terça-feira, 12 de agosto de 2008

Moral x Ética







Nos últimos grupões, discutimos Moral e Ética, sob a orientação da equipe de crisma (Luiz), nos dividimos e em pequenos círculos discutimos.

Dai nos sentamos novamente no último grupão e discutimos as dúvidas. Com a participação de Luiz falando sobre ética e Roberto falando sobre moral.



E ai? você poderia definir Ética e Moral?

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 13/08/2008



O poder de permitir e de proibir

Mt 18,15-20

- Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu.
- E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.

Comentário do Evangelho

O irmão que peca

Neste texto temos duas orientações para a vida comunitária: a correção fraterna e a oração em nome de Jesus. Mateus apresenta uma regra para a correção fraterna, a ser feita em três estágios. Primeiro, o diálogo entre os dois irmãos envolvidos; a seguir, se for necessário, a ampliação do diálogo com duas ou três testemunhas, e, finalmente, se persistir o problema, o debate na igreja, ou seja, na comunidade. Contudo, o perdão e a reconciliação, tão importantes na vida comunitária, podem ser vivenciados de maneira mais simples e espontânea. O fundamental é não guardar mágoas do irmão e ter sempre um coração acolhedor.
O texto se completa com uma palavra de Jesus sobre a oração. A comunidade unida, que ora ao Pai, é atendida em seus pedidos. Fica destacada a presença de Jesus, não na piedade individual, mas na comunhão fraterna, entre dois ou três ou em toda a comunidade.

Festival 2008.


Veja o álbum no link do ministério.

LITURGIA


SAUDAÇÕES E ACLAMAÇÕES NA LITURGIA DA MISSA

Uma crônica de Dom Helder Câmara, publicada em “Um olhar sobre a cidade” que reúne suas meditações matinais lidas pela Rádio, quando Arcebispo de Recife, trata do apelo e saudação no início da oração sacrifical: “Corações ao alto!” e comenta: “palavra fácil de ouvir. Mas, já experimentaram ajudar corações a elevar-se?”

E, na continuidade, fala de corações cheios de revolta, avaros, gelados e conclui: “Corações ao alto! Que esta expressão seja em nossos lábios uma prece...” para que o nosso e todos os corações se elevem ao nosso Pai Celeste.

Na correria do dia-a-dia, perdemos, por falta de tempo, ou por desperdício de tempo, a oportunidade de nos deliciar com as maravilhas de Deus. “Corações ao alto!” é um convite da liturgia para nos desligarmos do tempo, embora ainda no tempo, e nos concentrarmos no mistério da morte redentora de Cristo, pela qual rendemos a Deus louvor e ação de graças.

São muitas as aclamações e apelos na liturgia. Povo sacerdotal, nossa participação na missa não se reduz a uma assistência passiva.

Na continuidade da oração eucarística, elevando nosso coração para as alturas, somos convidados a cantar a glória de Deus que enche o universo. O profeta Isaías foi conduzido a contemplar o esplendor divino. E descreve: sua presença enchia o santuário, enquanto se ouviam as vozes dos Serafins que clamavam: ”Santo, santo, santo é Javé dos exércitos. Sua glória enche toda a terra” (cf. Is. 6, 1-3).

A oração eucarística tem três pontos essenciais, a que a liturgia nos chama à participação. A súplica para Deus que aceite nossas ofertas - “Recebei, Senhor, nossas ofertas” -, a invocação ao Santo Espírito para que desça sobre elas a fim de que se tornem o Corpo e Sangue de Cristo e nos una num só corpo –“Manda vosso Espírito Santo” - e a lembrança viva da morte e ressurreição do Senhor que é atual no altar e, também, a lembrança de toda a comunidade dos fiéis, dos que já estão junto de Deus, a Igreja triunfante e a padecente e a Igreja peregrina neste mundo. Após a consagração, nós afirmamos nossa fé no mistério redentor. Não é um momento para outros cânticos, mesmo de adoração. É uma confissão solene de fé, seguida dos pedidos pela Igreja – Lembrai-vos de vossa Igreja, lembrai-vos de vossos filhos. E, na conclusão desta oração, após a doxologia pronunciada pelo sacerdote, respondemos Amém, sintetizando, como ensina Santo Agostinho, toda nossa adesão e participação no sacrifício.

Redimidos pela cruz, podemos invocar a Deus, como Jesus nos ensinou, chamando-o de Pai. Ele nos dá a paz pelo seu Filho, se aceitarmos o convite de amar nossos irmãos e de pedir-lhes perdão.

Ensina Santo Tomas que “quem oferece o sacrifício dele deve participar (cf. Suma, 3, q.82 4c). O presidente da celebração nos chama a receber as nossas ofertas agora transubstanciadas no Corpo e Sangue do Senhor.

Também na liturgia da Palavra, devemos ser ouvintes atentos e aclamá-la com nossa ação de graças e louvor ao Cristo no cântico do Alleluia e no final do Santo Evangelho.

A todo o momento somos chamados à participação, para a confissão de nossos pecados, para rezarmos pelas necessidades de cada dia e de cada tempo e naquela saudação muitas vezes repetida: “O Senhor esteja convosco”, a que respondemos com a certeza de que Ele está entre nós, pois “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles” nos afirmou Jesus no Evangelho.

Muitas vezes, a título de ser mais comunicativos, alteramos a fórmula consagrada na liturgia. Certo se conservar o respeito e o sentido, não se rebaixando ao vulgar e ao popularesco.

São Paulo e os Sinóticos nos lembram que Jesus ao instituir a Eucaristia, mandou que o fizéssemos em sua memória. Toda a liturgia da missa se reporta àquela hora e ao momento em que, na cruz, realizou a nossa redenção. Não é, pois, um show ou mesmo a representação de um drama.

Na alegria vamos à Casa de Deus e, como um povo que participa da realeza e do sacerdócio de Cristo, oferecemos, por Ele, com Ele e nele, Pontífice segundo a ordem de Melquisedeque, todo o universo remido por seu sangue, aguardando com fé a parusia.

Dom Eurico dos Santos Veloso
-
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora/MG

TECNOLOGIA

TV pirata: conheça a polêmica transmissão de TV aberta pela internet

A pluralidade da hipermídia em lidar com diferentes conteúdos faz do seu PC também uma TV: o monitor se transforma na tela do eletrodoméstico enquanto o conteúdo é recebido não pela antena, mas pelo cabo Ethernet (ou o sinal sem fio).

Fora serviços como o Joost ou o Miro, que já descobriram e vêm explorando esta faceta do micro, há uma outra possibilidade de assistir TV no seu computador: a sintonização de canais abertos via streaming, por meio da internet. A reprodução de canais abertos no micro é crime no Brasil?

Pela falta de regulamentação específica no país e entre acusações de órgãos oficiais, a resposta é simples: esta espécie de "gato digital" não é crime.

Sites como Live-Online-TV, FreeTube, Streamick, TVTuga e wwiTV agregam centenas de canais (internacionais, em sua maioria) que podem ser assistidos livremente por qualquer usuário com banda suficiente para agüentar a transmissão ao vivo.

Há também serviços brasileiros que oferecem canais nacionais de TV - cuja divulgação é feita por meio de mensagens não solicitadas - e devem experimentar aumentos de volume perto dos Jogos Olímpicos.

Os canais brasileiros oferecidos por sites como TV Digital Web, wwiTV e Bryntec se assemelham pela presença de seus sinais já estar disponível para transmissão online.

A maioria dos canais abertos está disponível por meio de afiliadas que transmitem sua programação na rede como acontece com Rede TV, TV Cultura e Bandeirantes.

Dos serviços aos programas que oferecem transmissão de TV no desktops, como eXtreaming, MegaCubo, TVAnts e TV Online Flash, qualquer ferramenta de transmissão online sofre com a instabilidade ao sintonizar canais brasileiros.

Os canais Band, Band News, Band Esportes, TV Cultura, RedeTV e SBT foram sintonizados em suas programações ao vivo, mesmo caso da MTV Brasil, que transmite parte da sua programação pela web diariamente.

Canais dedicados ao esporte - no Brasil, notoriamente o SporTV - são acessados com maior facilidade quando há algum evento ao vivo que justifique sua transmissão em tempo real - jogos de futebol nas noites de quarta-feira e nos fins de semana, por exemplo.

Entre os internacionais, atrações da CNN, BBC World, NBC News, Bloomberg, ESPN, Discovery Channel e Nickelodeon foram sintonizadas dentro do navegador com reprodução quase sem engasgos.

“Todo mundo sabe que isto é uma coisa que não dá pra controlar e não tem volume pra assustar os canais atuais”, analisa Tude.

Enquanto a “zona cinzenta” citada pelo analista continua pela falta de regulamentação, internautas que estão longe da TV durante uma atração imperdível agradecem.

Palavras Partilhadas


        Olá a você!

        Gostaria muito de que uma vez por semana, de preferência no domingo ou na segunda-feira, você investisse – isso peço humildemente – entre 5 e 10 minutos do seu precioso tempo para ler algumas linhas escritas por mim. Elas pretendem, de alguma forma, mexer com aqueles que as lerem, ora rindo, ora refletindo, ora chorando, ora suspirando, ora se revoltando, ora (re)construindo, enfim, provando de emoções diversas.

        Creio que não será cansativo, nem tedioso. Conto com sua fidelidade.


Um abraço,
Antonio Carlos.
(E boa leitura)


 

A esperança é como um embrião


        Em um desses dias da minha existência, deparei-me a conversar com uma pessoa amiga, a quem muito zelo, e muito estimo. Dentre as várias “coisas” que confabulamos, uma me deixou especialmente triste, e um tanto quanto decepcionado: ela decidiu desistir de um de seus objetivos (o qual não posso revelar aqui) “simplesmente” porque achava que o caminho seria muito difícil, e precisava de mais pessoas para caminhar, pois “três andorinhas não fazem verão” – e a partir deste dia as três andorinhas se tornaram duas – infelizmente.
        Diante do fato, me pus a imaginar se alguém com o mesmo pensamento do parágrafo anterior, que tivesse fome (FOME mesmo, e não apenas vontade de comer), encontrasse uma laranja em seu caminho... Provavelmente, a chuparia por completo, comeria o bagaço e a parte branca da casca, olharia as sementes, e as jogaria fora, “simplesmente” por não conceber que daquelas minúsculas partículas poderia nascer e crescer uma frondosa laranjeira,. Seria também impossível, para esse alguém, acreditar que a humanidade começou por apenas um homem e uma mulher, e, sendo assim, se sua mão tivesse o poder divino da criação, os seres humanos não existiriam. Mais difícil ainda perceber que esse texto começou com somente uma palavra, e se essa falta de percepção permanecesse, eu estaria mudo, e você, amigo leitor, não poderia dialogar com minhas idéias, mesmo sem minha presença física ao seu lado. Do mesmo modo, que uma cidade começa, geralmente, de uma viela. Que um rio imenso, como o “Velho Chico”, surja de uma “insignificante” nascente. E, ainda, que nós começamos a viver a partir de um microscópico embrião, fruto da junção de um espermatozóide e um óvulo, ambos apoucados em tamanho.
        É ... Como embrião ... !
        A esperança é como um embrião: deve ser alimentada, bem tratada, acariciada, para que cresça e desenvolva, até se tornar adulta e amadurecida, superando todos os obstáculos, todas as dificuldades, que, sem exceção, surgem. Pois, se fraquejar, definhará e morrerá; findando aí a possibilidade de atingir o seu auge, de tornar-se um agente de mudança, prosperidade, alegria – ou não.
        Não podemos deixar a esperança e a perseverança em segundo ou terceiro plano, fugindo às nossas responsabilidades, que, muitas vezes, são produtos de nossos objetivos, tolhendo-nos de alcançar o topo do monte.
        "Como podemos alcançá-lo se somos covardes?”. Não se pode ser covarde, apenas pode-se estar momentaneamente neste infeliz estado. Deus é nossa maior fonte de força, de energia, de amor... Nesses momentos de “covardia”, por assim dizer, ore buscando sintonizar o seu espírito ao Espírito de Deus, assim, “alimentando, bem tratando, acariciando” a sua esperança, base de nossa vida. Então verás que ao conseguir chegar a teu objetivo, terás um momento divino, aqui mesmo na terra.
       Ah! Utilize sua esperança e sua perseverança sempre para boas coisas, pois elas funcionam do mesmo jeito para as más (veja só os vingativos...).

PorAntonio Carlos Galvão Jr.
tonigalvao@yahoo.com.br
(22-09-2000)

 

Quem sou eu, Flávia?

Parabéns a Flávia pelo acerto! Essa confundiu mesmo mais as vezes chute na trave vale gol. rsrs Seu prêmio será entregue logo em breve!