sábado, 29 de setembro de 2007

Mais um final de semana chegou.


E mais um final de semana chegou. Muitas festas por aí, em todos os recantos do mundo. Sei que esse blogger atinge o mundo todo e eu gostaria de ser, nesse momento, um poliglota para que todas as nações compreendessem a minha mensagem. Como não o sou, me restrinjo, apenas, ao meu Brasil e a todos que compreendem o meu português falho. Mas, não importa. Se é falho ou não, não importa. O interessante é que tenho a intenção de enviar a minha mensagem a quem tiver o interesse de ler.
Tenho visto em meu trabalho - coloco como exemplo o meu trabalho porque é onde presencio todas as noites os acontecimentos - que um grande número de pessoas que frequenta à noite, bebe demasiadamente. E a grande maioria é formada por mulheres. Mulheres jovens entre 18 e 25 anos. Elas chegam loucas por cigarros e cervejas. Vão direto ao freezer de bebidas e escolhem as cervejas mais fortes. Aquelas que embebedam mais rápido. Então, sem qualquer tipo de cerimônia, engolem o líqüido o mais depressa possível e logo pegam outra. E assim, passam a madrugada fazendo isso.
Muitas vezes, fico observando de longe vendo aquela situação acontecer. Então imagino os pais dessas jovens. Tenho certeza que muitos pais nem imaginam o que suas filhas e os seus filhos estão fazendo enquanto eles dormem. Uma grande parte dessas pessoas sai com a desculpa de ir à casa de uma colega para dormir por lá. Na verdade, vão às festas, às drogas, ao sexo e a liberdade sem limites.
É tamanha a irresponsabilidade de uma pessoa que passa a noite bebendo e depois sai dirigingo o seu carro como se estivesse normal. Já cansei de ver meninas chegarem onde trabalho, totalmente, dopadas de álcool e drogas acompanhadas de "amigos" aproveitadores. Aqueles caras que saem com elas só para conseguirem transar e depois comentarem com os colegas o que fizeram na hora da cama.
Acho isso nojento. Mas, é a realidade. E o pior é que as garotas que saem com esses caras sabem doque eles são capazes e mesmo assim, não se importam. Se divertem, não ligam para as críticas e vão vivendo. Umas se arrependem quando tudo termina; outras, não estão nem aí. "Curtir à vida" é o que mais interessa.
Nem todas, mais a maioria são jovens bonitas, aparentimente endinheiradas e de pouca idade. Salientando que também são universitárias e sempre bem vestidas. Muitas falam bem e são filhas de juízes, desembargadores, advogados, delegados, médicos, deputados, jornalistas, senadares, prefeitos, legistas... emfim, gente de classe média alta. Algumas dessas jovens são bastante educadas. Mas muitas, nunca conheceram o significado da palavra Educação. Gostam de tratar mal e não se incomodam com isso.
Com relação aos rapazes, a descrição é a mesma. A diferença é que alguns são mais ignorantes. No entanto, é lógico, que existem àqueles que são gente boa em todos os sentidos. No meio de tantos ruins, também consigo encontrar os bons. Portanto, não são todos que não valhem nada.
É isso aí. Mais um final de semana. Mais festas. Mais bebidas, mais irresponsabilidades e mais tudo. A minha mensagem é seguinte:
"Vai sair para se divertir? Tome cuidado! Divirta-se com cautela. Aja com responsa. Seja coerente, compreensivo, humilde, gentil, amigo e assuma os seus atos. Não jogue a culpa dos seus erros nos outros. Ninguém é culpado por você não ter pensado antes de agir agir. E talvez até exista a culpa de alguém, mas foi você quem decidiu seguir enfrente, mesmo sabendo que podia se dar muito mal. Portanto, seja você em todos os momentos da sua diversão. Não dirija alcoolizado. Pensa que fazendo isso você poderá tirar a vida de um inocente. Não deixe para aprender só depois que cometer seus erros. Você é adulto e pode muito bem pensar antes de agir. Pense muito para não ficar sem sono na hora de dormir. É muito triste colocarmos a cabeça no travesseiro e não conseguirmos pregarmos o olho por termos feito algo errado quando poderíamos não tê-lo feito. Você é uma pessoa bacana. Pensa nisso, tá certo?"
João do Amor.