Pra frente Brasil ! Todos numa só corrente! O coração na chuteira em honra da pátria! Vamos rumo ao hexa campeonato mundial de futebol. Toda esta histeria começa hoje e muito gente chorará, seja qual for o resultado.
Para torcedor de Copa, toda esta alegria, que beira a loucura de tietes, tudo é válido e a tristeza ou a alegria se vão na velocidade de um bom lateral que chega a linha de fundo. A competição é uma guerra de nações, de países, de povos que se enfrentam em nome de uma glória inglória.
Futebol é um esporte! Nada mais do que isso. Um espetáculo onde apreciamos e queremos ver o que há de melhor na arte de jogar futebol. Um equipe equilibrada, todas as peças funcionando harmoniosamente, jogadas de efeito, dribles, passes perfeitos, chutes, jogadores elegantes, atletas na concepção da palavra e, principalmente, GOL ! Muitos gols, bonitos gols, legítimos gols... Sim, uma equipe na Copa tem que ter craques.
Com a vitória, a alegria tomará conta das praças, bares e famílias do pais. Mas torço pelo espetáculo, como exigente espectador que sou. A festa só será bonita se os convidados se apresentarem com seus melhores trajes. Nesta apresentação de times, quero ver excelência, atletas que me divertam, tal qual Garrinha a por os loiros na dança; tal qual seleção de 1982 que encantou os amantes do futebol; tal qual Zidane, mesmo que o "chapéu" tenha sido dado num compatriota.
Não se vê, com raras exceções, no escrete brasileiro, os melhores jogadores. Os talentos não foram convocados pelo técnico Dunga. Selecionaram os brucutus, cabeças de bagre e trogloditas. Sendo estes jogadores, jogando como jogam, se o título vier, ele não dignificará as nossas tradições.
Qualé a graça de ficar em frente a uma tevê, se não há craques? Que sentido tem este espetáculo então? A pátria, a nação, o Brasil, dirão muitos. O meu patriotismo diz respeito as coisas importantes e vitais para o povo: Comida, liberdade, saúde, educação etc.
Se vencermos este Mundial, será a copa da "batalha", "da guerra", do "sofrimento". Somos um povo da alegria, da dança, da arte, da música, do gingado e do futebol bem jogado. Com este time que joga logo mais, perderemos a copa de todo jeito.
Luiz Teixeira.