segunda-feira, 29 de março de 2010

ECONOMIA: TRÊS USOS DO DINHEIRO

O tema da Campanha da Fraternidade 2010 poderia ter sido melhor trabalhado, melhor estudado, melhor refletido, melhor debatido, melhor apresentado ao povo - Paróquia Santa Maria Mãe, em especial à Capela São Marcos - mas não o fizemos ! Senhor, tende Piedade de todos nós !



A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, vai propor que as milhares de comunidades cristãs, paroquiais e de base discutam o tema: Economia e Vida, tema central devido à crise econômica mundial que deixou mais de 60 milhões de desempregados.

Trata-se de resgatar o sentido originário da economia como a atividade destinada a garantir a base material da vida pessoal, social e espiritual. Ela não pode ocupar todos os espaços, como ocorreu nos últimos decênios.

A sociedade mundial virou uma sociedade de mercado e todas as coisas, do sexo à SS. Trindade, viraram mercadorias com as quais se pode ganhar dinheiro. A economia é parte de um todo maior.
Para facilitar a compreensão, distingo três espaços da atividade humana, um dos quais é ocupado pela economia. Em primeiro lugar somos seres de necessidade: precisamos comer, beber, ter saúde, morar e outros serviços. Nisso, todos dependemos uns dos outros para atender a esta infra-estrutura. É o campo da economia. Em segundo lugar somos seres de relação: colaboramos com os outros, instauramos direitos e deveres, observamos leis e juntos construímos o bem comum. É o lugar da política. Por fim, somos seres de criação: cada pessoa possui habilidades, não só reproduz o que está ai, mas cria, exerce sua liberdade e faz a sociedade avançar. É o âmbito da cultura. Todas se entrelaçam, mesmo com conflitos que não invalidam esta estrutura básica.

Vamos nos concentrar num capítulo fundamental da economia que é o uso do dinheiro. No começo não havia dinheiro, mas a troca: eu lhe dou um kg de arroz e você me dá três garrafas de leite. Reinava a relação direta e a confiança de que as trocas eram justas. Mas ao sofisticar-se a sociedade, entrou o dinheiro como meio de troca. E aí surgiu um risco, pois dinheiro significa poder que obedece a esta lógica: "quem não tem quer ter; quem tem diz: quero ter mais; e quem tem mais diz: nunca é suficiente". Ai surge a especulação que é ganhar sem trabalhar, dinheiro fazendo dinheiro.

Mas, o dinheiro tem três usos legítimos: para comprar, para economizar e para doar. Dinheiro para comprar é necessário para o consumo daquilo que precisamos. Mesmo assim devemos sempre colocar a pergunta: compro por que preciso ou por que sigo a propaganda ou a moda? Quem fabrica, explora os funcionários? Ao produzir, respeita os direitos humanos e a natureza ou polui e usa demasiados pesticidas? Esse dinheiro é para o hoje.

O segundo uso do dinheiro é aquele para economizar. É coisa para o amanhã. Não sabemos as voltas que a vida dá: doença, desemprego, aposentaria insuficiente. Muitos nem conseguem economizar; pois, consomem tudo na sobrevivência. Mas se sobrar, onde colocar este dinheiro? Deixá-lo no colchão é dinheiro morto que nada produz. Aqui surgem os bancos que guardam o dinheiro. Fazem-no render, ao emprestá-lo a quem quer produzir e que não dispõe de capital próprio. Este recebe o dinheiro como empréstimo; mas, faz rendê-lo na produção, paga algum juro ao banco que repassa uma parte ao dono do dinheiro. Uma pessoa consciente quer saber para quem o dinheiro é emprestado: para construir armas, para apoiar empresas que devastam a natureza? Extraordinária é a decisão em Bangladesh e no Brasil de criar o microcrédito para apoiar pobres que querem produzir.

O terceiro uso do dinheiro é para doar. O dinheiro não é para a acumulação; mas, para a circulação. Se atendo com suficiência e decência minhas necessidades, se tenho economias que me dão certa tranquilidade para futuro, se tenho garantido o bem-estar e certo futuro à família, a doação é um ato de grande desprendimento. Expressa a gratidão pelo dom da vida, da saúde, do amor recebidos dos outros. É altamente ético doar para os flagelados do Haiti, para apoiar projetos de combate à prostituição infantil ou creches para populações da periferia. E aí, sentimos que ao dar, recebemos a alegria impagável de ter feito o bem e de ter amado o outro.

Leonardo Bof - Teólogo, filósofo e escritor

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Domingo (28/03/2010) em nossa capela (São Marcos) foi realizado o encerramento da Campanha da Fraternidade 2010 pelo Grupo Luz do Mundo. Era para ser uma celebração com a participação popular  presidida pelo Diácono João Manoel, mas, graças a Deus, foi uma celebração sui generis da palavra, do diálogo, da reflexão e da partilha. 
O Diácono João Manoel guiou a reflexão e instigou os participantes a testemunharem sobre as experiências vividas nesta Quaresma e o aprendizado sobre o tema "Fraternidade e Economia". Dentre os ensaios e relatos ouvidos, uma verdade foi a tônica: Como é importante o trabalho missionário e o contato com o povo. 

Que este ou no próximo ano, nos organizemos, cada vez mais, para estarmos próximo do povo e "longe da Igreja".


  O Diácono João Manoel promovendo o debate

               Diácono João Manoel: "Somos um povo sacramentalizado e de pouca prática"

 
     Parabéns ao único cristão/cidadão, representante da comunidade, que compareceu a celebração

 Que o tema da Campanha da Fraternidade não termine por aqui... 
Ainda podemos fazer muito mais !

Doação de sangue

Doe_Sangue_BANNERA arquidiocese de Natal (RN) e o Hemonorte (Banco de Sangue da cidade) firmaram parceria para a realização de uma campanha de doação de sangue, durante a semana santa, com o tema "Eu vim para que todos tenham vida", que é o lema do arcebispo, dom Matias Patrício de Macêdo. 
A campanha será realizada nos dias 29 a 31 deste mês.
"Nós vamos disponibilizar a estrutura da Paróquia da Catedral, no subsolo, para a coleta do sangue. A Igreja compreende que doar sangue, além de ser uma necessidade, é também um sinal da solidariedade", comenta o pároco da catedral de Nossa Senhora da Apresentação, padre Aerton Sales da Cunha. O arcebispo, dom Matias, no folder da campanha, apela: "façamos nosso gesto concreto, doando vida com o nosso próprio sangue. Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade com aquele que precisa".

Os pontos de coleta de sangue são: o Hemonorte, na Avenida Alexandrinho de Alencar, 1800, Tirol; Casa da Cidadania, na Avenida Paulistana, Zona Norte de Natal; e a Catedral Metropolitana, na Avenida Deodoro da Fonseca, no centro da capital.

Mais informações na paróquia da Catedral ou pelo telefone: (84) 3615-2800.

CNBB

Inscrições para concurso de professores em Natal começam hoje

Começam nesta segunda-feira (29) e prosseguem até o próximo dia 13/4 as inscrições do processo seletivo que a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação, está abrindo para a contratação de 139 professores na rede municipal de Educação. O edital já havia sido publicado no Diário Oficial do Município desde o dia 17 passado.

Estão sendo oferecidas vagas para Educação Física, Língua Inglesa, Artes, Matemática, Ensino Religioso e, atendendo à política pública de inclusão social realizada por esta gestão, também vagas para Libras (tanto para intérprete como para tradutor).

As inscrições podem ser feitas pela Internet, no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e na Microlins Lagoa Nova, situada à Avenida Prudente de Morais, nº 3446.

Continue lendo aqui.