quarta-feira, 16 de junho de 2010

O BRASILEIRO NÃO GANHA ESTA COPA

Pra frente Brasil ! Todos numa só corrente! O coração na chuteira em honra da pátria! Vamos rumo ao hexa campeonato mundial de futebol. Toda esta histeria começa hoje e muito gente chorará, seja qual for o resultado.

Para  torcedor de Copa, toda esta alegria, que beira a loucura de tietes, tudo é válido e a tristeza ou a alegria se vão na velocidade de um bom lateral que chega a linha de fundo. A competição é uma guerra de nações, de países, de povos que se enfrentam em nome de uma glória inglória.

Futebol é um esporte! Nada mais do que isso. Um espetáculo onde apreciamos e queremos ver o que há de melhor na arte de jogar futebol. Um equipe equilibrada, todas as peças funcionando harmoniosamente, jogadas de efeito, dribles, passes perfeitos, chutes, jogadores elegantes, atletas na concepção da palavra e, principalmente, GOL ! Muitos gols, bonitos gols, legítimos gols... Sim, uma equipe na Copa tem que ter craques.

Com a vitória,  a alegria tomará conta das praças, bares e famílias do pais.  Mas torço pelo espetáculo, como exigente espectador que sou. A festa só será bonita se os convidados se apresentarem com seus melhores trajes. Nesta apresentação de times, quero ver excelência,  atletas que me divertam, tal qual Garrinha a por os loiros na dança; tal qual seleção de 1982 que encantou os amantes do futebol; tal qual Zidane, mesmo que o  "chapéu" tenha sido dado num compatriota.

Não se vê, com raras exceções, no escrete brasileiro, os melhores jogadores. Os talentos não foram convocados pelo técnico Dunga. Selecionaram os brucutus, cabeças de bagre e trogloditas. Sendo estes jogadores, jogando como jogam, se o título vier, ele não dignificará as nossas tradições.

Qualé a graça de ficar em frente a uma tevê, se não há craques? Que sentido tem este espetáculo então? A pátria, a nação, o Brasil, dirão muitos. O meu patriotismo diz respeito as coisas importantes e vitais para o povo:  Comida, liberdade, saúde, educação etc.

Se vencermos este Mundial, será a copa da "batalha", "da guerra", do "sofrimento".  Somos um povo da alegria, da dança, da arte, da música, do gingado e do futebol bem jogado. Com este time que joga logo mais, perderemos a copa de todo jeito.

Luiz Teixeira.
 

Pessoas superficiais

         

Havia um rapaz extremamente superficial, à maneira da musa "Eco". Esta, segundo a mitologia grega, foi condenada a repetir tudo o que ouvia, porque superficial que era, não tinha idéias próprias. O sujeito em questão acreditava ser bafejado pela sorte. Era lindo e irresistível. Cativava! Charmoso e bonito, não precisaria cavar fundo em nada. Contava com a sorte e a sua, assim pensava ele, irresistível beleza. Acharia ouro na superfície, petróleo na superfície, diamantes na superfície. Por isso, cavava um pouco. Se não achasse ouro em pouco tempo, ele ia embora. Se não achasse diamantes na primeira semana, largava tudo. Tinha sorte. Acharia em outro lugar! Perseverar não era com ele. Estudar e especializar-se, menos ainda! Se não chegasse ao petróleo na primeira perfuração ia embora fazer outros buracos. 

Como seus buracos eram superficiais, nada encontrava. Um dia ficou tristíssimo, quando um amigo seu, aproveitando-se de um lugar abandonado por ele, cavou mais tempo, foi mais fundo e achou ouro. Começou a lamentar a própria sorte. - 

-Eu estive lá e como é que eu não achei? E disse o amigo: -Porque você não é paciente e não profundo, eu sou paciente e sou profundo. Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, encontraria o que buscava. Você apostou muito na sorte. Ignorou a virtude da perseverança.

Moral da estória: Pessoas superficiais desistem depressa demais. Deveriam buscar menos sorte e mais perseverança. Foi Jesus quem disse que quem perseverasse até o fim seria salvo ( Mt 24,13) Quem não descobriu o verbo perseverar, ainda não descobriu o verbo viver.

Evangelho do Dia

Ano C - Dia: 16/06/2010



Aparências e hipocrisia, não! 
Mt 6,1-6.16-18

- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.

- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

- Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.


Comentário do Evangelho

A vida só é plena se for vivida em comunhão
A "prática da justiça", na religião de Israel, significava a prática de observâncias legais que, se pretendia, tornavam justo o piedoso fiel. As mais consagradas eram: a esmola, a oração e o jejum. Praticando-as ostensivamente, os líderes religiosos garantiam seu prestígio e seu poder. Foram, assim, qualificados de hipócritas. A verdadeira comunhão com o Pai se faz no despojamento de tudo, na fragilidade e na partilha, vibrando com a vida, vida pujante ou vida sofrida, mas sempre vida. Confiarmos na vida, no irmão, na bondade, na amizade. 
Autor: Jose Raimundo de Oliveira
Fonte:paulinas.org