segunda-feira, 10 de novembro de 2008

TECNOLOGIA

Usuários de operadoras no RN ganham liberdade de escolha

Implantada no Brasil em 1º de setembro deste ano, a portabilidade é um direito de todos os usuários de telefonia móvel e fixa, que, para as operadoras do serviço, acabou surgindo como um poderoso instrumento capaz de aumentar ou de reduzir a freguesia.

Além do DDD do Rio Grande do Norte, o 84, outros quatro entram a partir de hoje (10/11/2008) na rota do benefício, dando aos consumidores a possibilidade de trocar de operadora, quantas vezes desejarem, mantendo sempre o mesmo número de telefone.

O procedimento para os interessados no novo serviço é simples. O primeiro passo, segundo a ABR Telecom, entidade responsável por implementar e gerir a portabilidade no país, é fazer a solicitação à operadora para a qual se deseja ser transferido e informar a ela os dados pessoais necessários, números de documentos, além do número de telefone e o nome da atual prestadora do serviço. Não é preciso, aliás, entrar em contato com a atual e que poderá virar antiga prestadora. A migração de uma operadora para outra não é automática. Pode demorar até cinco dias úteis para ser efetivada. Um prazo que, a partir de 2010, deverá cair para até três dias úteis. ‘‘Mesmo após a solicitação de portabilidade, entretanto, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora em que havia pedido para migrar’’, informa ainda a ABR Telecom.

Outro fator importante é que a portabilidade, no primeiro momento, será gratuita no estado. Embora a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenha fixado em R$ 4 a taxa que as operadoras receptoras, aquelas que irão receber os novos clientes, poderão cobrar pela adesão, Oi, Claro e Vivo optaram por isentá-los desse custo. A TIM, através da assessoria de imprensa, informou que promocionalmente também não realizará a cobrança. Quem quiser ser cliente da empresa não terá de desembolsar um tostão para se transferir.

Segundo a Anatel, é preciso observar, ainda, que a portabilidade não muda outras condições de transferência. Quer dizer que para utilizar o serviço de outra empresa ainda será preciso comprar seu chip e negociar as condições de adesão, a exemplo de planos, promoções, ganho de aparelho, vantagens que podem ou não ser oferecidas, a critério da operadora.

Se o cliente estiver devendo a sua antiga prestadora de serviço também terá de pagar normalmente a dívida, mesmo que já esteja na nova operadora. Se seu contrato também previr multa em caso de rescisão, a multa será cobrada da mesma forma. ‘‘Certamente ele vai receber a fatura’’, diz a Agência, através da assessoria de imprensa e continua: ‘‘O que muda e é uma vantagem para o usuário é que para sair (de sua antiga operadora) fica mais fácil. Não será preciso ir até ela, nem ligar para fazer isso. A operadora não pode te segurar. Outra grande vantagem é poder manter o número’’.

Entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive a mudança, sem problemas, estão, por exemplo, a apresentação dos documentos em tempo hábil à operadora receptora da solicitação e a consistência de seus dados cadastrais, ou seja, devem coincidir, por exemplo, os números de identidade e CPF que forneceu com aqueles que constam na base de dados da operadora da qual está saindo.

FONTE: dnonline




Entrevista com Lívio Peixoto, Gerente da ANATEL-RN,

CHARGES

Alvo


Novaes, para o JB.

GRUPO LUZ DO MUNDO NA GRANDE IMPRENSA !


O nosso evento "Lanche da Madrugada" ainda repercurte, tamanho o seu sucesso. A nossa noite de caridade (01/11/2008) ressoa entre nós, integrantes do grupo Luz do Mundo, nas histórias de alegria, gafes, tristezas, relatos etc. Um sentimento é unânime: Foi o primeiro de outros que, se Deus quiser, ainda faremos

Agora a nossa ação social teve a sua cobertura registrada pela imprensa no Portal RN NOTÍCIAS. Acessem e deixem o seu recado.

http://www.rnnoticias.com.br/home/noticia.asp?id=12557

SOLIDARIEDADE

Jovens da ZN promovem o ''Lanche da Madrugada''

Organizado por componentes do Grupo de Jovens Luz do Mundo (GLM), o projeto distribuiu refeições entre pessoas que dormiam nas ruas da capital


Jovens da ZN promovem o ''Lanche da Madrugada''

Enquanto a cidade estava sediando o Muitos Carnavais, no último sábado (02), um grupo de aproximadamente 40 jovens, da Igreja de São Marcos no conjunto Panatis II, Zona Norte da capital, se colocava a disposição da solidariedade. Foi o Lanche da Madrugada, onde o grupo distribuiu refeições entre dezenas de moradores de rua da capital potiguar.

O projeto, idealizado por Nazareno Júnior, começou em 1995 e contava com a participação de jovens do bairro de Santa Catarina. Contudo, a idéia ultrapassou as fronteiras entre os bairros e a necessidade de fazer algo de concreto para amenizar as mazelas sociais vivenciadas por muitos chegou ao Grupo Luz do Mundo (GLM), que pela primeira vez encabeçou a iniciativa.

Segundo Luiz Teixeira, coordenador do GLM, gestos como o Lanche da Madrugada contribuem para que pessoas possam sentir na pele uma realidade muitas vezes mascarada. "Este gesto concreto de amor e solidariedade tem o condão de nos proporcionar a experiência concreta de vivenciar uma realidade triste que assola a nossa cidade e o mundo, que é a pobreza. Além disso, serve para que reflitamos sobre o que estamos fazendo de concreto para mudar este sistema que gera esta realidade de sofrimento e exclusão", disse Luiz.

A entrega das quentinhas, compostas por cuscuz, verduras e salsicha, além de pães, bolo, suco, água e café começou às 23h pelo bairro do Igapó, ainda na zona norte. Em seguida, os bairros das Quintas, Bom Pastor, Cidade da Esperança, Alecrim, Cidade Alta e Ribeira receberam a visita da caravana. Que além de alimento, levava atenção para aqueles que vivem nas ruas sob as mais adversas condições.

No GLM, o Lanche foi organizado por Adailton Viliano, que se diz confiante quanto à permanência do projeto no calendário do grupo. "Nós ainda não nos reunimos com a coordenação do grupo. Mas o que eu posso sentir é que depois daquela madrugada, onde eu consegui perceber a emoção no olhar de vários componentes, outros projetos serão levantados e aperfeiçoados", conta.

Além de projetos como o Lanche da Madrugada, o GLM mantém ainda o Cinema na Comunidade, que fomenta a cultura através da exibição de longas-metragens gratuitamente; o Cursinho Preparatório, que leva aulas gratuitas para jovens e adultos que estão se preparando pra concursos; Aulas de Reforço, que atende crianças do bairro com dificuldades de aprendizado, entre outras iniciativas sociais.

Por Italo Amorim

Fonte: RN noticias

domingo, 9 de novembro de 2008

O VERDADEIRO TEMPLO A SER RESPEITADO

Basílica de Latrão


A basílica do Latrão, “mãe de todas as igrejas”, construída pelo imperador Constantino por volta do ano 325, é a primeira em dignidade das igrejas do Ocidente, pois é a catedral de Roma (urbi et orbi) e foi sede oficial do bispo de Roma até o século XIV.

A basílica lateranense representa como que a passagem da igreja-tenda – peregrina e precária nas catacumbas e símbolo da presença de Deus caminhando com o povo de Israel no deserto – para a igreja-templo, construída sobre o templo vivo que é o próprio Cristo. Nós, como membros vivos da igreja local, somos co-responsáveis para que ela se torne espécie de “igreja-mãe”, geradora de outras comunidades e aberta ao mundo.

Jesus, para salvaguardar a sacralidade do templo, como vemos no evangelho, usou de ação física contra aqueles que queriam transformá-lo em lugar de exploração. Do templo deve jorrar “água” para irrigar a vida da comunidade. Com seu gesto, Jesus anuncia o propósito de libertar o povo da exploração, “denuncia o domínio do dinheiro e acusa as autoridades religiosas de abusar dos pobres com o comércio do sagrado”.

Se o templo-igreja merece respeito, pois é símbolo da presença de Deus e lugar de encontro da comunidade, muito mais se deve respeitar o ser humano, templo vivo do Espírito Santo. São Cesário de Arles dizia: “Hoje, com exultação e alegria, celebramos o dia natalício deste templo; devemos ser um templo verdadeiro e vivo de Deus e preparar nossas almas para serem como queremos que sejam as igrejas nas quais entramos”. Ou ainda, como diz são Paulo: “Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?”

Pe. Nilo Luza, ssp

Interior da Básilica de Latrão

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Show: Vestindo Beatles


Amigos (as),

O Octo Voci (grupo vocal do qual sou integrante) estará apresentando, dias 09 e 16 de novembro, às 19h30min, no auditório da Escola de Música da UFRN, o show "Vestindo Beatles". É um show que vem sendo preparado com muito carinho, desde o início do ano, e comemora os 5 anos de existência do grupo. No repertório, canções de vários álbuns dos Beatles, acompanhadas por músicos conhecidos por tocarem em bandas como Kassava, Seu Zé e VnV

Gostaria muito de vê-los por lá!

As senhas serão vendidas na hora, mas também podem ser adquiridas comigo.


Abraços a todos,

Kalenne Fonseca
Tel: 8882-5643


CINEMA NA COMUNIDADE

Um dos filmes mais populares da história do cinema. Emocione-se com a história de Marcelino, um órfão encontrado na porta de um mosteiro e criado por 12 frades. Certo dia, ele oferece, durante sua refeição, um pedaço de pão e um pouco de vinho a uma imagem de madeira de Jesus, que aceita a oferta e passa a conversar com o menino. É o início de uma grande amizade. Aplaudido no Festival de Cannes, onde recebeu uma Menção Honrosa, e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, Marcelino Pão & Vinho é um clássico inesquecível.

