quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O legado de Lula em minha vida

Filho de pobre, de retirantes nordestinos que tentaram a vida em São Paulo sem sucesso; morador do outro lado do rio; aluno de escola pública, ruim desde sempre; usuário do posto de saúde, quantas vezes de madrugada minha mãe sofreu com as poucas "fichas"; dinheiro curto; inflação e total falta de perspectiva...

Naquele contexto foi que ouvi e vi pela primeira vez na tevê o "sapo barbudo". Aquele homem raivoso, de português deprimente, deselegante, mas corajoso, pobre, nordestino e lutador. Falava de nossas dificuldades, falava como eu; tinha os problemas que eu tinha; era um dos nossos... Não deu outra: Identifiquei-me com aquele pernambucano às custas de desentendimentos com os meus pais que, como outros, pobres também, discriminava o torneiro mecânico.

Quando ele assumi a presidência, chorei como milhões de brasileiros que se via, até que enfim, no poder. Agora tudo vai mudar! Os pobres terão vez ! Aqueles famosos e famigerados nomes da política nacional serão extirpados e tudo será novo!

Primeiros meses: Ansiedade. Primeiro ano: Surpresa. Primeiros anos: Estupefação. Primeira gestão: O choque com o real ! Da espera à frustação e revolta de muitos... Alguns se decepcionaram a ponto de se debandarem; outros respiraram fundo e refletiram o porquê do antigo sindicalista caminhar por este caminho...

Canalha ! Canalha! Cadê a revolução socialista? Por que pagar esta dívida !? E o apoio dessa gente que era os nossos adversários ? Não acredito! Que vergonha e constrangimento ! Os banqueiros ganham dinheiro como nunca e os juros continuam exorbitantes.

O que deveríamos fazer era sermos a Venezuela, a Bolívia, o Equador... Implantar a ferro e fogo as transformações sociais. Se não tiver apoio, que não se negocie com o Congresso vendido ! Intervenção total na economia e luta de classes!  Declaremos guerra contra a elite !

Seria aquele o melhor caminho? A convulsão social, a instabilidade econômica e política; o desprestígio na comunidade internacional ? A divisão da sociedade brasileira? O operário achou que não! Pragmaticamente entendeu como ninguém a sociedade brasileira e não se seduziu pelos radicalismos . Consequencia: Vivemos em um país melhor; de menos pobreza, de maiores oportunidades; os movimentos sociais têm vez ; somos respeitados internacionalmente e de economia pujante, uma das maiores do mundo. Ainda temos muito o que fazer, mas avançamos!

Com ele aprendi ainda mais a complexidade da vida em sociedade... Lula acabou com os meus "sonhos"... Lula acabou com a minha ideologia.


Luiz Teixeira

Um comentário:

Antonio Carlos disse...

Boa reflexão, camarada!