sábado, 18 de abril de 2009

HUMOR

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/04/2009



Jesus aparece aos discípulos

Mc 16,9-15

Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi contar isso aos companheiros de Jesus, pois eles estavam tristes e chorando. Quando a ouviram dizer que Jesus estava vivo e que tinha aparecido a ela, eles não acreditaram.
Depois disso Jesus se apresentou com outra aparência a dois discípulos que iam caminhando para o campo. Eles voltaram e foram contar isso aos outros discípulos, e estes não acreditaram no que os dois disseram.
Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que o tinham visto ressuscitado. Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

Comentário do Evangelho

A Boa-Nova é anunciada

Há um consenso de que no Evangelho de Marcos, a partir de 16,9, temos um acréscimo. O Evangelho terminava com as mulheres junto ao túmulo vazio e o anúncio da ressurreição pelos anjos com o envio dos discípulos à Galiléia, para a retomada da missão com o ressuscitado. Um redator teve a intenção provável de completar o Evangelho com as narrativas de aparições do ressuscitado. Aí, fez uma síntese dos demais Evangelhos quanto a estas aparições: à Maria Madalena, no horto (Jo), aos discípulos de Emaús (Lc) e aos onze reunidos (Lc, Jo). O acento destas narrativas é a incredulidade dos discípulos. Porém, a experiência pascal deve levar à passagem da dúvida à certeza, da incredulidade à fé. Isto só pode acontecer graças a um encontro com o fundamento da fé que é Jesus, presente nas comunidades. A Boa-Nova do amor de Deus e do dom da vida eterna, revelada por seu Filho, é para ser anunciada ao mundo inteiro.