segunda-feira, 9 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 10/06/2008

O sal e a luz

Mt 5,13-16

- Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
- Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.


Comentário do Evangelho

Vós sois a luz

Após a narrativa do anúncio das bem-aventuranças, Mateus apresenta uma coleção de sentenças de estilo sapiencial, associadas a Jesus, formando o "Sermão da Montanha". Há consenso de que este sermão é resultado do trabalho redacional de Mateus. Ele reuniu, de modo didático para doutrinação, ditos e sentenças esparsas, originários de palavras de Jesus, que circulavam como tradição entre os cristãos.
A proclamação "vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo..." tem por fim dar o caráter da missão. O sal protege os alimentos da deterioração e indica a perenidade da Aliança. Os discípulos, como sal, têm a missão de garantir a integridade do Reino no mundo. Os mestres do judaísmo são como o sal que se deteriorou. A luz permite que as pessoas se orientem. Nas trevas, perdem-se. Os mestres tornaram-se como uma lâmpada que permaneceu debaixo de uma caixa. A luz é também a glória de Deus. No evangelho de João, Jesus declara-se a luz do mundo. Os discípulos, portadores desta luz, têm a missão de transmiti-la ao mundo para que se perceba, em todos os tempos e todos os lugares, a presença amorosa e vivificante de Jesus.

Oração

Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.


Homilia Dominical

O termo homilia significa "conversa familiar", continuando o assunto das leituras proclamadas. Esta deve fazer a ligação entre a Bíblia, a vida dos presentes e a celebração (referência).

Estamos iniciando uma nova série de matérias - Homilia Dominical - onde iremos mostrar um vídeo gravado em nossa paróquia da homilia do nosso pároco Pe. Thiago. Esta ideia já existia a muito tempo, mas só agora é que pudemos colocar em prática.

Ainda estamos melhorando a técnica de gravação visual e sonora. Fiquem com Deus e aproveitem!