sábado, 26 de julho de 2008

LITURGIA

CNBB coloca limites aos “comentários” na Missa

Nota da Comissão de Liturgia sobre os Folhetos Litúrgicos

Nota da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia aos redatores dos “folhetos litúrgicos” a respeito das monições (comentários) antes da Liturgia da Palavra.


A COMISSÃO Episcopal Pastoral para a Liturgia (CEPL) realizou, nos dias 02 e 03 de julho de 2007, em Aparecida, São Paulo um encontro com os responsáveis pelos “folhetos litúrgicos” do Brasil.

O assunto estudado e debatido pelos participantes, com a ajuda de nossos assessores, foram os “comentários” apresentados nos folhetos litúrgicos em diversos momentos da celebração.

Com o pleno consenso dos participantes do referido encontro, a CEPL faz um apelo a todos os responsáveis pelos folhetos litúrgicos para que se apresente apenas um comentário para introduzir a Liturgia da Palavra, com a finalidade de preparar e dispor os fiéis a ouvirem atentamente as três leituras (1a. leitura, 2a. leitura e Evangelho). Assim não mais se teria, separadamente, um comentário para cada uma das leituras.

Optamos por essa decisão, para darmos mais valor à Palavra proclamada. Esta não pode ser interrompida ou intercalada com comentários e explicações que quebram sua unidade e o ritmo da celebração. A explicação e a atualização da Palavra devem ser feitas em seu local próprio, a homilia.

A assembléia litúrgica não é apenas destinatária da ação litúrgica, mas é protagonista, povo sacerdotal, não dependendo de “palavras de ordem” para participar. A liturgia não é apenas “palavra” mas uma ação ritual-simbólico-sacramental. Por isso, muito mais do que um “comentário”, é a atitude do leitor, do salmista, do diácono ou do presidente da assembléia que vai ajudar para que a Palavra seja ouvida e acolhida. Neste contexto, para uma frutuosa proclamação e acolhida da Palavra, adquirem muita importância o ambão, sua localização e sua ornamentação; um bom microfone; a veste litúrgica própria dos leitores, um refrão orante.

Na celebração litúrgica, as “introduções” prestam o serviço de “iniciar”, despertar, dispor a assembléia para a escuta atenta da Palavra. Para usarmos um termo dos Meios de Comunicação Social, estas “introduções” poderiam ser comparadas às “chamadas” que anunciam e preparam a assembléia para a escuta do Senhor.

TECNOLOGIA

Yahoo lança software de e-mail e calendário para uso offline

O Yahoo, lançou na quarta-feira (24/07) um serviço que permite acesso offline a e-mails por meio da Zimbra, empresa de open source e softwares colaborativos adquirida pelo Yahoo em setembro de 2007.

Chamado Yahoo! Zimbra Desktop, o programa que está em sua versão beta, permite acesso a e-mails do próprio Yahoo, AOL ou Gmail através de suporte POP (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Access Protocol) e ao calendário padrão chamado iCal, também offline.

O Zimbra Desktop inclui ainda várias características desenvolvidas para ajudar na organização dos usuários, como o Zimbra Documentos, de criação e edição de documentos de textos e planilhas.

Há também o Zimbra Briefcase, que permite o upload a qualquer arquivo - em vez de mantê-los anexados ao e-mail, o usuário pode simplesmente guardá-los num mesmo lugar, e acessá-los de qualquer lugar, tanto online quanto offline - e o Zimbra Tasks, um sistema de gestão de tarefas com acompanhamento, listas de prioridades e porcentagem de conclusão.

O Yahoo! Zimbra Desktop Beta versão 3 está disponível para download gratuito no site da Zimbra, onde qualquer um pode acessar o pacote colaborativo.

O Zimbra Collaboration Suite 5.0 Open Source Edition também é gratuito, pelo menos por enquanto. Voltado para clientes e servidores, o suporte comercial está disponível para ‘test drive’ grátis por 60 dias, no site do programa. Ele dá suporte a novos lançamentos e atualizações. E informações sobre o preço podem ser obtidas por e-mail.

Leia também:
> Google Calendar e Gmail poderão ser offline
> Rivais atacam pacote Office
> Serviços online migram para a área de trabalho

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE

ECC realiza Congresso Regional

Padres dirigentes e casais coordenadores diocesanos do Encontro de Casais com Cristo - ECC, da Região Nordeste, se encontram, nestes dias 25, 26 e 27 deste mês, em São Luiz (MA). Da Arquidiocese de Natal participam o assistente espiritual do ECC, Pe. Valdir Cândido de Morais, o Pe. Paulo Henrique da Silva e mais dois casais, membros do Conselho Arquidiocesano do ECC.
O Congresso Regional tem como tema: “ECC, Serviço e Escola da Igreja” e como lema: “Evangelizar, missão da família a serviço do Reino”.


Natal recebe cruz de São Damião

Uma réplica da cruz de São Damião está sendo conduzida, em peregrinação, pelo Brasil. A Arquidiocese de Natal recebe a réplica, neste final de mês. No dia 28, a cruz foi recebida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim. A recepção acontecerá às 10 horas, no Colégio Santa Águeda, onde a réplica ficará exposta para visitação pública. No dia 29, a cruz será conduzida à Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Lá, ela será recebida no Colégio Nossa Senhora do Carmo, às 8 horas. No dia 30, será conduzida até Natal, visitando, inicialmente,a Paróquia de São Francisco de Assis, em Cidade Satélite; no dia 31, vai para a Paróquia de Santana, no Soledade 2 e, no dia primeiro de agosto, será conduzida até à Igreja do Convento Santo Antônio, na Cidade Alta, onde permanecerá até o dia 2, às 6h30, quando partirá para a Diocese de Mossoró.
A peregri-nação tem o obje-tivo de marcar os 800 anos do fran-ciscanismo no mundo. A cruz de São Damião sim-boliza o momento da conversão de São Francisco, ocorrida na Igreja de São Damião, na Itália.


Jovens natalenses mandam notícias da Austrália

Um grupo de oito pessoas está em Sidney, Austrália, participando da 23ª Jornada Mundial da Juventude. A atividade acontece de 15 a 20 deste mês, com a presença do Papa Bento XVI.

Os jovens natalenses estão publicando um "diário de bordo" e está disponível no blog: http://www.digacristo.blogspot.com.


Mirassol celebrará festa de Santo Afonso

Doze imagens de Santo Afonso Maria de Ligório visitam 216 residências de famílias do bairro de Mirassol, em Natal, desde o dia primeiro de julho. A peregrinação termina no dia 22 próximo, com uma concentração, às 18 horas, no Shopping Via Direta. De lá, os fiéis, conduzindo as 12 imagens caminharão até à Igreja Matriz, onde haverá missa, presidida pelo Mons. Lucas Batista, marcando a abertura da festa de Santo Afonso. Também, em preparação à festa, no domingo, dia 20, a partir das 17 horas, no ginásio de esportes da UFRN, há show louvor, animado pelo vigário paroquial, Pe. Jailson Silva, jovens da comunidade e Renovação Carismática.

No período de 23 a 31 de julho, às 19h30, na Igreja Matriz, há novena e bênção do Santíssimo Sacramento. “Todas as noites, após a novena, haverá abordagem de um tema relacionado à Doutrina Social da Igreja”, diz o Mons. Lucas Batista. No dia 23, o tema será “Políticas Públicas, geradoras de vida”, com a presença dos candidatos a prefeito de Natal.

No período da festa, sempre a partir das 20h30, haverá funcionamento de barracas, com venda de comidas regionais e música ao vivo. No dia primeiro de agosto, no Clube da Petrobrás, em Nova Parnamirim, acontecerá festa dançante, e, no dia 3, a partir das 11 horas, na Avenida dos Gerânios, em Mirassol, será realizada a Feira de Santo Afonso.