sábado, 23 de janeiro de 2010

GLM TEM NOVA SECRETARIA!


O Grupo Luz do Mundo,apesar de no Estatuto falar que o coordenador geral deve escolher um secretário,durante estes dois anos ELIANE e WILLIAN,assumirão tal função.Eliane será a 1ª secretária e Willian será o 2° secretário e arquivista do GLM.Boa sorte aos dois e,vamos trabalhar!

EQUIPE DE EVENTOS


A Equipe de eventos agora tem novos representantes; Eliane, Fátima, Elizabeth, Arakem, Thayse e Ângelo. A equipe de eventos será liderada por Idayane Galvão. Desejamos a nova equipe muito trabalho e sucesso.



IMAGEM É TUDO


Apresentação da equipe de Teatro no km 8.
Você lembra o ano?

ESPECIAL 20 ANOS


UM POUCO DE HISTÓRIA

O ano era 1990-se não me falha a memória.
Do restante,eu me lembro muito bem.
Final da turma de crisma,conduzida por Júnior(filho de Dona Marinete e Seu Josa,hoje Frei Júnior) e, principalmente,por João Manuel(hoje Diácono João).Dos alunos,10 foram para o "1º Ágape"- evento ocorrido durante o periodo de carnaval,promovido pela Renovação Carismática Católica. Ressaltamos os esforços de Dona Marinete e João Manuel para arrecadar fundos para que os jovens pudessem ir a esse encontro,uma vez que não tinham o dinheiro suficiente.Deu certo.
Um primeiro passo,isto ninguém pode negar.
Com características do movimento dos folcolares(dadas por João Manuel) e carismáticas(devido ao Ágape) ,surgiu o embrião do Grupo Luz do Mundo: a UNIDADE. Eis 0 primeiro nome do grupo,formado pelos dez jovens recém crismados,mais João e Júnior- assim 12 componentes-,tal qual os dozes apóstolos: Antônio Carlos e cláudio(também filho de Dona Marinete); Raniere,Patrícia e Neto(moradores da rua Ilhéus, no Panatis I); Luiz Teixeira e Ana(irmãos,filhos de Dona Lídia); Aparecida(Cidinha), Thelma e Suzi(neta de Dona Rufina).
No início reuniões de formação e oração. E ,por infruência da RCC,foram formados três ministérios: pregação (Júnior,João,Luiz e Antônio), música(Neto,Patrícia,Thelma,Cláudio,Raniere e Suzi) e intercessão(Ana e Cidinha- com a participação de Patrícia).
O tempo foi passando, o grupo foi crescendo e amadurecendo. Com isso, foram desfeitos os ministérios de intercessão e pregação(esse já estava bem maior e tornou-se ministério de crisma- que perdurou com esse nome até 2009, tormando-se o ministério de catequese. E surgiu o ministério de teatro.
No comerço, a ligação com a formação e eventos promovidos pela RCC era intensa. Com o decorrer dos anos, isso foi diminuindo, a ponto de o grupo, hoje, ter poucos traços desse movimento(o traço mais visível é a nomenclatura de suas equipes).
Há pelos menos 8 anos não podemos considerar o Grupo Luz do Mundo, como um grupo carismático. Existe uma característica própria, peculiar, contruída no processo de desenvolvimento e amadurecimento, já mencionado.
A preocupação com o social foi aparecendo também aos poucos. Da necessidade de uma organização mais concreta de ações mais ligadas à comunidade, extra espaço da igreja, foram criados o ministério de visitas(em um primeiro momento) e, depois de alguns anos, o ministério de ação social.
Em 2009, por outra precisão de nossos novos tempos, foi criado o ministério de comunicação, para cuidar da evangelização por meio da rede mundial de computadores. É o ministério caçula.
Desde seus primórdios, as decisões de condução do grupo não são dadas unilateralmente, mas, sim, por um conselho(denominado núcleo), formado pelos coordenadores e vice-coordenadores de cada ministério e coordenador geral e seu vice-coordenador do grupo- que também são componentes de seus ministérios. Esse conselho lidera o grupo por dois anos, quando é feita uma nova eleição. Acreditamos que essa forma de organização é uma das responsáveis pela manutenção do grupo por tantos anos, sendo a principal a responsável a ação de Deus, por meio do Espirito Santo, do exemplo e ensinamento de Jesus Cristo e da intercessão de Maria, Nossa Senhora; sempre renovando e fortalecendo nossa aliaça com Deus na Santa Missa, através da Eucaristia.
O carisma do grupo, construído ao longo de sua existência, consiste princpalmente na evangelização de jovens e adultos e, mais recentemente, em ações sociais concretas- essas ainda em desenvolvimento, uma vez que ainda não se achou um caminho adequado para as mesmas, embora existam com considerável frequencia.
Agora, aos 20 anos de idade e com mais ou menos 70 componentes, percebemos que os que por aqui passaram e aqui ainda estão, tiveram e têm contato costante com o serviço a Deus(por meios de seus ministérios), com a formação teórica e, especialmente, a reflexão(autorreflexão), sob a ótica cristã catolica- essencial ao aprimoramento do caráter do ser humano.
Lembremos que a história e dinâmica; agora mesmo ela está sendo construída. Portanto, os que estão no grupo, estão compondo esse momento histórico; e, pelo compromisso desses, o evangelho está sendo propagado, vidas estão sendo mudadas, a história está sendo feita. Por isso, exorto não só a comemoração desta data, mas, sobretudo, o fortalecimento do amor de Deus em nós, para que comemoremos outras décadas!
um abraço fraterno a todos.


por Antônio Carlos Galvão Júnior.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 23/01/2010



Ser diferente e coerente incomoda
Leitura Orante


Mc 3,20-21



Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco.


Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 3,20-21, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
A resistência está dominando também os mais próximos de Jesus: seus familiares. A atitude de ir buscá-loe dizer que ele estava fora de si, é causada mais pela incompreensão do que pela hostilidade. No versículo 31 define-se me lhor quem são estas pessoas: a mãe e os irmãos. Eles não conseguem assimilar o novo modo de ser. Parece que querem impedir sua missão. Julgam que ele esteja sonhando com algo irreal, impossível. A última expressão faz entender isso: "algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? O que o texto me diz no momento? Sempre que alguém tem uma proposta nova, diferente, que incomoda, não é compreendido e pode ser até contestado e afastado do meio das demais pessoas. É preciso ter muita clareza de sua proposta e convicções para não se deixar levar pela acomodação ou abandonar o caminho que antes lhe era claro. Jesus nos ensina que não podemos nos afastar do caminho se temos clareza que é de Deus. Minha vida reflete esta atitude? Ou prefiro não incomodar?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre,faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Vou demonstrar pela vida a coerência com os valores do Reino.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Fonte: paulinas.org