O FEM, promovido por essa fundação, tem status de consultor da ONU e é considerado o representante das ideologias dos países desenvolvidos.
Contrapondo-se a essa posição ideológica e a essa entidade, o Fórum Social Mundial é organizado por diversas ONGs. Nele predomina a ideologia de esquerda (socialista),que prega a luta contra a globalização econômica e contra a disseminação do neoliberalismo.
As últimas cimeiras do Fórum Económico Mundial foram marcadas por manifestações contrárias, em Davos e arredores.
O que é o Fórum Social Mundial? O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.
Este ano o Fórum Social Mundial se realiza em Belém do Pará de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009. Informações clique aqui (página oficial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário