quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS - DIA DA ESPERANÇA


Eu quero morrer de idade avançada, bem velho, bem velhinho mesmo! Mas entendam, velhinho lúcido, capaz de discenir o que é bom ou mal, bonito e feio, controlando a minha conta bancária e decidindo os rumos de minha vida. Acrescento também que na velhice eu tenha uma razoável saúde física, nada de um moribundo em uma cama "esperando a morte chegar...". Se não for assim, acho que não vale a pena sonhar com a velhice.

No meu velório, choro só se for da esposa e dos poucos filhos. Um choro comedido, nada de estardalhaço, muito próprio de quem tem remorso. Que no meu velório os amigos façam uma sincera cara de lamento, mas de sobriedade também, haja vista que para um velhinho a morte já chegou tarde. Depois contemplem a minha finitude, fiquem felizes, dêem algumas gargalhadas, contem algumas piadas, causos e providenciem que a alegria tome conta do recinto, pois velhos amigos se encontraram depois de tanto tempo; os parentes distantes mataram as saudades e, inclusive, logo um dirá:  - Tu só aparece quando morre alguém?  - Quem será o próximo pra gente se vê?  - Deus me livre!  - Vamos marcar um dia desse!" Dia este que nunca chegará a não ser na morte do próximo amigo ou parente.

O meu velório deverá ter o tempo suficiente para que as pessoas consigam me ver, para que possam pensar um pouco em nossa pequenez, fazer uma oração e ouvir a palavra de esperança e fé do Padre. Nada muito extenso, com muito falatório, elogios que só a morte tem o condão de suscitar. Se for para enaltecer as poucas qualidades que tenho, preferível o silêncio obsequioso que nos leva a oração e intercessão necessárias a quem se despediu desta vida e se encontra com a personificação do amor.

Depois me levem em um cortejo rápido, a não ser que queiram os meus amigos e parentes conversarem um pouco mais, até porque, só se verão no próximo enterro e se forem os deles próprios? Não se pode dar "sopa pro azar!". Quando me enterrarem, prefiro estes túmulos modernos onde não há contato com a areia. Vai que é preciso chegar em outra dimensão com o corpo intacto! Melhor se precaver. Cremação? Cruz credo !

Espero que meu semblante seja de alguém que acabou de ver algo maravilhoso! Um lugar ou uma pessoa muito amada! Sabe aquele ar de riso da Gioconda de Da Vinci ? É mais ou menos assim. Acho que consolaria também alguns que insistissem em não querer ver a minha partida.

Eu quero, eu quero, eu quero. Como sou prepotente! O que relato nada mais é do que a esperança que Deus me conceda uma boa morte e uma vida longa, abundante e intensamente feliz. É o que desejo a todos !


Luiz Teixeira

CHARGES

CRIME, VIOLÊNCIA E PRECONCEITO !


OAB reage a ataque ao Nordeste no Twitter


A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) entra hoje, na Justiça de São Paulo, com representação criminal contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.

No domingo à noite, usuários da rede de microblogs começaram a postar mensagens ofensivas ao Nordeste, relacionando o resultado à boa votação de Dilma na região.

A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das que teriam iniciado os ataques.

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.
Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: “Nordestino não é gente. Faça um favor a 
SP, mate um nordestino afogado!” (imagem).

Do Blog de  Ricardo Noblat

Desafios para a Presidenta Dilma Rousseff

Celebramos alegremente a vitória de Dilma Rousseff. E não deixamos de folgar também pela derrota de José Serra que não mereceu ganhar esta eleição dado o nivel indecente de sua campanha, embora os excessos tenham ocorrido nos dois lados. Os bispos conservadores que, à revelia da CNBB, se colocaram fora do jogo democrático e que manipularam a questão da descriminalização do aborto, mobilizando até o Papa em Roma, bem como os pastores evangélicos raivosamente partidizados, sairam desmoralizados.