Comentário:"Sem muitas palavras, este filme é de lavar a alma, belíssimo! "



CINEMA NA COMUNIDADE

Local: Centro Pastoral São Marcos, Conjunto Panatis II
HORA: 19H



CINEMA DE BOA QUALIDADE E PIPOCA GRÁTIS

Compareça. Você não se arrependerá !


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SERÃO REALMENTE OS FINS DOS TEMPOS?

*M. C. Garcia


Sabe-se que o mundo no qual vivemos desde milhões e milhões de anos que as coisas não são as mesmas coisas de sempre. Percebe-se que há um dinamismo extraordinário em tudo que vemos, vivemos ou fazemos. Vejamos o processo dinâmico que é a própria vida. Eu era criança hoje não sou mais. Vejamos o processo dinâmico que é a nossa cidade, o nosso bairro, a nossa rua. Na minha época não havia água encanada nem luz elétrica e rua calçada, nem se pensar. Por exemplo, costumo dizer que nasci em Natal, no bairro de Igapó, porém, há quarenta e sete anos atrás, esse outro lado do Rio, como costumam dizer, pertencia a São Gonçalo do Amarante (percebam que não sou quão senil assim). A nossa querida Zona Norte, para mim, era o meu lugar de aventuras onde ia para mata (capoeira) tirar ubaia, mangaba, guabiraba rasteira ou guabiraba de pau, ingá, maracujá-mochila e outras coisas mais, tudo isso frutos nativos, que talvez, só nessa crônica a(o) gentil leitor(a) esteja tendo a oportunidade de saber que aqui também, um dia, já foi um verdadeiro éden. Éden este em que o meu avô e tantos outros moradores viviam da plantação de roçados onde colhiam feijão, milho, melancia, mandioca, quiabo, maxixe, macaxeira, pipino, para suas sobrevivências. Faziam farinhada e deliciosos beijus, tapiocas e bolo de mandioca. Quem há de imaginar que onde é hoje a CAERN, no Panatis II, já foi o campo de futebol mais famoso deste lado do rio, onde se deram as disputas mais acirradas entre times famosos daquela época como Igapó F. C. e América F. C. Que a fazenda de Sr. Agnaldo é onde hoje se encontram o Hipócrates e a FAL e que onde é hoje o Nordestão era a fazenda de Sr. Nelton Bacurau. O interessante em tudo isso é que os antigos moradores de Igapó e da Redinha ainda costumam dizer que estão indo para Natal, quando vão à feira do Alecrim ou ou à Cidade Alta. Não adiantou a ponte metálica de Igapó ser trocada pela de cimento, nem tampouco, a imponente ponte Newton Navarro ser construída e o povo continuará indo a Natal. Aí sim, para essa gente são realmente os fins dos tempos.

Na realidade, estamos nos fins dos tempos e o século XXI tem nos mostrado isso explicitamente de forma extraordinariamente bela, ainda para iniciar este século vimos no Brasil a aprovação da nossa Constituição quão esperada e foi a maior festa democrática que já vivemos até então; vimos a queda do muro de Berlim, o esfacelamento da União Soviética; vemos a ascensão da China mesclada de um capitalismo-socialista; vimos um operário na Europa ser eleito presidente da sua nação; vimos um Papa quebrar toda a lógica de rei ao sair pelo mundo em nome da paz levando tiro e perdoando o agressor; vimos um país da América do Sul eleger para presidência uma mulher; vimos no Brasil outro operário ser eleito presidente e depois ser reeleito, agora vemos, pela primeira vez, na história da humanidade, o USA eleger um americano que tem parte da família na África para comandar a nação mais rica do mundo, que também já foi o primeiro senador a ser eleito.

E para se consumar os fins dos tempos realmente, o Brasil terá que se tornar uma potência, pois tem condições para isso, diante a grande crise econômica que está a incomodar o império americano nortista, ou seja, em ter que eleger no próximo pleito para a presidência uma mulher e, aqui em Natal, quem sabe, um filósofo para a Câmara Municipal. Assim sendo, estaremos realmente nos fins dos tempos RUINS, dos tempos das TEMPESTADES para vivermos o começo dos tempos BONS, dos tempos da BONANÇA. Os tempos dos arranha-céus, do shopping center, dos espaços de cultura, das bibliotecas, das lan house, do anime, do cosplay, do saneamento básico, do trabalho para todos, da solidariedade entre cristãos e não-cristãos e, acima de tudo, da consciência política aqui, desse outro lado de Natal, a nossa verdadeira NOVA NATAL e não simplesmente Zona Norte com a conotação de município, como alguns ainda insistem para que não aconteça os fins dos tempos...



*M. C. Garcia é poeta e filósofo.