terça-feira, 18 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 18/11/2008



Jesus e Zaqueu

Lc 19,1-10

Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar:
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
- Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
Então Jesus disse:
- Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.


Comentário do Evangelho

Ele queria ver Jesus

Lucas, com esta narrativa da hospedagem de Jesus na casa do chefe dos publicanos, faz um contraste com a refeição na casa de um chefe dos fariseus (Lc 14,1-6; cf. 31 out). Pelo fariseu Jesus é recebido com desconfiança e, por Zaqueu, o chefe dos publicanos, Jesus é recebido com a alegria da conversão, concretizada na partilha de sua riqueza com os pobres. Lucas apresenta Zaqueu, que era muito rico, envolvido de simpatia. Mostra, assim, que os ricos não são excluídos por Jesus. Eles é que se excluem, se permanecerem apegados e dependentes de sua riqueza. O rico é chamado por Jesus a converter-se à bem-aventurança da pobreza, a deixar de acumular riquezas para si e a partilhar as que possui, com os pobres e excluídos.