Ano B - Dia: 18/09/2009
As discípulas de Jesus
Leitura Orante
Lc 8,1-3
Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
As discípulas de Jesus
Leitura Orante
Lc 8,1-3
Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele, e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham sido expulsos sete demônios; Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
Comentário do Evangelho
Em torno de Jesus se reuniam os discipulos e as discipulas
Em torno de Jesus se reuniam os discipulos e as discipulas
Esta é a única vez que, nos Evangelhos, ao longo do ministério de Jesus, se menciona um grupo de discípulos formado por homens e mulheres, e estas são nomeadas. Na narrativa da Paixão será feita uma referência a elas (Lc
23,55). Dentre elas, chama a atenção a presença de Joana, mulher de um alto funcionário de Herodes. Em uma sociedade patriarcal, a disposição de Joana em seguir Jesus deve ter suscitado grandes confl itos em seu relacionamento com o marido, colaborador do opressor Herodes. A presença destas mulheres signifi ca rebeldia e transgressão, suscitando confrontos com a sociedade tradicional. Sobre as mulheres é dito que tinham sido curadas. Isto é, tinham sofrido as conseqüências da exclusão social e de gênero, mas sentiam-se libertas por Jesus. Seguiam Jesus e serviam o grupo. Elas já haviam entendido e praticavam o serviço, que é a característica fundamental do Reino. Sobre os Doze não se diz nada. Porém, mais adiante, estarão discutindo sobre quem seria o maior. Estes
estão ainda possuídos da ideologia davídica em vista de um messias poderoso. Em torno de Jesus, sob o seu fascínio,
reúnem-se discípulos e discípulas que vão amadurecendo. Surgem relações novas entre homens e mulheres, caracterizadas por liberdade, solidariedade e serviço.
23,55). Dentre elas, chama a atenção a presença de Joana, mulher de um alto funcionário de Herodes. Em uma sociedade patriarcal, a disposição de Joana em seguir Jesus deve ter suscitado grandes confl itos em seu relacionamento com o marido, colaborador do opressor Herodes. A presença destas mulheres signifi ca rebeldia e transgressão, suscitando confrontos com a sociedade tradicional. Sobre as mulheres é dito que tinham sido curadas. Isto é, tinham sofrido as conseqüências da exclusão social e de gênero, mas sentiam-se libertas por Jesus. Seguiam Jesus e serviam o grupo. Elas já haviam entendido e praticavam o serviço, que é a característica fundamental do Reino. Sobre os Doze não se diz nada. Porém, mais adiante, estarão discutindo sobre quem seria o maior. Estes
estão ainda possuídos da ideologia davídica em vista de um messias poderoso. Em torno de Jesus, sob o seu fascínio,
reúnem-se discípulos e discípulas que vão amadurecendo. Surgem relações novas entre homens e mulheres, caracterizadas por liberdade, solidariedade e serviço.
Fonte:paulinas.com
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