quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um novo tempo





"Um novo tempo para nosso povo, um novo tempo para um povo que clama por dias melhores, sem choro e sem fome".  
"Que as crianças vivam com sonhos, peças e tintas".
"Que a esperança seja renovada".
"Que Deus seja o centro".

"Um tempo novo para você e para todos nós".
Viviane

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça



SENHOR, DAI NOS A PAZ!


"Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça".

Hebreus 12,11


"Os números são alarmantes e em Natal não é diferente. Cinco municípios da Região metropolitana registraram aumento dos casos de homicídios. A maioria dos crimes execuções têm relação com o tráfico de drogas".
 
TV ponta negra 
 
"Um jovem identificado como Rodrigo da Silva Souza, de 21 anos, foi vítima de um atentado na noite de ontem, quando caminhava na rua Sátiro Dias, no Alecrim, Zona Leste de Natal".


DN online
 
"Dados correspondem aos últimos 5 anos. Zona Norte de Natal concentra maior número de homicídios. Segundo levantamento, crack é motivo preponderante para ocorrência das mortes.

Já virou rotina. Praticamente todo dia a notícia é de que mais um homicídio aconteceu na Grande Natal. A maioria ocorre por causa do tráfico de drogas, de brigas ou por vingança. Um levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos revela que o número de assassinatos praticados em Natal e na região metropolitana nos últimos cinco anos cresceu quase 600%".

In 360 RN

"Homem assassinado no Vale Dourado era condenado por tráfico de drogas e acusado por homicídio. Edielson Costa de Souza, de 28 anos, foi morto enquanto bebia em um bar na rua Joana Eliza Fernandes. A vítima foi abordada por um casal em uma moto, que efetuou cerca de quatro tiros à queima-roupa pelas costas. Edielson morreu no local".
 
Tribuna do norte

Crises

Todas as situações que vivemos têm no mínimo dois lados.
Um positivo e outro negativo. o que faz a diferença é a maneira como lidamos com essas situações.

Todo momento de crise, seja financeira, familiar ou pessoal é uma oportunidade, uma ocasião favorável para o aprendizado.

Crises representam momentos especiais para renovação, para se desfazer do velho que não funciona mais.
E para que surja o novo.
Podemos olhar a situação como vítimas das circunstâncias, com um olhar pessimista...
Ou entender que podemos agir e tirar o melhor proveito da situação.

A crise é a oportunidade que temos para refletir, repensar agir e reposicionar.
Algumas pessoas só têm esse tipo de atitude em situações como essa, quando são arremessadas de uma zona de conforto para a zona de pânico.

A questão não é a crise, e sim o que fazemos com ela.
Que aprendizado podemos tirar desses momentos.

Comparo crises com as dores das cólicas.
São dores cíclicas e fazem parte da vida.
A pior é sempre aquela que a gente está vivendo agora.
As que já passaram, bem ou mal, já foram superadas.

Ficar sentado, reclamando da vida, não vai mudar nada mesmo!
É preciso ter coragem de sacudir a poeira do conforto, encarar o pânico e começar a agir!

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 10/12/2009



Pequenos para entrar no Reino
Leitura Orante


Mt 11,11-15



Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo. Até o tempo de João, todos os Profetas e a Lei de Moisés falaram a respeito do Reino. E, se vocês querem crer na mensagem deles, João é Elias, que estava para vir. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. 
 
Comentário do Evangelho

João Batista foi o precursor de Jesus.

João Batista foi o precursor de Jesus. No tempo do Advento, que precede a celebração do mistério da encarnação do Filho de Deus, na liturgia se faz com insistência a sua memória. João Batista foi uma personalidade extremamente forte e marcante. Conclamando o povo ao batismo da conversão à justiça que remove o pecado, João suscitou a ira de Herodes, tetrarca da Galiléia, e dos chefes religiosos de Israel. Ele, filho de sacerdote, rompeu com a linhagem sacerdotal e com o templo, expressão máxima do judaísmo, para fazer seu anúncio profético no deserto. Afastando-se de Jerusalém, dirigiuse ao deserto proclamando sua mensagem tão original e forte, que atraiu Jesus. Seu batismo da conversão à justiça que remove o pecado está na origem do batismo, que é o sacramento básico da Igreja. Jesus se fez discípulo de João Batista e, em Jesus, o batismo de João foi assumido pelo Espírito Santo. Como João, Jesus faz o anúncio da conversão à justiça e da chegada do Reino dos Céus, com a novidade da participação na
própria vida de Deus, a ser arrebatado pelos "menores", através da violência da ruptura com a ideologia dos poderosos deste mundo e, também, sofrendo violência por parte destes poderosos.

Direitos Reservados:
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FRASES



 "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".
Charles Chaplin

Grupos católicos fazem show neste sábado na Zona Norte

O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra Araújo, no Panatis, zona norte de Natal, recebe, no próximo sábado (12), o show "Cantores de Deus, Um Presente de Natal". O evento integra a programação do Natal em Natal 2009 é uma realização da Arquidiocese de Natal, paróquias da zona Norte e da Rede Católica de Evangelização Através da Música, com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O show conta com a apresentação dos Cantores de Deus, que estará lançando o novo CD, Mulheres, e, ainda, a banda Divina Luz, Sandro Menezes, Via Espírito Santo, Deus Trino e Missão de Cristo. A entrada para o evento será 3kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados às pastorais sociais das paróquias da zona Norte. Os shows começam às 16h, na antiga Área de Lazer do Panatis, localizada na avenida João Medeiros Filho.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 09/12/2009



O jugo de Jesus é suave
Leitura Orante


Mt 11,28-30



- Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. 



Comentário do Evangelho

No coração de Jesus um abrigo


Depois de uma efusiva ação de graças com alegria, Jesus convida todos ao seu seguimento. É ele quem recebeu do
Pai as palavras de libertação e vida, e disto toda a sua vida foi um testemunho. Jesus manso e humilde de coração é a expressão da bem-aventurança dos mansos e de coração puro. Por sua auto-inclusão nas bem-aventuranças,
vê-se que o jugo suave e leve de Jesus é a adesão às propostas do Sermão da Montanha, como realização da vontade do Pai aqui no mundo. O mundo cansa a todos pelos carregados fardos que lhes são impostos. Jesus oferece o descanso, o alívio, como um convincente motivo ao seu seguimento: os discípulos suportavam o fardo da religião do templo e da sinagoga. Era uma religião de observâncias que oprimiam e excluíam. Pela adesão à novidade de Jesus, no seu convívio, na amizade, na fraternidade e na prática do serviço, os discípulos encontram a alegria. No mundo também vigora o pesado fardo da ideologia do poder e do sucesso, mantida pelos donos do poder em vista da submissão dos oprimidos. O mundo oferece a todos a sedução da riqueza e do poder. Correndo atrás destas ofertas, as pessoas se isolam e seu coração é tomado de ansiedade e angústia. No coração de Jesus encontra-se o abrigo para as jornadas ao encontro da vida, tecendo-se laços de fraternidade e construindo-se a paz. 
 


Direitos Reservados:

José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Consumo semanal

O que se come em uma semana...

Dê uma olhada no tamanho da família, a dieta alimentar de cada país, a disponibilidade de alimentos e a despesa com comida, em 1 semana.

1 - Alemanha: Família Melander de Bargteheide.
Despesa com alimentação em 1 semana: 375.39 Euros / $500.07 dólares



2 - Estados Unidos da América: Família Revis da Carolina do Norte
Despesa com alimentação em 1 semana: $341.98 dolares



3 - Italia: Família Manzo da Secília
Despesa com alimentação em 1 semana: 214.36 Euros /  $260.11 dolares



4 - México: Família Casales de Cuernavaca
Despesa com alimentação em 1 semana: 1,862.78 Pesos / $189.09 dólares



5 - Polónia: Família Sobczynscy de Konstancin-Jeziorna
Despesa com alimentação em 1 semana: 582.48 Zlotys / $151.27 dólares



6 - Egito: Família Ahmed  do Cairo
Despesa com alimentação em 1 semana: 387.85 Egyptian Pounds / $68.53 dólares



7 - Equador: Família Ayme de Tingo
Despesa com alimentação em 1 semana: $31.55 dólares



8 - Butão: Família Namgay da vila de Shingkhey
Despesa com alimentação em 1 semana: 224.93 ngultrum / $5.03 dólares



9 - Chade: Família Aboubakar do campo de refugiados de Breidjing
Despesa com alimentação por semana: 685 Francos / $1.23 dólares



É realmente grande a diferença não é ? Pense nisso...


Enviado por: Antônio Galvão