terça-feira, 27 de outubro de 2009

Padre lança livro sobre história eclesiástica de Natal


Nesta quinta-feira, dia 29, o cônego José Mário de Medeiros reúne a comunidade cristã da Cidade, na Livraria Siciliano do Midway Mall, a partir das 19h, para o lançamento do livro “Dom Marcolino Dantas – por ele mesmo”.

Neste livro, o cônego José Mário de Medeiros reúne documentos valiosos, muitos deles considerados inexistentes, da autoridade eclesiástica de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas. Na obra, o autor apresenta ao público, e de modo especial à Igreja de Natal, documentos sobre o saudoso e inesquecível bispo, que tanto marcou o clero do seu tempo, e do qual sacerdotes, religiosos e leigos conservam a mais viva e imorredoura lembrança do pastor que soube amar o seu rebanho e viver exclusivamente para ele.

Dom Marcolino Dantas estabeleceu o marco de transição da Diocese para Arquidiocese de Natal. Ele, o quarto e último Bispo e seu primeiro Arcebispo. Sua gestão foi marcada por muitas realizações, destacando-se a construção de Seminário de “São Pedro”, importante edifício para a época. Manteve a circulação do jornal católico “Diário de Natal”, iniciativa do seu antecessor. Sua administração primava pela hierarquia, autoridade e formalidade.

O livro é composto por mais de 450 páginas, reunindo a produção poética (sonetos) de Dom Marcolino, suas homilias, seus discursos, suas bênçãos, suas pregações, suas falas, suas mensagens, além de algumas fotos. A publicação foi editada pelo Senado Federal, na quota do senador Garibaldi Filho. Tem prefácio do acadêmico Jurandyr Navarro e orelha do professor  Luciano Nóbrega.


Sobre o autor

O cônego José Mário de Medeiros é vigário da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira. É graduado em Filosofia, especialista em Língua e Literatura Francesa e mestre em Línguas Clássicas. É também membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, sócio honorário do Rotary Internacional, e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Publicou: Meu Curso Bíblico; Decreto-Lei do Sinai; Panorama Bíblico; Topônimos da Terra Santa; Tentativa de Compreensão da Obra “O Pequeno Príncipe”; e As Bem Aventuranças e Outros Temas.

Fonte: DN online

Dia Mundial da Oração Pela Paz





Oração Pela Paz na Cidade de Quneitra, devastada pela guerra - 7 de Maio de 2001 : Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5, 9). A partir deste lugar, tão desfigurado pela guerra, desejo elevar o meu coração e a minha voz em oração pela paz na Terra Santa e no mundo inteiro. A paz genuína é uma dádiva de Deus. A nossa abertura a este Dom exige a conversão do coração e uma consciência obediente à sua Lei. A minha oração faz-se mais intensa, quando penso nas tristes notícias dos conflitos e das mortes que mesmo hoje chegam de Gaza.

Oração de São Francisco

Homens se dizendo policiais matam cortador de cana com 24 tiros no interior.
Fonte: DN online

Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Polícia Militar prende suspeito de matar coordenador do AfroReggae
Fonte: G1

Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
E onde houver trevas, que eu leve a luz.

Quatro são esfaqueados durante briga no Presídio Provisório.
Fonte: Tribuna do Norte

Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.


Homem acusado de cometer triplo homicídio é preso hoje pela manhã em Angicos.
Fonte: Tv Ponta Negra

Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz.

Ó mestre, que eu não busque tanto
Ser consolado, mas consolar.
Ser compreendido, mas compreender.
Ser amado, mas amar.
Porque é dando que se recebe.
É esquecendo que se encontra.
E é perdoando que se encontra o perdão.
E é morrendo que se ressuscita para a Vida Eterna
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz

79 Anos de Padre Tiago




"E se eu fizer assim 97", brincou Pe. Tiago com os números que revelavam sua idade durante a comemoração de seu aniversário que aconteceu  no último domingo na capela de São Marcos.

Com muita simpatia e felicidade Pe. Tiago diz se sentir muito alegre com o carinho que vem recebendo dos seus.





Muitas Homenagens e presentes para o homem que a mais de 50 anos dedica sua vida a promoção humana e a igreja no Brasil.

Veja mais fotos aqui

GLM faz homenagem ao Pe. Tiago





Quem não foi a missa domingo não pode ouvir a homenagem que o grupo Luz do Mundo preparou para o nosso querido pároco Pe. Tiago, mas  não tem problema! a equipe de comunicação traz na íntegra para os nossos amigos/leitores de cada dia o texto que foi lido pela ex. componente e amiga do GLM Dra. Rayane.