Post festum, cabe uma reflexão distanciada do que poderá ser o governo de Dilma Rousseff. Esposamos a tese daqueles analistas que viram no governo Lula uma transição de paradigma: de um Estado privatizante, inspirado nos dogmas neoliberais para um Estado republicano que colocou o social em seu centro para atender as demandas da população mais destituida. Toda transição possui um lado de continuidade e outro de ruptura. A continuidade foi a manutenção do projeto macroeconômico para fornecer a base para a estabilidade política e exorcizar os fantasmas do sistema. E a ruptura foi a inauguração de substantivas políticas sociais destinadas à integração de milhões de brasileiros pobres, bem representadas pela Bolsa Familia entre outras. Não se pode negar que, em parte, esta transição ocorreu pois, efetivamente, Lula incluiu socialmente uma França inteira dentro de uma situação de decência. Mas desde o começo, analistas apontavam a inadequação entre projeto econômico e o projeto social. Enquanto aquele recebe do Estado alguns bilhões de reais por ano, em forma de juros, este, o social, tem que se contentar com bem menos.

Não obstante esta disparidade, o fosso entre ricos e pobres diminuiu o que granjeou para Lula extraordinária aceitação.

Leonardo Boff - Teólogo e escritor 


O legado de Lula em minha vida

Filho de pobre, de retirantes nordestinos que tentaram a vida em São Paulo sem sucesso; morador do outro lado do rio; aluno de escola pública, ruim desde sempre; usuário do posto de saúde, quantas vezes de madrugada minha mãe sofreu com as poucas "fichas"; dinheiro curto; inflação e total falta de perspectiva...

Naquele contexto foi que ouvi e vi pela primeira vez na tevê o "sapo barbudo". Aquele homem raivoso, de português deprimente, deselegante, mas corajoso, pobre, nordestino e lutador. Falava de nossas dificuldades, falava como eu; tinha os problemas que eu tinha; era um dos nossos... Não deu outra: Identifiquei-me com aquele pernambucano às custas de desentendimentos com os meus pais que, como outros, pobres também, discriminava o torneiro mecânico.

Quando ele assumi a presidência, chorei como milhões de brasileiros que se via, até que enfim, no poder. Agora tudo vai mudar! Os pobres terão vez ! Aqueles famosos e famigerados nomes da política nacional serão extirpados e tudo será novo!

Primeiros meses: Ansiedade. Primeiro ano: Surpresa. Primeiros anos: Estupefação. Primeira gestão: O choque com o real ! Da espera à frustação e revolta de muitos... Alguns se decepcionaram a ponto de se debandarem; outros respiraram fundo e refletiram o porquê do antigo sindicalista caminhar por este caminho...

Canalha ! Canalha! Cadê a revolução socialista? Por que pagar esta dívida !? E o apoio dessa gente que era os nossos adversários ? Não acredito! Que vergonha e constrangimento ! Os banqueiros ganham dinheiro como nunca e os juros continuam exorbitantes.

O que deveríamos fazer era sermos a Venezuela, a Bolívia, o Equador... Implantar a ferro e fogo as transformações sociais. Se não tiver apoio, que não se negocie com o Congresso vendido ! Intervenção total na economia e luta de classes!  Declaremos guerra contra a elite !

Seria aquele o melhor caminho? A convulsão social, a instabilidade econômica e política; o desprestígio na comunidade internacional ? A divisão da sociedade brasileira? O operário achou que não! Pragmaticamente entendeu como ninguém a sociedade brasileira e não se seduziu pelos radicalismos . Consequencia: Vivemos em um país melhor; de menos pobreza, de maiores oportunidades; os movimentos sociais têm vez ; somos respeitados internacionalmente e de economia pujante, uma das maiores do mundo. Ainda temos muito o que fazer, mas avançamos!

Com ele aprendi ainda mais a complexidade da vida em sociedade... Lula acabou com os meus "sonhos"... Lula acabou com a minha ideologia.


Luiz Teixeira

Teatro do Midway será inaugurado com show de Roberto Carlos




Natal vai ganhar um novo ponto de cultura a partir do dia 9 de dezembro, quando será inaugurado, no Shopping Midway Mall, o Teatro Riachuelo. O show de abertura do novo espaço cultural da capital potiguar  será só para convidados e contará com a presença do rei Roberto Carlos.

De acordo com a assessoria do teatro, já nos próximos dias 19 de 26 de novembro serão realizados dois shows em caráter de teste. Segundo a assessoria, a cantora Elba Ramalho e o cantor Jorge Vercillo farão apresentações que servirão como teste acústico da casa.
Os shows custarão R$ 80 e R$ 40 (meia) cada e os ingressos estão à venda na La Femme Lingerie.

Fonte: DNonline