas e criou repulsa, como aquela Fera, querendo se excluir de si numa inocência desnarcisista.

Certa vez, Essiib por descuido viu-se ao espelho e olhou-se no espelho dos seus olhos; e os olhos nos olhos, no espelho de si, eliminaram o que era de fealdade existente em si: os lábios grossos, o nariz achatado, os cabelos crespos, a pele morena ora parda em harmonia da perfeição estética se fez no seu mais profundo íntimo. E os olhos nos olhos. O espelho no espelho de si atingiu o infinito da sua beleza interior, mas a ironia desfez o reflexo na primeira esquina do destino e quebrou o espelho, quando Essiib se desentendeu com um colega seu de escola que o xingou de beiçola. Essiib tomado de cólera retribuiu, não exatamente com xingamentos, mas através de socos e ponta-pé investindo-lhes contra o colega indefeso, que sem esperar por repetina reação, fica caído ao chão. Não se sabe como. Essib levara um soco na boca.

Continue lendo aqui

21.07.97 - MC GARCIA - Poeta e Filósofo 
http://essenciaemparadoxo.blogspot.com\
e-mail:garciam2001@hotmail.com






TODOS OS DIAS

Não há como negar, o dia dos namorados, dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, povoa o coração e a mente de muitas pessoas. Alguns dirão: "Marketing ! E o povo, como boiada, alienado, se sente obrigado a externar o seu amor indo às compras, lotando os shoppings e fazendo a festa do comércio. Quem teve a oportunidade de ir ao comércio ontem percebeu o que estou dizendo: filas e mais filas, estacionamentos abarrotados de carros, restaurantes lotatos por casais. Hoje os comerciantes vibram com os lucros, já sonhando com a próxima data.

A despeito do jogo comercial que vende a ideia da troca de presentes como prova de amor e, quanto mais caro o presente, maior é o amor e carinho, entendo que estas datas são importantes para a gente parar e refletir. O nosso cotidiano nos suga, nos tira, muitas vezes, a atenção do que é realmente importante, a valorização das coisas perenes desta vida: o amor eros, a importância dos pais, a amizade, a paz e , sobretudo, para os cristãos , a importância do nascimento de Cristo  e sua ressurreição (Natal e a Páscoa  datas "santas" para o comércio).

Uns colocarão a culpa na rotina, como se ela, de forma absoluta, fosse um mal a ser combatido, a resposta para muitos dos nossos problemas, principalmente, dos casais. Acho que a rotina faz parte da vida, já tive a experiência de fugir dela completamente, e, confesso, fiquei morrendo de saudades da minha rotina.

No entanto, paradoxalmente, acho que devemos fugir dela de vez em quando, pois faz bem para alma e para o espírito, nos dá a falsa sensação que a fulga dela é a chave da vida sendo vivida em sua plenitude.
Estas datas, como a de ontem, nos faz sair da rotina um pouco e isso é salutar, inclusive, para percebemos o quanto a nossa rotina também é importante. Como já dizia o grande poeta, não deixe o amor passar, quer seja nas datas comemorativas ou na nossa "santa rotina".

Luiz Teixeira
Texto publicado no blog em 13 de junho de 2008.

 

Não deixe o amor passar

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade