sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ASSEMBLÉIA PASTORAL DA PARÓQUIA SANTA MARIA MÃE

 
      A Primeira assembléia pastoral da Paróquia Santa Maria Mãe, foi realizada neste último domingo dia 06/02/11, na Igreja Matriz, no conjunto Santa Catarina e contou com a participação de todos os coordenadores e vice-coordenadores dos grupos, movimentos e pastorais de nossa Paróquia.

       O inicio foi marcado com a Santa Missa, e ao fim, todos se dirigiram para o salão paroquial onde foram acolhidos com muita animação. Houve meditação do evangelho e abertura oficial com o nosso pároco. Padre Sílvio, explicou que assembléia é algo presente na vida da igreja, e acrescentou: “igreja é ser comunhão e participação”. Quanto à importância, definição e como funciona uma assembléia, ficou por conta do palestrante Josailton, o qual já participou das assembléias da Regional Nordeste 2 e Arquidiocese de Natal. Um dos pontos mais importantes que ressaltou é a importância de analisar o que se fez e o que será feito, quanto as orientações, essas devem ser tomadas através das diretrizes feitas pelos Bispos, como documentos de Aparecida e diretrizes para evangelização. E que a chave principal da idéia é que nenhum plano é definitivo e não vai responder a todos os apelos e necessidades pastorais.

       Depois desse momento todos partilharam e o Pe. Silvio comandou o planejamento participativo, onde a tomada de decisões, foi decidido por todos.
      
       Eleito em assembléia:
       1. A nossa ação será abraçar duas causas sugeridas pela arquidiocese em 2011: Missão e Formação. (cada pastoral vai fazer um planejamento de duas missões para este ano e o articulador apresentará em reunião na comissão, para ser eleitas a nível paroquial)

       2. No domingo de ramos serão celebradas apenas duas missas (igreja de São Marcos e Matriz), para que assim junte um bom números de pessoas para fazer a procissão. As comunidades de Santa Catarina, Soledade I e Panorama sairão da igreja Sagrado coração de Jesus até a Matriz. As comunidades do Panatis, KM 8 e Igapó, sairão da igreja Divino Espírito Santo até a igreja de São Marcos.

       Avisos:
       1. A capela Sagrado Coração de Jesus (próximo a Escola Walter Duarte), que fica localizado no Santa Catarina, agora faz parte da paróquia de Santa Maria Mãe;

       2. Na semana Santa terá missa nas quintas e sábados em todas as capelas;

       3. Durante a quaresma terá adoração do santíssimo todas as quintas feiras nas capelas;

       4. Na sexta-feira terá a via sacra como de costume, mas em novo horário a ser definido e ao chegar na matriz não terá confissão comunitária, só a celebração. Pois as confissões agora serão individuais (Isso foi um pedido feito ainda pelo Papa João Paulo II), e só terá confissão comunitária em casos extremos;

       5. A partir de março, além da Matriz, os padres ficarão a disposição durante os dias da semana nas demais capelas para realizar confissão, visitas aos enfermos, e resolver problemas da paróquia. Os dias serão comunicados;

      
       6. Algumas datas já estão definidas. O tríduo da comunicação realizado pela Pascom, será de 04 a 06/06 e festival de música dia 07/08 juntamente com o "Missão.com";

      Ao final foram apresentados a comissão econômico/administrativo, os dois articuladores paroquial que nos representa na 11º Zonal, bem como todo os articuladores pastorais que juntos formam o CPP (Conselho Pastoral Paroquial), o qual divulgaremos os nomes em breve.

       Que Deus abençoe a todos para que permaneçam firmes na fé e comprometidos na comunhão e no serviço a comunidade.

Leandra Melo

Confira a cobertura fotográfica clicando no "continue lendo aqui" abaixo.


Vaticano diz que católicos não podem se confessar pelo iPhone

Quando a gente pensa que viu tudo...

Um dia após a provação do aplicativo para Iphone chamado “Confession”, que permitia que católicos fizessem confissões a partir do smarthphone, o Vaticano se manifestou contrário a tecnologia. Segundo um porta-voz da Igreja, o programa não pode substituir a presença física quando se admite os pecados a um padre.

Igreja Católica aprova aplicativo para iPhone que permite fiéis confessarem pecados

"Não se pode de forma alguma se confessar pelo iPhone. Isso não pode ser substituído por qualquer aplicação de TI", disse o padre Frederico Lombardi nesta quarta-feira (9).

Nesta terça-feira (8), membros do clero católico nos Estados Unidos deram sua aprovação oficial ao aplicativo. 
Segundo a Little iApps, desenvolvedora do p, o programa foi criado com a ajuda de vários padres, e teve a aprovação do bispo Kevin Rhoades da diocese de Fort Wayne, no estado americano de Indiana.

Os idealizadores dizem que o aplicativo não foi criado para substituir as confissões pessoais, mas para ajudar os católicos no processo, que geralmente envolve admitir pecados aos padres em uma cabine de confissão. 

Fonte: Infoblog