Basílica dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu será inaugurada sábado
No dia 3, uma procissão sairá da basílica para percorrer as principais ruas do bairro.
A Basílica dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, construída na avenida Miguel Castro, no bairro Nazaré, será inaugurada no próximo sábado (3), às 8h.
A igreja, construída em uma área de 1.630 metros quadrados, com capacidade para 1.200 pessoas sentadas, levou três anos para ser concluída e teve um custo estimado em R$ 1,5 milhão.
A obra foi realizada através de doações do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e dos mais diversos segmentos da sociedade. A expectativa é que a Basília movimente economicamente a região administrativa onde está inserida.
De acordo com o pároco de Nossa Senhora da Esperança, Augustin Juan Calatayud, a Basílica criará uma movimentação turística religiosa, o que fomentará um crescimento comercial na região Oeste.
“As romarias já começaram. Mas esse benefício (econômico) deve ser sentido pela sociedade em médio prazo”, apontou Augustin Calatayud. Ele afirma que a comunidade já vem passando por mudanças comportamentais. O local onde foi construída a basílica era considerado violento, mas desde o momento inicial da construção o padre salienta que teve muito respeito e apoio dos moradores, que “estão mais fluídos”.
A programação começará às 8h, com missa do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, com os diáconos, padres e autoridades do estado. Às 16h, uma procissão em homenagem ao feriado dos Mártires, comemorado no dia 3 de outubro, sairá da basílica para percorrer as principais ruas do bairro. Na volta, será realizada uma missa de encerramento.
Feriado
Em 3 de outubro é feriado estadual no Rio Grande do Norte para a consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A Lei número 8913/2006 foi promulgada pela governadora Wilma de Faria em 6 de dezembro de 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário