terça-feira, 21 de julho de 2009

"LUA DE SÃO JORGE..."

Um dos momentos felizes de nosso trabalho na Campanha da Fraternidade 2009, foi a apresentação do filme BATISMO DE SANGUE, dentro do nosso projeto CINEMA NA COMUNIDADE. Tivemos a oportunidade de conhecer a figura de Frei Tito, religioso, mártir e vítima da ditadura.

Ainda falando de conquista da Lua, quem não se lembra da passagem de Frei Tito (Caio Blat), cantarolando a música de Gilberto Gil (LUNIK 9), enquanto todos assistiam a chegada do homem ao satélite natural? Vamos ver de novo !


"A mim me resta disso tudo uma tristeza só
Talvez não tenha mais luar pra clarear minha canção
O que será do verso sem luar?"





30 ANOS


Reconhecido como o sacerdote que mais construiu igrejas no Rio Grande do Norte, o Pe Tiago Theisen chega a uma impressionante marca de 38 templos construídos no período de 1973 à 2009.

Suas igrejas receberam nomes de apóstolos, como forma de lembrar as raízes da comunidade Eclesial. Era sugerido o nome e o povo decidia através de votação. Esse modelo de escolha de padroeiro ocorreu em todas as igrejas que ele construiu. Também foi colocado o nome de santas para valorizar a participação das mulheres na construção do mundo.

Inaugurada no dia 21 julho de 1979 (Quinta igreja construida), a capela de São Marcos, no panatis II, completa hoje 30 anos de caminhada.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 21/07/2009


A família de Jesus

ANO SACERDOTAL
Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus: - Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Jesus perguntou: - Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? Então apontou para os seus discípulos e disse: - Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe


Comentário do Evangelho
Fazer a vontade do Pai


A partir do tema "família", a narrativa de hoje nos conduz à prática de Jesus, a ser seguida por seus discípulos, que é fazer a vontade do Pai, no amor, na misericórdia e na comunicação da vida. No contexto dos Evangelhos, a família em destaque é a judaica, identificada por laços de consangüinidade, conforme sua tradição de raça eleita. Esta seletividade racial está associada a uma perspectiva elitista e discriminatória em relação àqueles que a ela não pertencem. As genealogias do Primeiro Testamento têm o sentido de caracterizar a pertença a esta raça. Neste sentido, Mateus já narrara as palavras de João Batista aos fariseus e saduceus que vinham a ele: "Produzi fruto digno de conversão e não penseis que basta dizer: 'Temos por pai a Abraão'". Jesus revela que o projeto do Pai não se restringe aos laços consangüíneos privilegiados, seja por critérios religiosos, de posses ou de tradições. A família carnal é a célula do grande tecido da família universal dos filhos de Deus, tendo assim sua vocação na superação dos limites de suas tradições e de suas posses, empenhando-se no resgate da vida e da dignidade humana neste mundo.

Fonte: Paulinas.org.br