sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

FRASE DO DIA



"Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos."
(Antonio Gramsci)

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 05/02/2010



A morte de João Batista
Leitura orante


Mc 6,14-29


O rei Herodes ouviu falar de tudo isso porque a fama de Jesus se havia espalhado por toda parte. Alguns diziam:
- Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado! Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
Outros diziam que ele era Elias. Mas alguns afirmavam:
- Ele é profeta, como um daqueles profetas antigos.
Quando Herodes ouviu isso, disse:
- Ele é João Batista! Eu mandei cortar a cabeça dele, e agora ele foi ressuscitado!
Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!"
Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo.
Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça:
- Peça o que quiser, e eu lhe darei.
E jurou:
- Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!
Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu:
- Peça a cabeça de João Batista.
No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu:
- Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. 

Comentário do Evangelho

Apelo à conversão

João Batista teve uma influência fundamental no ministério de Jesus. Foi após o contato e o batismo de João que Jesus decide formar seu discipulado, iniciando seu ministério itinerante. Dedica-se, então, à proclamação do Reino de Deus com o apelo à conversão à prática da justiça, assumindo o anúncio temático de João. Nesta narrativa do martírio de João, temos também um elo com a paixão e morte de Jesus. São as elites do Judaísmo, presentes entre os "ilustres" da corte e os "grandes" da Galileia, que articulam, junto ao poder romano, representado por herodes, a morte daqueles que são considerados uma ameaça para o seu poder.

Autor: José Raimundo Oliva 
Fonte: paulinas.org

Senac abre hoje inscrições para mais de duas mil vagas em cursos grátis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio Grande do Norte abre hoje inscrições para 2.050 vagas para cursos gratuitos. Voltados para pessoas com renda média de até 1,5 salário mínimo (R$ 765), os treinamentos serão realizados em Natal, Parnamirim, Macaíba, Assu, Mossoró e Caicó, em diversas funções nas áreas de comércio e serviços. Aberto até o dia 21 deste mês, o cadastro dos interessados pode ser feito pelo site da entidade - www.rn.senac.br . São cursos que vão preparar o aluno para ocupações como cabeleireiro, manicure, frentista, guia de turismo e técnico em podologia (veja quadro ao lado).

Os cursos integram o Programa Senac Gratuidade (PSG), implantado em 2009 no Rio Grande do Norte. Resultante de um acordo firmado em julho de 2008 com o governo federal, ratificado por força de Decreto-Lei, o PSG atribuiu ao Senac o compromisso de ampliar a oferta de vagas gratuitas nos cursos de formação inicial e continuada e de educação técnica de nível médio, incluindo aprendizagem.

Além de possuir renda de até 1,5 salário mínino (R$ 765), o interessado deve preencher os requisitos do índice PSG, que estabelece uma pontuação para priorizar o preenchimento das vagas oferecidas. Os critérios levam em consideração a condição de trabalho do aluno (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego); a condição física do candidato (se tem deficiência); a escolaridade (se é egresso ou está matriculado na educação básica); a quantidade de membros da família; e, por fim, se o mesmo já foi beneficiado pelo programa ou por outro treinamento gratuito oferecido pelo Senac. 
 Continue lendo aqui

Informação falsa em currículo poderá ser punida com prisão

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6561/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que tipifica como crime informações falsas em currículo. A proposta, que modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40), estabelece pena de dois meses a dois anos de detenção.
Segundo o projeto, passa a constituir crime falsificar currículo, no todo ou em parte, ou alterar o teor de currículo verdadeiro, inserindo informação falsa. Será enquadrado nessa conduta quem falsificar currículo para satisfazer interesse pessoal, causar dano a terceiro ou para habilitar alguém a obter cargo, emprego ou qualquer outra vantagem.
O autor lembra que, atualmente, o Código Penal não prevê punição específica para falsidade em currículos. O código já estabelece, no entanto, diversas penas para casos de falsidade documental, como reclusão de um a cinco anos para quem falsificar documento particular.
Carlos Bezerra afirma que a sua proposta é necessária porque os currículos têm sido alvos frequentes de falsificação para obtenção de vantagens indevidas ou para causar prejuízos a terceiro.

Da Agência Câmara