quarta-feira, 25 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 25/06/2008



Os falsos profetas

Mt 7,15-20

- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. 1A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.


Comentário do Evangelho

A árvore e seus frutos

A figura dos "falsos profetas" é encontrada na tradição profética de Israel. Aos profetas identificados com as causas populares se contrapunham os profetas aduladores da corte real ou do poder sacerdotal. Quando Mateus compõe seu evangelho, na década de 80, os chefes das sinagogas tinham decidido expulsar os judeu-cristãos, que até então permaneciam em seu convívio. Nas comunidades de Mateus, havia o conflito entre discípulos que preferiam o retorno às sinagogas e discípulos que permaneciam unidos às comunidades. Os falsos profetas seriam aqueles que se mantinham fixados nas expectativas messiânicas das sinagogas, deixando de reconhecer em Jesus a novidade da revelação de Deus.
O tema da árvore e seus frutos já está presente na pregação de João Batista dirigido aos fariseus e saduceus, integrantes da cúpula de poder de Israel. São convidados a produzir bons frutos, pois o machado está posto à raiz de toda árvore que não produz bons frutos (Mt 3,10). Os verdadeiros profetas são aqueles cujos frutos é o dom de sua vida, restaurando a vida no mundo e construindo a solidariedade na comunhão de amor e vida de Deus.

Oração
Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.

Parlamento caboclo

Neste ano de eleição, por sinal, esta semana todos os partidos têm que escolher os seus candidatos em suas convenções, é preciso abrir os olhos para o que acontece em nossa volta, principalmente quando se refere aos nossos políticos. Um Cristão não pode ser um alienado a imaginar que não precisa se envolver com a política para mudar este mundo. A política é a arte da promoção do bem comum, dever de todo seguidor de Jesus Cristo.

Publicamos editorial do
O Estadão muito reflexivo sobre nossa realidade. Apreciem !

"Um estudioso que se dedicasse a pesquisar, pelas democracias do mundo, as características próprias dos Parlamentos, com certeza detectaria três originalidades do Legislativo brasileiro. Verificaria, logo de saída, que, ao contrário do que acontece nas Casas legislativas de outros países, onde os parlamentares, sempre sentados em seus lugares, ouvem os colegas que falam da tribuna, sem conversas paralelas, no Parlamento brasileiro ninguém fica sentado. Os parlamentares se aglomeram no centro do plenário, formam rodinhas de conversas, falam em seus celulares e, a não ser em sessões excepcionais (como as de cassação de mandato), demonstram nem estar ouvindo o orador do momento. Até os presidentes das Casas, aos quais são dirigidos os pronunciamentos, muitas vezes se mostram inteiramente voltados para conversas com seus auxiliares, ou sabe-se lá com quem, em seus celulares.

A segunda característica do exclusivo Parlamento caboclo - o que pode ser testemunhado por quem tenha a paciência de assistir, de vez em quando, às sessões legislativas pelos canais de televisão das Casas - são as freqüentes, insistentes, irrelevantes, insignificantes homenagens. A única atividade em que o Senado da República tem sido pródigo é na realização de sessões comemorativas, ou homenageantes, com uma média de três por semana.

... E aqui chegamos à terceira característica exclusiva do Parlamento nacional: trata-se, indiscutivelmente, de um recordista mundial de recessos. Depois de quase dois meses dedicados a votar medidas provisórias e a indicação - sempre algo de iniciativa do governo - de embaixadores e autoridades, o Senado vai parar. O presidente Garibaldi Alves anunciou que os líderes decidiram adotar o recesso branco na semana que vem. Assim, não haverá votações nem desconto no salário dos ausentes.

A razão desse recesso branco? Festas juninas e eleições... As votações no Senado só serão retomadas no dia 1º de julho - e no dia 18 já começa o recesso de meio de ano, que vai até o dia 4 de agosto. Enquanto isso, há uma pauta à espera de votação com 83 propostas, mas que nem deve ser examinada este ano porque o Planalto se incumbe de impor seu filtro seletivo, fazendo entrar para deliberação apenas projetos de seu interesse - como, por exemplo, é o caso da defunta CPMF ressuscitada sob a alcunha CSS.

E a questão da emenda que reduz a maioridade penal, tão importante para equiparar a legislação criminal brasileira às das democracias civilizadas do mundo e reduzir o brutal desrespeito à vida humana vigente neste país? E o projeto de facilitar o exame dos vetos presidenciais, capaz de restabelecer a autonomia da atividade legislativa, que se tornou ancilar do poderoso Executivo? E as denúncias de Denise Abreu sobre a "facilitação" da venda da Varig? Ora, são questões que interessam muito mais à sociedade do que aos governos. Então, recesso nelas!"


IMAGEM É TUDO !

Parque do Povo - Campina Grande/PB
"Maior São João do Mundo"

Prosa e Poesia

Olha pro céu

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João

Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou
Meu coração

(Luiz Gonzaga e José Fernandes)

Dominguinhos - Olha pro Céu