sábado, 7 de novembro de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 07/11/2009



Questão de fidelidade
Leitura Orante
Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 16,9-15

Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro. Então Jesus disse a eles:
- Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus. 




Comentário do Evangelho

Um convite à justa partilha

Esta fala de Jesus completa a parábola do administrador desonesto e esperto. O destaque é a iniqüidade do dinheiro,
e os fariseus são mencionados como amigos do dinheiro e zombando de Jesus. Na tradição cristã antiga, os Padres da Igreja tinham grande empenho em denunciar a injustiça da acumulação de riqueza. Eram conscientes de que a acumulação se faz com o sacrifício das maiorias humildes, tímidas e submissas. Estes Padres já proclamavam o sentido social dos bens da criação. O que é acumulado por alguns é tirado dos demais. Assim, cabe a justa partilha para que todos tenham condições dignas de vida. Hoje, os arrogantes e poderosos adoradores do dinheiro desrespeitam os direitos humanos, matam pela fome e matam pela guerra. Tornam-se então detestáveis para
Deus e para os povos. 
 
Fonte: paulinas.org


Nenhum comentário: