quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Uma tarde em família


A voz rouca
Marca o compasso do tempo
História gravada no rosto
Sorriso estampado com gosto



Envelhecer com consciência
No balanço da velha cadeira
Com conselhos dos grandes amigos
Ao lado do grande amor



Fechando a janela depressa
O inverno que se convidou
E vem o carinho da família
Lembranças do ano que passou



E a paz entra no peito
De tudo que se sonhou
E fica guardado no tempo
O respeito e o carinho por quem nos cativou.


Por: Mário José Silva de Oliveira

Dia Internacional do Idoso





No dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso, segundo o calendário de celebrações especiais das Nações Unidas, a população acima dos 60 anos já pode contar com um estatuto próprio aprovado pelo Senado Federal que regulamenta a proteção para as pessoas nesta faixa etária.

A proposta deve ser assinada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva ainda esta semana. Há mais de seis anos que entidades, Ongs, asilos, institutos e casas de Idosos vinham reivindicando um Estatuto que pudesse garantir e efetivar o direito de, aproximadamente, 15 milhões de brasileiros.

Dentre alguns pontos o estatuto assegura: desconto de, pelo menos, 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas; que a idade para requerer o benefício de um salário mínimo estipulado pela Lei Orgânica da Assistência Social passa de 67 para 65; prioridade na tramitação dos processos e procedimentos judiciais nos quais pessoas acima de 60 figurem como intervenientes, entre outras.

O Estatuto atinge ainda os meios de comunicação. De acordo com ele, todos os meios deverão manter espaços ou horários especiais voltados para o público idoso.

Os programas deverão ter conteúdos educativos, informativos, artísticos e culturais com ênfase no processo do envelhecimento.

Um outro ponto importante diz respeito aos transportes. Tanto os ônibus intermunicipais como interestaduais deverão ter reservados duas vagas gratuitas, por veículo, para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Caso os lugares destinados aos idosos que possuam esta mesma renda estiverem preenchidos, eles terão direito a pagar 50% do valor da passagem. O texto do estatuto prevê penas severas para quem não cumpri-lo.

Deixar de prestar assistência a idoso sem justificativa plausível implicaria em detenção de seis meses a um ano; abandoná-los em hospitais ou casas de saúde, a pena vai de seis meses a três anos de detenção.

Também será penalizado que exibir, em qualquer meio de comunicação, informação ou imagens depreciativas ou injuriosas de pessoas acima dos 60.

A pena será de um a três anos de reclusão. No caso de homicídio culposo, a pena será de um terço a mais se a vítima tiver mais de 60 anos de idade.

Nesse mesmo sentido, é agravada a pena para o abandono dos idosos que estejam sob a guarda, cuidado ou vigilância de autoridades.
O projeto foi do deputado Paulo Paim e foi aprovado por unanimidade no Senado Federal.

Os artigos dispõem sobre cultura, lazer, vida familiar, assistencialismo, saúde, direito, alimentação, trabalho, entre outros. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos próximos 20 anos, a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas - o que representará 13% da população.

Fonte: adital.com


Mais de 20 "palhaços" assaltam agência do Banco do Brasil


CARA DE PALHAÇO, BOCA DE PALHAÇO, MAS NÃO É PALHAÇO NÃO! E É O QUÊ?


"Ao ler esta matéria me recordo dos filmes que de certa forma expõem como é fácil e possível roubar um banco, inclusive com uma performance inusitada como o uso do disfarce".

VIVIANE RODRIGUES

Uma quadrilha fortemente armada, formada por no mínimo 20 homens usando máscaras de palhaço, assaltou a agência o Banco do Brasil, do município de Arês, distante 58 quilômetros da capital, no início da manhã de hoje. O grupo, dividido em cinco veículos, fugiu levando o caixa eletrônico, após fazer pessoas de refém. O terminal roubado foi encontrado na manhã de hoje vazio nas proximidades do município de Monte Alegre.

De acordo com o coronel Francisco Canindé de Freitas, comandante do Policiamento do Interior (CPI), a quadrilha chegou ao município a bordo de: uma van Peugeot Boxer, de cor branca; um jipe Pajero, prata; uma picape Strada, também branca; um Celta, verde; e outro veículo ainda não identificado, por volta das 4h. "Eles chegaram e foram direto para o banco, onde começaram a ação criminosa", explicou o oficial.


Coronel Freitas: "Ainda estamos em diligências. Esperamos pegar essa quadrilha o quanto antes"

IMAGEM É TUDO!


Basílica dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu


Localizada na avenida Miguel Castro, Bairro de Nazaré. Mais um lugar  de devoção aos mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e os 27 companheiros, no território da Arquidiocese de Natal.

Dia do Vendedor




Uma das profissões mais antigas da história da humanidade é comemorada do dia 01 de outubro. Trata-se do dia do vendedor, aquele profissional que se dedica totalmente a conquistar clientes e é indispensável para o sucesso comercial de qualquer empresa. Apesar de ser a profissão mais numerosa do mundo, os vendedores muitas vezes são mal compreendidos em seu trabalho, devido à postura insistente e a fama de tentarem vender seus produtos a qualquer custo. No entanto, o perfil de um vendedor de sucesso tem se alterado de acordo com mudanças do mercado.


Parabéns aos nossos irmãos vendedores, que Deus abençoe a atividade comercial de todos vocês.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 01/10/2009



Lc 10,1-12 - Missão dos discípulos e missionários

Leitura Orante


Lc 10,1-12



Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. 4Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês." Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, vão pelas ruas, dizendo: "Até a poeira desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês! Mas lembrem disto: o Reino de Deus chegou até vocês."
E Jesus disse mais isto:
- Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que daquela cidade! 
 



Comentário do Evangelho

Jesus envia os discípulos em missão


O envio dos discípulos dois a dois tem um caráter comunitário. Eles revelarão a presença do Reino pela comunhão de vida com aqueles que os receberem, sem discriminações, com o amor universal. São portadores da paz. Formarão
comunidades de igrejas domésticas articuladas, como base de uma rede missionária. Em Lucas, neste texto, e em Mateus, no envio dos doze, encontramos o apelo a uma campanha vocacional em vista da grande tarefa missionária: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos". As palavras finais de lamentação e desprezo
refl etem mais a tradição das comunidades sob a infl uência do Primeiro Testamento do que o espírito de Jesus. 


Fonte: paulinas.org