sexta-feira, 25 de junho de 2010

Charge

Santo do dia

São Máximo de Turim

Máximo nasceu depois da metade do século IV, na região do Piemonte, na Itália. Não se sabe muito sobre sua vida, mas seu legado está entre os mais importantes da Igreja.

Era discípulo de dois grandes santos: Eusébio de Vercelli e Ambrósio de Milão, sob a orientação de ambos fundou a diocese de Turim, da qual foi nomeado o primeiro bispo.

Deixou obras literárias muito respeitadas, como o livro que reuniu seus numerosos "sermões e homilias", um total de oitenta e nove. Seu estilo claro, persuasivo e de uma refinada e sutil ironia, exortava os paroquianos a unirem-se para lutar contra o exército dos bárbaros pagãos que atormentavam os pacatos habitantes.

De personalidade firme e decidida, com caráter manso e benévolo, diante da invasão dos bárbaros chegou a propor aos seus fiéis, amedrontados pela aproximação do inimigo destruidor, empunhar as armas do jejum, da oração e da misericórdia para enfrentá-lo.

Aos medrosos e acovardados, que pensavam em abandonar a cidade, pregou que seriam injustos e pífios se abandonassem a mãe no perigo, pois a pátria é sempre uma doce mãe.

Entretanto, ao tratar dos temas da doutrina dogmática, a sua palavra era uma luz que aclarava imensamente os textos bíblicos, os quais interpretava com a mais perfeita ortodoxia. Venerado como um dos Padres da Igreja pela Igreja ocidental, documentos mais recentes revelam que ele teria convocado o Concílio de Turim, na condição de primeiro bispo daquela diocese, em 398.

Morreu no ano 423, na sua querida diocese. Segundo antiga tradição local, suas relíquias ficaram escondidas por muitos séculos. Depois, perderam-se durante as várias invasões dos bárbaros e pela ação dos hereges iconoclastas no início do século IX. Finalmente, alguns poucos fragmentos dessas relíquias foram encontrados no século XVII e são conservados na catedral de Turim.

O bispo Máximo tinha uma particular veneração por são João Batista, cuja devoção incutiu aos fiéis que elegeram aquele santo como padroeiro de Turim. Por esse motivo, a Igreja marcou a festa litúrgica de são Máximo de Turim para 25 de junho, um dia após a celebração da Natividade de são João Batista.



 



Evangelho do dia

Ano C - Dia: 25/06/2010



Jesus cura um leproso

Mt 8,1-4
Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.

Comentário do Evangelho
"Eu quero, fica purificado"
Este episódio da cura do leproso aparece nos três evangelistas sinóticos. Com ele, as comunidades cristãs oriundas do Judaísmo confirmavam a fé em Jesus como aquele que superava Moisés, o qual, por sua própria intercessão, obtivera a cura da lepra de sua irmã Miriam (Nm 12,13-14), e Eliseu que, por seu conselho, proporcionara a cura do leproso Naamã (2Rs 5,9-14). Com Jesus a cura é direta (toca com a mão) e imediata, acompanhada do pronunciamento de sua palavra libertadora: "Eu quero, fica purificado". Mateus tem seu Evangelho didaticamente
organizado em torno de cinco discursos de Jesus. Ele coloca este episódio no bloco de dez milagres que sucedem ao discurso inaugural do Sermão da Montanha e preparam o discurso missionário. É característica de Mateus a interpretação de que os milagres de Jesus têm o sentido de confirmarem o anúncio feito por sua Palavra. Jesus cura por sua palavra e seu toque. Este seu gesto, dentro da sua prática comum, tem o sentido mais amplo de libertação das
multidões, as pessoas consideradas impuras e pecadoras que eram excluídas pelo sistema religioso do Templo e das sinagogas, comunicando a todos seu amor vivificante. 
 
Autor: José Raimundo Oliveira
fonte: paulinas.org

O espírito sopra onde quer !



