sábado, 7 de junho de 2008

MISSA DOMINICAL

Caros irmãos e amigos leitores: Excepcionalmente aos domingos não publicaremos o nosso espaço de Liturgia da Palavra, quando publicamos diariamente o evangelho e seu comentário. O domingo é o dia do Senhor por excelência ! Neste dia todos os cristãos católicos devem ir à missa em sua comunidade e receberem o sacramento da Eucaristia e da Palavra. Portanto, no domingo, vamos a Missa ! Segue texto que esclarece a importância da Missa e nossa obrigação de guardar domingos e dias santos.

A Santa Missa é o sacrifício de Cristo perpetuado ou feito, de novo, presente sobre os altares para que os fiéis possam dele participar, entregando-se com Cristo ao Pai no Espírito Santo. Jesus, na Quinta-feira Santa, antes de morrer, instituiu o rito da Eucaristia para que a sua Igreja (nós) pudesse oferecer-se ao Pai como Hóstia juntamente com o Cristo Sacerdote. No Calvário, Cristo se ofereceu a sós; nos altares, Ele se oferece com sua Igreja. A Missa é o ato central da vida cristã; é para ela que tende o Batismo e é dela que se derivam todas as graças de que necessita o cristão.

Por isto, desde cedo, a Igreja marcou o domingo com a celebração da Eucaristia, como atestam, I Cor 16,1s; At 20,7 e a Antiga Tradição cristã. Aos poucos, a participação na Missa dominical veio a ser preceito da Igreja. Sabe-se, por exemplo, que já no ano 305 o Concilio de Elvira (Espanha) impunha a pena de excomunhão temporária aos cristãos que, por três domingos consecutivos, faltassem à Santa Missa. Hoje em dia, o Código de Direito Canônico prescreve a freqüentação da Santa Missa nos domingos e dias santos de guarda ou no dia anterior, à tarde.

No Brasil, são dias de guarda, além dos domingos:

bulletO dia 1° de janeiro – festa da Mãe de Deus;
bulletO dia 8 de dezembro – Imaculada Conceição;
bulletO dia 25 de dezembro – Natal;
bulletA festa do Corpo e Sangue de Jesus (Corpus Christi) que acontece sempre na 2ª quinta-feira após a festa de Pentecostes.
bulletAinda no Brasil algumas festas que caiam nos dias de semana, são transferidas para o domingo, como no caso:
bulletEpifania que é a Manifestação do Senhor, também chamado dia dos Reis Magos, aos quais o Senhor se manifestou – transfere-se para o domingo entre o dia 2 e 7 de janeiro;
bulletAs festas da Ascensão do Senhor (40 dias após a Páscoa) e Assunção de Maria (15 de agosto) são transferidas para o domingo seguinte;
bulletA festa de todos os santos no 01 de novembro;
bulletAs festas de São José n o dia 19 de março;
bulletA festa de São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho.

Observemos que não foi abolido o preceito da Santa Missa aos domingos e dias de guarda. Não se diga que só é válida a participação eucarística quando espontânea; por ser algo de vital e essencial para o cristão, a freqüentação da Santa Missa não deve depender de disposição meramente subjetivas (“hoje estou ou não estou com vontade de ir à Missa”), como, alimentar-se não pode depender de caprichos subjetivos, mas deve ser assumido pela vontade como algo insubstituível. De resto, quem compreende o que é a Santa Missa, não precisa de preceito para freqüenta-la, mas procura-a por si mesmo, como se alimenta por si mesmo quem percebeu a importância da alimentação.

É obrigatória a participação da Missa inteira. Há, sem dúvida, causas que dispensam o preceito: motivos de saúde, tratamento de enfermos, viagem... É oportuno, porém, que os fiéis façam sua programação de fim de semana incluindo a Missa no sábado à tarde ou no domingo. Quem não pode participar da Eucaristia no domingo, não está obrigado a fazê-lo em dia de semana, embora seja muito recomendável.

TECNOLOGIA

CPI quebra sigilo de 805 usuários do Orkut

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia aprovou nesta quarta-feira (4) a quebra do sigilo de informações pessoais de 805 usuários do Orkut suspeitos de praticar crime de pedofilia no site. A comissão, que já detém dados de acesso ao site e imagens dos álbuns dos internautas, determinou que os provedores revelem informações que permitam identificar as pessoas.

