Ano B - Dia: 25/09/2009
Pedro reconhece o Messias
Leitura Orante
Lc 9,18-22
Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Pedro reconhece o Messias
Leitura Orante
Lc 9,18-22
Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Comentário do Evangelho
Cabe a Pedro revelar a identidade do Mestre
Cabe a Pedro revelar a identidade do Mestre
Várias são as opiniões sobre a identidade de Jesus e a natureza de sua missão. As identificações com João Batista, com Elias ou com algum dos antigos profetas exprimem a expectativa de um líder popular libertador. Contudo, caberá a Pedro, que na narrativa representa a comunidade de discípulos, a interpretação equivocada, identifi cada com a ideologia do sistema religioso da sinagoga: Jesus é o messias ("cristo") davídico, escolhido por Javé para restaurar Israel. Em decorrência, segue-se a severa advertência aos discípulos. A narrativa destina-se amplamente às novas comunidades, para que não se atrelem à ideologia messiânica de poder da sinagoga, opressora e conservadora.
Para terminar de desfazer o equívoco, Jesus apresenta-se como o "Filho do Homem". A expressão hebraica, depois traduzida para o grego, signifi ca simplesmente "o humano". E o "humano" é vulnerável à violência, ao sofrimento e à morte. Entretanto, o "humano", em Jesus e por Jesus, pela fi liação divina amorosamente infundida por Deus em seu
coração, é portador da vida eterna.
Para terminar de desfazer o equívoco, Jesus apresenta-se como o "Filho do Homem". A expressão hebraica, depois traduzida para o grego, signifi ca simplesmente "o humano". E o "humano" é vulnerável à violência, ao sofrimento e à morte. Entretanto, o "humano", em Jesus e por Jesus, pela fi liação divina amorosamente infundida por Deus em seu
coração, é portador da vida eterna.
Fonte: paulinas.org
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