segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS !



Todos os cidadãos brasileiros terão hoje mais uma oportunidade de conhecer os candidatos que pleiteam ser o próximo presidente do Brasil. O Sistema Canção Nova de Comunicação e a Rede Aparecida realizarão logo mais à noite, às 22h, a transmissão do primeiro debate entre candidatos à presidência da República realizado por emissoras de inspiração católica. Estima-se um público de mais de 100 milhões de telespectadores. 

Na “Nota doutrinal sobre algumas questões relativas à participação e comportamento dos católicos na vida política”, elaborada pela Congregação para a Doutrina da Fé, a Igreja aborda a importância do voto consciente. “A consciência cristã bem formada não permite a ninguém favorecer, com o próprio voto, a atuação de um programa político ou de uma só lei, onde os conteúdos fundamentais da fé e da moral sejam subvertidos com a apresentação de propostas alternativas ou contrárias aos mesmos. Nem um católico pode pensar em delegar a outros o empenho que, como cristão, lhe vem do evangelho de Jesus Cristo de anunciar e realizar a verdade sobre o homem e o mundo”.  

SOMOS DO MUNDO, MAS NEM TANTO !

Somos do mundo, apesar do nosso Espírito (Deus) não ser  deste mundo; devemos ser o sal da terra, o fermento na massa; Evangelizar o mundo; Construir um mundo novo...

Quais são as estratégias de propagar a Boa Nova? Quais são os meios a serem utilizados para pregar Jesus Cristo, o Deus do Amor, da Paz e da Justiça? Quais são os objetivos? Entendo que pregar o Evangelho é fazer as pessoas conhecerem o Filho Deus e, feliz ou infelizmente, também as suas exigências que significam a mudança de atitudes e a necessidade de tentar mudar este mundo injusto que, segundo Dom Helder Câmara, desafia o cristão.

No entanto, alcançar aqueles objetivos não nos legitima usar de todos os meios, se é que é possível. O cristianismo é um sinal de contradição: "Meu reino não é deste mundo"; os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.  Portanto, propagar o Evangelho com meios que se assemelha ao do "mundo", não me parece de bom alvitre. A busca somente por números (fiéis) é uma tentação que devemos evitar.

Vamos cantar aos quatro cantos do mundo o nosso Deus e a sua Cruz!  Mas o façamos sem perturbar o sossego alheio;  respeitemos o direito de ir e vir dos outros; cantemos músicas inteligíveis que evangelizem e expressem com alegria a nossa fé. Com a devida vênia das opiniões em contrário, um encontro em nome de Jesus que significa uma apologia aos famigerados carnavais fora de época (micareta) até com o uso de abadás ! É uma falta de criatividade e de assentimento com as festas ruins deste mundo que não combina com o Espírito de Sabedoria.

Luiz Teixeira

Evento religioso


RIR PARA NÃO CHORAR !

O sistema eleitoral falido brasileiro prevê eleições proporcionais aos cargos de Vereador, Deputado Estadual e Federal. O fundamento é que as pessoas votem no partido; nas propostas daquele grupo; o que o partido representa filosoficamente, idelogicamente etc.

Significa que nem sempre o candidato que tiver o maior número de votos, necessariamente, será o eleito. Na prática, escolhemos o candidato "X" (Eleição proporcional), mas os seus votos serão contados com todos os outros  votos  dos candidatos do mesmo partido ou legenda. Podemos somente votar na legenda se quisermos ! O somatório daqueles votos, será divido pelo quociente eleitoral que determinará o número de cargos  a serem preenchidos pelo partido. Depois, os candidatos do partido com o maior número de votos prencheram as vagas ,ou seja, serão de fato os deputados eleitos.

O que deveria ser um sistema que aprimorasse a democracia, percebe-se que é um instrumento de enganação do povo, utilizado por "palhaços" ou pseudo "celebridades" a serviço de interesses que, definitivamnte, não representam o anseio da coletividade.

Desculpem as ilações, mas quem garante que por trás dos palhaços ou celebridades, existam empresários, bandidos ou outros que financiam as campanhas e pegam carona nos votos do povo que se deixam levar pela brincadeira - do pior melhor - ou são apaixonados pelos seus ídolos. 

Deixemos os palhaços no picadeiro e as celebridades na tevê ! A nossa vida é muito importante, pelo Amor de Deus.

Santo Do Dia

Santa Rosa de Lima
Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.

Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Já adolescente, enquanto rezava diante da imagem da Virgem Maria, decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Apesar dos apelos da família, que contava com sua ajuda para o sustento, ela ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida santa Catarina de Sena. Dedicou-se, então, ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa, aumentando seus dons de profecia e prodígios. E, para perder a vaidade, cortou os cabelos e engrossou as mãos, trabalhando na lavoura com os pais.

Evangelho Do Dia

Ano C - Dia: 23/08/2010


Reino do Céu é como uma pérola 
 
Mt 13,44-46


- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola. 
Comentário Do Evangelho
Serviço dos empobrecidos e excluídos
Estas duas curtas parábolas são exclusivas de Mateus. Elas falam da descoberta de um bem precioso por alguém, enquanto para outros este bem passara despercebido. Tal bem precioso é o Reino dos Céus, revelado por Jesus. Algumas pessoas se tocam por suas palavras, enquanto outras ou ficam indiferentes ou ficam, até, hostis. Podemos descobrir o "tesouro" do Reino na própria realidade do mundo de hoje. É a misericórdia para com os excluídos e marginalizados. É a solidariedade para com os empobrecidos por esta sociedade competitiva, individualista e exploradora. É o serviço e a partilha com os mais necessitados. É o empenho na implantação da justiça que permita a todos o usufruto dos bens deste mundo. É a alegria do convívio fraterno e da comunicação do amor. Abandonando os projetos de sucesso segundo os critérios do mundo dos negócios e do lucro, somos chamados a nos comprometer
alegremente, com o projeto do Reino que nos foi colocado a descoberto por Jesus. É o projeto da nova criação onde vigora a dignidade humana e a vida plena. Rosa de Lima (cujo nome de batismo era Isabel de Oliva), padroeira da América Latina, foi canonizada como exemplo de renúncia aos bens terrenos para consagrar-se ao serviço dos empobrecidos e excluídos.
Autor:  José Raimundo Oliva
fonte:paulimas.com