quarta-feira, 2 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 03/06/2010

Banquete da vida na solenidade de Corpus Christi
Lc 9,11b-17

E Jesus os recebeu, falou a respeito do Reino de Deus e curou os que precisavam ser curados.
Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus:
- Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto.
Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Só temos cinco pães e dois peixes. O senhor quer que a gente vá comprar comida para toda esta multidão?
Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Jesus ordenou aos seus discípulos:
- Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinqüenta pessoas.
Os discípulos obedeceram e mandaram que todos se sentassem. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.

COMENTÁRIO

Dai-lhes vós mesmos de comer
Lucas introduz a narrativa da partilha dos pães a partir de um sumário da missão de Jesus: acolher as multidões, ensinar sobre o Reino de Deus e promover-lhes a vida. Neste contexto, a multidão encontra-se em nova situação de carência: entardecendo, e em lugar deserto, necessitam de alimento e hospedagem. Os discípulos sentem esta necessidade da multidão e vão a Jesus. Jesus os provoca: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Alguns pães e peixes de que dispunham são abençoados (eulogêsen) e partidos por Jesus. O Evangelho de João diz que Jesus "deu graças" (eukharistêsas) e distribuiu-os à multidão. Fica assim caracterizada a ação de graças eucarística como a prática da partilha dos bens recebidos, na comunhão de amor e vida com o próximo mais necessitado e carente.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: Paulinas.org

Nenhum comentário: