segunda-feira, 19 de outubro de 2009

São Pedro de Alcântara - Padroeiro do Brasil





Pouca gente sabe - eu não sabia até hoje - que o Brasil, desde bem antes de Nossa Senhora de Aparecida, já tinha um padroeiro que, por antiguidade, também deveria ser lembrado no seu dia, 19 de outubro.

Pedro de Alcântara nasceu em 1499 em Alcântara, Estremadura, Espanha. Filho de Pedro Garavita governador e sua mãe membro de família nobre de Sanabia. Estudou gramática e filosofia em Alcântara, e leis canônicas e civis na Universidade de Salamanca. Franciscano com 16 anos em Manjarez.

Fundou o convento em Babajoz com 20 anos e serviu como seu superior.

Ordenado em 1524 com, 25 anos, ele era notável pregador.
Um recluso por natureza, ele vivia no convento de Santo Onóphrius, um local remoto onde ele poderia estudar e orar entre as missões. Não obstante, foi indicado Provincial Franciscano para o Monastério de São Gabriel em Estremadura em 1538.

Trabalhou em Lisboa em 1541 ajudando a reforma da Ordem. Em 1555 ele iniciou as reformas “Alcântarinas”, hoje conhecidas como a “Estrita Observância”. Amigo e confessor de Santa Tereza d ‘Ávila, ele a ajudou em 1559 durante o trabalho de reforma da sua Ordem.

Místico e escritor seus trabalhos foram usados por São Francisco de Salles.
Morreu em 18 de outubro de 1562 em Estremadura, Espanha de causas naturais. Foi canonizado em 1669 pelo Papa Clemente IX. Indicado pelo Papa Pio IX em 1862, como padroeiro do Brasil.

É também padroeiro de Estremadura, Espanha, e dos vigias, indicado em 1962.

O curioso é que ele viveu no convento de Santo Onofre, o protetor dos alcólatras, que teria no início de sua vida vencido esse vicio. Portanto, o Toma Mais Uma, cujo padroeiro é Santo Onofre, tem também a prestigiá-lo, indiretamente, o padroeiro do Brasil.

Ricardo Froes

Nenhum comentário: