segunda-feira, 2 de março de 2009

GRUPÃO DE 01 DE MARÇO DE 2009




Desde quarta-feira de cinzas, nós cristãos católicos, começamos a nossa preparação para a Páscoa. Neste tempo quaresmal a Igreja nos convida a viver o jejum, a caridade e a esmola. Durante a quaresma, desde 1962, a Igreja Católica do Brasil realiza a Campanha da Fraternidade que neste ano o tema versa sobre a Fraternidade e a Segurança Pública - "A paz é Fruto da Justiça".

O Grupo Luz do Mundo há mais de dez anos vive este momento da quaresma com intensidade. No começo fazíamos as reuniões nas casas, como hoje também. No entanto, há pelo menos cinco anos o nosso trabalho de atender ao chamado da Igreja vem se expandindo e, além dos nossos momentos de formação interna, hoje procuramos contribuir com nossa Paróquia e nos dispomos a chamar a atenção da comunidade. Então realizamos Palestras voltadas à comunidade, Cinema na Comunidade , reflexão do tema em nosso site/blog e outros gestos concretos que simbolizam a nossa maneira de viver o Cristo, como também, o período quaresmal.

A nossa caminhada nesta CF começou neste final de semana onde percorremos todas as capelas de nossa paróquia (Panorama, Soledade, Igapó, Panatis I e Matriz) e como dizia o nosso pároco: "Este grupo está preocupado em divulgar o tema da campanha". De fato divulgamos, principalmente, o encontro de reflexão sobre o tema que se realizará no dia 07/03/2009 às 19h no Centro Pastoral.

Vivamos com alegria a quaresma, dando exemplo de comprometimento e procura do saber sobre as coisas importantes da vida. Que Deus nos abençõe nesta semana e que tudo dê certo em nossas atividades nesta CF 09.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES / CF 2009

GRUPO LUZ DO MUNDO

MARÇO
DIA / ATIVIDADES

01 GRUPÃO – Apresentação do tema CF 2009
07 CF 2009 – Palestra: Apresentação do tema CF 2009 em nível paroquial (sábado) no Centro Pastoral São Marcos
08 CF 2009 – Reuniões nas casas
14 CF 2009 – Cinema na Comunidade (sábado)
15 CF 2009 – Reuniões nas casas
21 CF 2009 - Palestra alusiva ao tema da CF 2009 (sábado)
22 CF 2009 – Reuniões nas casas
28 CF 2009 – Cinema na Comunidade (sábado) – a sessão realizar-se-á no km 8
29 CF 2009 – “GESTO CONCRETO alusivo a CF 2009


CONJUGADOR DE VERBOS!

Pessoal, com apenas dois toques você pode conjulgar 280.000 VERBOS.





EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 02/03/2009



No entardecer da vida, o juízo sobre o amor
Mt 25,31-46

Jesus terminou, dizendo: - Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar." - Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?" - Aí o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram." - Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim." - Então eles perguntarão: "Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?" - O Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar."

Comentário do Evangelho
Como se conquista o Reino de Deus

Este texto de Mateus é precioso pela clareza com que revela a realidade da presença do Reino de Deus já entre nós. O Filho do homem que já veio é Jesus, a partir de sua concepção. A nova vinda do Filho do homem se dá quando nos fazemos próximos e solidários de nossos irmãos, particularmente dos carentes e necessitados. É o acontecimento escatológico em andamento. Quando damos de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, quando acolhemos os sem-teto, visitamos os doentes e os encarcerados, quando libertamos os oprimidos e promovemos a vida, com amor, realiza-se nosso encontro com Jesus, Filho de Deus, que nos comunica a vida divina e eterna.