domingo, 23 de novembro de 2008

"EU TIVE FOME..."

Até poucos anos atrás, alguns colégios religiosos católicos tinham o costume de “medir” a fé e a prática dos alunos por meio de um formulário onde se anotava o número de missas de que tinham participado, o número de jaculatórias, pai-nossos, ave-marias, comunhões e confissões... Quanto maior o número, mais próximo de Deus se estava. Media-se assim a vida de fé e o seguimento de Jesus por um conjunto de práticas devocionais.

Ser cristão não é viver uma fé da boca para fora, viver somente de sinais externos ou internos que mostrem uma intimidade com Deus. Pelo batismo, somos chamados a viver a prática de Jesus, Deus encarnado e homem divino. Ele tem indissoluvelmente ligados sua vida, suas palavras e atos, sua morte e ressurreição. Ser cristão é viver como Jesus viveu, amar como Jesus amou... Os gestos externos ou internos, as orações e jaculatórias, tudo isso não é ponto de partida no relacionamento com Deus. É ponto de chegada!

Assim, o julgamento de nossa vida, de acordo com o plano de Deus, dar-se-á tendo como parâmetro o pobre. Como disse o papa Bento XVI, a opção preferencial pelos pobres é uma opção cristológica. Num mundo em que milhões de pessoas vivem no extremo da pobreza, em que a fome alcança imenso contingente de homens, mulheres e crianças, num mundo em que a migração desinstala os pobres de suas origens e os instala no preconceito de quem os rejeita, num mundo desses clama o grito de Jesus: “Eu tive fome e me destes de comer... Eu estava nu e me vestistes... Eu era estrangeiro e me acolhestes...” .

Não é fácil ser cristão – viver o batismo. É muito mais do que viver o intimismo de certas práticas religiosas. É arregaçar as mangas e partir para a construção de novo mundo, de nova sociedade, a civilização do amor. Aí estão leigos e leigas, “homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” – como diz Aparecida: discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Carlos Francisco Signorelli, Presidente do CNLB