Nesta quinta-feira, dia 29, o cônego José Mário de Medeiros reúne a comunidade cristã da Cidade, na Livraria Siciliano do Midway Mall, a partir das 19h, para o lançamento do livro “Dom Marcolino Dantas – por ele mesmo”.
Neste livro, o cônego José Mário de Medeiros reúne documentos valiosos, muitos deles considerados inexistentes, da autoridade eclesiástica de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. Na obra, o autor apresenta ao público, e de modo especial à Igreja de Natal, documentos sobre o saudoso e inesquecível bispo, que tanto marcou o clero do seu tempo, e do qual sacerdotes, religiosos e leigos conservam a mais viva e imorredoura lembrança do pastor que soube amar o seu rebanho e viver exclusivamente para ele.
Dom Marcolino Dantas estabeleceu o marco de transição da Diocese para Arquidiocese de Natal. Ele, o quarto e último Bispo e seu primeiro Arcebispo. Sua gestão foi marcada por muitas realizações, destacando-se a construção de Seminário de “São Pedro”, importante edifício para a época. Manteve a circulação do jornal católico “Diário de Natal”, iniciativa do seu antecessor. Sua administração primava pela hierarquia, autoridade e formalidade.
O livro é composto por mais de 450 páginas, reunindo a produção poética (sonetos) de Dom Marcolino, suas homilias, seus discursos, suas bênçãos, suas pregações, suas falas, suas mensagens, além de algumas fotos. A publicação foi editada pelo Senado Federal, na quota do senador Garibaldi Filho. Tem prefácio do acadêmico Jurandyr Navarro e orelha do professor Luciano Nóbrega.
Sobre o autor
O cônego José Mário de Medeiros é vigário da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira. É graduado em Filosofia, especialista em Língua e Literatura Francesa e mestre em Línguas Clássicas. É também membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, sócio honorário do Rotary Internacional, e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Publicou: Meu Curso Bíblico; Decreto-Lei do Sinai; Panorama Bíblico; Topônimos da Terra Santa; Tentativa de Compreensão da Obra “O Pequeno Príncipe”; e As Bem Aventuranças e Outros Temas.
Fonte: DN online