A semana que já passou, tivemos uma publicação que foi campeã em comentários. Teve como pano de fundo a capacidade ou não de um amigo nosso em ler livros. Tudo foi uma grande brincadeira e diversão, mas ficou claro nos comentários a importância do livro na formação das pessoas. " Um país se faz com homens e livros, já dizia Monteiro Lobato.
Agora, será que estamos caminhando para o fim do livro? Vários livros gravados numa pequena maquininha de leitura. Imaginem ler um livro através de seu celular? São todas estas novidades que predizem o FIM DO LIVRO! O texto abaixo traz pistas desta novidade que logo poderá fazer parte de nossas vidas.
O LIVRO E A DIGITALIZAÇÃO DO MUNDO A discussão sobre o futuro do livro começa no passado, mais precisamente no ano 3.500 aC, data do primeiro registro de escrita humana, quando os sumérios cunhavam livros em pedras.
Em seguida, vieram os livros feitos em rolos de papiros dos egípcios e em folhas de palmeiras, dos indianos. Maias e astecas faziam livros em forma de sanfona, de um material existente entre a casca e o cerne das árvores.
Os chineses utilizavam rolos de seda e os romanos, tábuas de madeira cobertas com cera. Só mais tarde, com a chegada do papel, já conhecido na China, à Europa e com o invento da prensa de Gutenberg, em 1450, o livro impresso espalha-se pelo mundo.
Desde a civilização suméria, o livro evoluiu muito até se tornar o que é hoje. É natural que continue a evoluir, mas até que ponto? Transcorridos centenas de anos sem mudanças radicais,... [ler mais]
Nenhum comentário:
Postar um comentário