segunda-feira, 8 de junho de 2009

A VIDA DÁ VOLTAS !

Esta postagem é principalmente para os amantes do futebol, sobretudo, para os potiguares tão carentes de grandes jogadores. Uma vez, em uma biblioteca alienígena , vi um livro que tinha como capa o Brasil e nele havia um capítulo inteiro reservado para o futebol. E nunca esqueci da seguinte frase: "No Brasil, futebol é mais do que um esporte, é uma arte, uma paixão que faz parte da cultura do povo brasileiro". Com isso justifico está postagem.

A primeira fez que ouvi falar do jogador de futebol Marinho Chagas, potiguar, jogador de inúmeros clubes famosos do Brasil e exterior (Botafogo, Fluminense, São Paulo, Cosmos-EUA, América, Seleção brasileira) foi através de um primo carioca, já falecido , que aqui passeava em Natal/RN no final da década de oitenta. Acho que eu tinha uns treze anos, mais ou menos..., mas isso não é relevante!

Estava na praia da Redinha, mais precisamente, no mercado, quando meu primo exclamou com o ar de quem vê uma celebridade: "Marinho Chagas! Rapaz , aquele jogador famoso do Botafogo! Por aqui em Natal? " Eu pasmo, não soube o que falar, pois para mim aquele loiro era mais um banhista que frequentava o mercado da Redinha para comer ginga, tapioca e tomar uma cervejinha que "é de lei". Só quando cheguei em casa é que meu pai explicou a mim e ao meu primo quem é e quem foi Marinho Chagas e o mais importante: O GRANDE JOGADOR FOI VISTO NA REDINHA PORQUE ELE TRATAVA-SE DE UM POTIGUAR! Coisa que meu primo carioca na sua ignorância futebolística não sabia.

Depois disso, cansei de ver o melhor lateral esquerdo da Copa de 1974 na zona norte, nos supermercados, no trânsito e, principalmente, na Redinha, na barraca de Dona Sandra , sempre cercado de amigos "papudinhos", com muita cerveja, cachaça, et cetera e coisa tal. E sempre me perguntava, com ar de preconceito, de pequenez, como aquele famoso jogador estava ali na Redinha com aquelas companhias. Naquele mercado tão agradável, mas tão abandonado e sujo! Justamente ele que já tinha jogado na seleção brasileira, no Cosmos com Pelé! Não entendia e desdenhava aquele importante potiguar.

Ontem, para a tristeza dos amantes do futebol, no progama esportivo "Esporte Espetacular", ficamos sabendo que o nosso craque está muito doente e sua principal enfermidade é o alcoolismo. Na reportagem, além de relatar todo o sofrimento da família dele com a doença, tivemos a oportunidade de conhecer a grandeza do atleta, um pouco de sua história e como o alcoolismo destrói a vida de uma pessoa.

Depois de vê fotos, assistir a reportagem, ouvir pessoas e vê-lo, como o vi muitas vezes na Redinha, só me vem uma coisa a cabeça: "A vida dá muitas voltas!" Tenha cuidado e muita esperança !

" Roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda peão
o tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração"
(Roda Viva - Chico Buarque)


Luiz Teixeira






EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 08/06/2009

Felizes as pessoas que...
Mt 5,1-12

Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, e ele começou a ensiná-los. Jesus disse: - Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. - Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. - Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. - Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. - Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. - Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. - Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos. - Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. - Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.


Comentário do Evangelho
As bem-aventuranças
O "Sermão da Montanha", introduzido pela proclamação das bem-aventuranças, é o programa do Reino dos Céus. É o Reino proclamado por João Batista (Mt 3,1) e, depois, pelo próprio Jesus (Mt 3,17). O termo "bem-aventurado" (no grego makariós, também "feliz") exprime um estado de felicidade divina. Em vez de mandamentos impostos por negativas, Jesus oferece um programa de vida a partir de uma prática positiva de consolidação dos laços de convívio humano. O estado de felicidade associado a esta prática enche de esperança e atrai quem ouve Jesus. Nas bem-aventuranças encontramos valores universais, que podem ser entendidos e acolhidos por todos. As bem-aventuranças são o caminho concreto para a transformação deste mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz.

Fonte: Paulinas.org.br


Lanche da madrugada

Voluntários na preparação dos alimentos




O nosso muito obrigado aos que mais uma vez nos ajudaram com as doações e, sobretudo, às pessoas que estavam nas ruas.
Foram entregues no total 144 refeições.


P.S - Acompanhe amanhã mais fotos do Lanche da madrugada 2009 !

IMAGEM É TUDO !

Voo 447 - Operação resgate


FONTE: FAB