Esses usuários estão entre os detentores de 3.261 álbuns privados do Orkut que tiveram o sigilo quebrado pela CPI, fazendo com que o Google, dono do site, tivesse de entregar logs de acesso e imagens às autoridades brasileiras.

Esses internautas eram acusados de utilizar o sistema de "tranca" dos álbuns para trocar imagens contendo pedofilia, entre outros crimes. Após análise das fotos, a CPI chegou a esses 805 usuários.

Também hoje a comissão determinou a quebra de sigilo de cerca de 600 internautas que acessaram a sala de bate-papo da internet chamada "Incesto", hospedada no portal UOL.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, foi por meio da página que o tenente da Polícia Militar Fernando Neves Braz, 34, conheceu o pai-de-santo Márcio Aurélio Toledo, 36, suspeito de distribuir imagens de sexo com crianças e de oferecer programas com menores de idade. O conteúdo dos diálogos das pessoas que tiveram acesso a sala de bate-papo também devem ser enviado à CPI.

Ajuste de conduta

Nos próximos dias, a comissão deve aprovar um requerimento para convidar representantes de provedores de internet e de telefonia para uma audiência. A idéia é que essas empresas assinem um TAC (termo de ajustamento de conduta) com o Ministério Público Federal, no sentido de agilizar a liberação e a manutenção de dados para investigações sobre crimes cibernéticos. O documento deve ser nos moldes do que o Google também negocia com o Ministério Público.

Após uma audiência na comissão, o dono do Orkut se comprometeu a adotar um conjunto de medidas que coíbam crimes de pedofilia na rede.

No pacote, estão previstas ações como um filtro de imagens para impedir a divulgação de conteúdo criminoso; a preservação do registro de computadores utilizados para o acesso ao Orkut por seis meses e a disposição em firmar acordos internacionais para o combate aos crimes na internet.

da Folha Online

EVANGELHO DO DIA

Jesus e os mestres da Lei

Mc 12,38-44

Ele dizia ao povo:
- Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda!
Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali. Muitos ricos davam muito dinheiro. Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor. Aí Jesus chamou os discípulos e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.


Comentário do Evangelho

A oferta da viúva pobre

O encerramento do ministério de Jesus em Jerusalém é caracterizado pelas contundentes palavras pronunciadas contra os chefes religiosos de Israel, os quais, por detrás de suas aparências de honra e sua afirmação de prestígio e poder, escondiam sua corrupção. Jesus senta-se em frente do Tesouro do Templo para observar as pessoas que aí vinham para fazer suas ofertas. Então Jesus, denunciando a exploração do Templo, chama a atenção para uma viúva que ofereceu duas moedinhas, entre os ricos que ofereciam quantias maiores. Os ricos, parceiros dos chefes do Templo com suas riquezas ali depositadas, mantinham as aparências de generosos com suas ofertas. Aquela viúva, empobrecida, era uma explorada que ainda dava tudo que tinha, para aumentar as riquezas acumuladas naquele Tesouro.


Oração

Pai, instrui-me com tua sabedoria, para que eu saiba avaliar os gestos humanos com parâmetros divinos, e assim ser capaz de perceber o que é invisível aos nossos olhos.

IMAGEM É TUDO !

HUMOR !

Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.

(Tito 1,15)

Pedro um dia chamou Jesus para almoçar em sua casa. Pedro sabia que Jesus gostava muito de comer coxa de galinha. Mas Pedro estava com tanta fome que comeu uma das coxas de galinha.

Jesus quando foi comer olhou e disse:

- Pedro cade a outra coxa de galinha?

Pedro respondeu:

- Ah, Senhor, as galinhas dessa região só tem uma perna.

- Sério?! Perguntou Jesus admirado...

- Vamos lá ver isso! Disse Jesus.

Quando chegaram no galinheiro, já era de noitinha e as galinhas estavam como os pés encolhidos para dormir. Jesus, vendo aquilo, espantou as galinhas: - Xô .. Xô ....Xôooooo galinhas! E as galinhas com o susto caíram todas com os 2 pés no chão.

Pedro rapidamente respondeu:

- Oh! Senhor, como sempre fazendo milagres!

PROSA E POESIA


Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
A minha face?

(Cecília Meireles)