"Nas últimas décadas, um sopro do espírito varre a Igreja, seja do lado protestante seja do lado católico. Quando sopra o vento, nada e ninguém podem detê-lo. Ao mesmo tempo, ninguém pode-lhe permanecer neutro, indiferente. Vêem daí os prós e contras frente ao crescimento dos movimentos carismáticos ou pentecostais, tanto no catolicismo como no protestantismo"...



"Uns os batizam de espiritualismo intimista e privativo, estéril e ineficaz. Outros neles encontram a razão de ser para sua trajetória cristã, com a certeza de que, finalmente, puderam encontrar o caminho..."



"Na impossibilidade de mudar os destinos do mundo e da humanidade, o melhor é escapar para outra dimensão. Resulta que, em não poucos casos, o pentecostalismo protestante ou católico se converte numa espécie de "barquinho de salvação" diante da sociedade imutável. e o mundo está perdido, mergulhado no pecado, mas eu encontrei Jesus..." 

 Pe. Alfredo J. Gonçalves  - Assessor das Pastorais Sociais.



CIDADE DO SOL E DOS BURACOS !

Natal é a cidade dos buracos... Não, a linguagem não é figurativa, referimo-nos as cavidades que se apresentam nas vias urbanas de nossa linda cidade. Eles são de todas as magnitudes: Pequena, média e de grande profundidade. São democráticos porque se apresentam em todos os bairros e regiões da cidade espacial do Brasil.

Imaginem se as chuvas estivessem castigando a nossa cidade! Sabemos que não é fácil administrar uma cidade de quase um milhão de habitantes, mas com relação aos buracos, há uma sensação que nada ou pouca coisa estão fazendo. Falta de recursos? Falta funcionários? Falta competência? A tristeza é que estes buracos não são nada comparados com os outros (buracos) que esta administração municipal está nos levando...

P.S - O BLOG GLM  protocolará reclamação à OUVIDORIA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN. Pelo menos intercederemos pelos buracos da Av. Abmael Florêncio e Av. Paulistana. Que Deus nos Ajude!


Av.Abmael Florêncio, Alvorada, Nossa Senhora da Apresentação -  
(Próximo ao IFRN da Zona Norte)

O mesmo buraco acima em perspectiva aérea (rir pra não chorar)

Buracos da Av. Paulistana, Conjunto Panatis I


NO TÚNEL DO TEMPO !

 

 

Há um ano morria o astro americano Michael Jackson. Personalidade excêntrica, bizarra, louca até, mas de talento inquestionável. O rei do pop é daquelas figuras que queiramos ou não, marcou uma era, uma época e uma geração. Ele é tão notável que a pergunta que todos fazem é a seguinte: Onde você estava quando Michael Jackson morreu?

O BLOG GLM, "testemunha ocular da história", fazia há um ano a seguinte publicação:

Michael Jackson morreu !  

Em 01 de abril de 1992 eu estava na Bélgica e lia no jornal local a seguinte machete: "Cantor americano Michael Jackson fará hoje show a céu aberto em Bruxelas". Os meus amigos me incentivaram a ir vê-lo, até porque, eu não podia perder esta oportunidade de ver o maior cantor do mundo !


Quando eu decide ir ao show, fui alvo das risadas e galhofas do pessoal, pois eu tinha acreditado em uma lorota de 1º de abril, dia mundial da mentira, pelo menos acho que no ocidente. Na Europa é muito comum os jornais embarcarem na brincadeira e publicarem mentiras para o deleite dos leitores.

Lembro disso agora, pois acabo de ler que site americano anuncia a morte do famoso Cantor Michael Jackson. Espero que seja mais um brincadeira de primeiro de abril fora de época. A veracidade da notícia ainda é duvidosa, mas, de toda forma, presto aqui a homenagem a este cantor de origem humilde, negro, polêmico, envolvido em tantas confusões, mas de indubitável talento. Se for verdade é uma triste notícia de um cantor que faz parte, principalmente, da minha infância e adolescência. Se for mentira, fica a a homenagem !

Quem nunca tentou imitar os passos do astro e não cantou "That this is thriller, thriller, Thriller night..."



Luiz Teixeira