terça-feira, 1 de julho de 2008

COMUNICADO

Amigos e irmãos leitores:

Nesta última semana, vocês perceberam a diminuição de publicações. Na realidade tivemos problemas técnicos que nos impediram de desempenhar o nosso trabalho a contento. Passada a turbulência, voltamos a todo vapor com este nosso espaço de reflexão, oração, cultura e amizade.
Obrigado pela compreensão e não economizem nos recados, críticas e sugestões.

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 01/07/2008



Jesus acalma uma tempestade

Mt 8,23-27

Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:
- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? - respondeu Jesus. - Como é pequena a fé que vocês têm!
Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!


Comentário do Evangelho

Jesus questiona a fé dos discípulos

A cena dos discípulos navegando em um barco sobre o mar agitado aparece duas vezes nos evangelhos de Marcos e de Mateus. Pode-se supor a existência de uma tradição com este tema, que circulava entre as primeiras comunidades de discípulos. No evangelho de hoje esta cena antecede a narrativa da ação missionária no território gentílico da Decápole, do outro lado do Mar da Galiléia. A outra cena do barco no mar agitado, quando Jesus anda sobre as águas, é apresentada depois da narrativa da partilha dos pães entre Jesus e as multidões (cf. 5 abr.).
Estando o barco com os discípulos ameaçados, Jesus dormia. O sono de Jesus não indica passividade ou omissão, mas abandono confiante nas mãos do Pai. As palavras com que os discípulos dirigem-se a Jesus, "Senhor, salva-nos, estamos perecendo!", é uma forma de oração. Jesus destaca a importância da fé, a qual remove o medo. É um estímulo à ação missionária da Igreja.
A Palavra de Jesus é eficaz. "Até os ventos e o mar lhe obedecem". Nossas comunidades são chamadas a enfrentar, com fé, a resistência e as ameaças dos poderosos deste mundo, colocando-se a serviço da vida, da justiça e da paz.

Oração
Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida.


Grupão de 28 de junho de 2008

Na noite de domingo, dia de São Pedro e São Paulo, reservamos um espaço para estudarmos LITURGIA. Foi uma noite de muito aprendizado, participação e alegria. Em nome da pessoa de Roberto e Adailton parabenizamos a todos que colaboraram com este grande encontro, rico em oração e estudo.



13% do vereadores têm “ficha suja”, diz Transparência Brasil

RIO DE JANEIRO - Pesquisa da organização não-governamental Transparência Brasil, divulgada nesta segunda-feira, mostra que ao menos 13% dos vereadores das capitais brasileiras têm a ficha suja. O levantamento mostra que dos 709 vereadores atualmente em exercício nas capitais brasileiras, pelo menos 89 têm ocorrências na Justiça ou foram punidos por Tribunais de Contas.

De acordo com o projeto Excelências, que conta com informações de todos os vereadores das 26 capitais, o número de políticos envolvidos em irregularidades pode ser maior, já que em Tribunais de Contas e Tribunais de Justiça de alguns Estados não é possível ter acesso, pela internet, a informações sobre os processos.

Segundo o levantamento, Goiânia é a capital com o maior índice de vereadores réus ou punidos por Tribunais de Contas, atingindo um percentual de 32%. Porto Velho vem em segundo lugar com 25% dos vereadores em exercício. Em seguida vêm São Paulo, João Pessoa e Manaus. Nessas três cidades, 24% dos vereadores têm a fichasuja”.

Outras três Câmaras de capitais contam com ao menos 15% de seus integrantes nessa categoria: Belém, Palmas e Boa Vista. Onze Câmaras têm menos de 10% de seus integrantes com problemas na Justiça. Porém, em quatro desses locais (Macapá, Teresina, Aracaju e Maceió), é dificultado o acesso ao respectivo Tribunal de Justiça ou Tribunal de Contas. Portanto, o número de ocorrências pode ser maior no caso dos vereadores dessas cidades.

Projeto Excelências

Os dados da pesquisa estão disponíveis no site do projeto Excelências. As últimas câmaras de vereadores incluídas foram as de Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que sequer possuem um portal na internet.

A Transparência Brasil informou que “apesar da dificuldade para se ter acesso a informações na maioria das Câmaras Municipais, o projeto Excelências vai monitorar o comportamento de seus ocupantes.”
Ao todo, são mais de 2,2 mil parlamentares brasileiros no portal Excelências. Além de mais de 700 vereadores, o projeto reúne informações sobre todos os deputados estaduais, senadores e deputados federais.

A ONG informa que muitos desses parlamentares serão candidatos a cargos municipais em outubro e por isso é importante que o eleitor recolha informações sobre esses políticos, para conhecer melhor quem pedirá seu voto.

No projeto, cada parlamentar tem uma ficha, onde há dados como processos na Justiça, citações em matérias jornalísticas sobre corrupção, cargos relevantes ocupados no passado, afinidades e grupos de interesse, histórico de filiações partidárias e perfil do financiamento eleitoral.

FONTE: Transparência Brasil


Confira o levantamento exclusivo dos parlamentares federais que respondem a processos na Justiça.


SESSÃO BOA MÚSICA !

Terminou os festejos juninos, mas nós continuamos a homenagear os grandes nomes da cultura nordestina. Desta vez, salve, salve, PATATIVA DO ASSARÉ. O poeta cearense que cantou o sertão, falou de nossas tradições e foi a voz que nos ajudou a ter consciência de que é preciso lutar para que o nordestino viva com dignidade, como verdadeiro filho de Deus. Leiam, assistam os filmes e descubram este grande homem que nos enche de esperança e é um exemplo de verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Apreciem sem moderação !


Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, (Assaré, 5 de março de 1909 — 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

Uma das principais figuras da poesia oral nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai quando tinha oito anos de idade, passa a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local por apenas alguns meses onde é alfabetizado. Mesmo antes disso já compunha versos próprios, que ele decorava. Aos dezesseis anos sua mãe vende uma ovelha e lhe dá sua primeira viola. À partir dessa época, começa a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Patativa do Assaré foi a voz não só do sertanejo nordestino e dos trabalhadores rurais; mas de todos os injustiçados, marginalisados e oprimidos. Sua poesia, embora enraizada no sertão nordestino, é ao mesmo tempo universal por representar o sentimento de uma classe social com a autenticidade de quem é ‘do povo’. Além de poeta popular, foi cantador, violeiro, improvisador, poeta de bancada e também escreveu cordéis (apesar de não se considerar um "cordelista").

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.

Patativa transitava entre ambos os campos com uma facilidade camaleônica e capacidade criadora e intelectual ainda não totalmente compreendidas pelo meio acadêmico. Sua obra, de dimensão tanto estética quanto política, aborda diferentes temas e possui outras vertentes além da social/militante; como a telúrica, religiosa, filosófica, lírica, humorística/irônica, motes/glosas, entre outras.