Na liturgia de hoje, na oração da assembléia, quando elevamos os nossos pedidos a Deus, a Igreja, em sua sabedoria, faz a seguinte prece: " Para que Deus abençõe as autoridades políticas do país, do estado e do município, rezemos: Abençoai vosso povo, Senhor.
Hoje tomou posse na cidade do Natal/RN a nova prefeita, Sra. Micarla de Souza Weber (PV). Com ela a esperança de que sua autoridade, de fato, esteja a serviço dos mais pobres como ela ressaltou em seu discurso de posse.
Não é fácil governar governar a capital dos potiguares com vários problemas sociais, principalmente, os concernentes a área da saúde, educação e preservação do meio ambiente. Os desafios são vários e os recursos são parcos.
A prefeita Micarla de Souza muito falou de saúde pública, como bandeira de sua gestão, e sonhamos que ela obtenha sucesso, pois o povo mais carente de nossa cidade precisa e espera dela ações concretas nesta área. No entanto, outras promessas foram feitas e rezamos para que sejam cumpridas.
Eu entendo que as promessas de campanha devam ser consideradas cláusulas de um contrato que vincula o candidato a sua prática como gestor público. Um gesto de cidadania que todo cristão deveria ter é cobrar do administrador público que a conduta dele seja pautada naquelas promessas feitas em campanha.
Uma maneira de ajudar a quem governa, como também, de "preservar" a racional destinação dos recursos públicos, é o acompanhamento que nós devemos fazer de quem administra a res publica (coisa do povo), ou seja, sermos verdadeiramente cidadãos.
Para ajudar aos nossos leitores cidadãos, relembro as promessas da Prefeita Micarla de Souza e pedimos a Deus que ele abençoe o seu povo.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".
Luiz Teixeira.