Segue o texto.


Homenagear Padre Tiago, o pastor do povo, o homem da educação, uma vida entrelaçada na vida de centenas de milhares de pessoas que tiveram a experiência do seu convívio, de sua generosidade, de sua inteligência, de seu exemplo não é difícil. O difícil é a homenagem ser original, depois de tantas e justas formas de agradecimento recebidas por ele em toda sua vida.
Mas vamos lá !  Vamos tentar!
No dia do seu aniversário, é trabalho inumano falar de todas as facetas e qualidades do nosso querido padre. Portanto, neste mês das santas missões populares, nosso muito obrigado Padre Tiago pelo senhor ser um verdadeiro missionário, sem o qual não teríamos tido a oportunidade de tê-lo como nosso amigo, professor, padre e brasileiro que agora também és.
A rotina, o dia-a-dia, muitas vezes, nos impedem de refletir e entender tantas  coisas que fazem parte do nosso cotidiano. A gente esquece, por exemplo, que Padre Tiago por amor ao evangelho e ao próximo deixou a sua terra natal, a vida mais segura, confortável e organizada que teria no primeiro mundo para viver o sonho da construção do Reino de Deus abaixo da linha do equador.
Ele veio morar, como diz o poeta, entre nós, na “pérola do nordeste”, Natal. Como é importante a poesia nas nossas vidas... . Padre Tiago não encontrou nenhuma pérola por aqui, ao contrário, se deparou com uma   cidade atrasada, pobre, com sérios problemas sociais, formada por um povo sofrido, doente e analfabeto.
Aquele foi o cenário que aquele jovem padre belga, que mal sabia falar português, se deparou. Através do amor e de muito trabalho, o nosso padre ALFABETIZOU MAIS DE 30.000 CRIANÇAS, dando oportunidade e dignidade aos filhos dos pobres que não tinham acesso a educação básica. Junto com o povo construiu postos de saúde , ambulatórios, gabinetes odontológicos etc.  Sua primeira paróquia foi no bairro das Quintas, mas foi na zona norte da cidade que ele se torna um verdadeiro desbravador com uma atividade social e pastoral intensa: FORAM MAIS DE 55 MIL BATIZADOS, 47 IGREJAS CONSTRUIDAS e quantos casamentos Pe. Tiago? Ufa! Que vida intensa e cheia de bênçãos.
“Pe. Tiago seguiu o exemplo de Abraão que deixou sua terra e renunciou os interesses particulares para conduzir o Povo de Deus a um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno”.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 27/10/2009



Reino: semente e fermento
Leitura Orante


Lc 13,18-21


Jesus disse:
- Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos.
Jesus continuou:
- Que comparação poderei usar para o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa.



Comentário do Evangelho

O Reino transforma o mundo


Estas duas parábolas, geminadas, são de fácil apreensão e memorização, pela simplicidade e força de expressão. São extraídas do âmbito doméstico, envolvendo um homem e uma mulher. A simples e comum presença do Reino no mundo é expressa por imagens do cotidiano. A tradição de Israel ansiava por um reino de glória e poder comparável com a imponência dos grandes cedros dos montes do Líbano. Descartando esta proposta, o Reino de Deus é comparado, por Jesus, à mostarda, uma simples hortaliça comum nas margens do lago de Genesaré (Mar da Galiléia) e passível de ser cultivada em horta ou jardim. Seu grão é minúsculo, mas pode crescer até uns três metros. Embora seja um arbusto modesto, acolhe os pássaros do céu. De modo semelhante o fermento, que, em pequena quantidade, é misturado com a farinha pela mulher. Desaparece dentro da massa, porém a transforma toda, dando-lhe leveza e tornando-a mais digerível. Não se trata de grandiosidade e poder do Reino, mas sim de sua capacidade transformadora do mundo. O modesto início aponta para um processo que será restaurador de toda a sociedade,
apesar das oposições, resistências e violência enfrentadas por Jesus e por seus discípulos ao longo do tempo. 
 
 
Fonte: Paulinas.org

Visitação



Na tarde do último domingo o grupo luz do mundo esteve presente no abrigo  Jesus  Misericordioso localizado em Nova natal, para realizar mais uma visita aos idosos daquela instituição. O evento que foi organizado pelo o ministério de visitas, foi marcado de muitas conversas, risadas, e troca mútua de carinho e aprendizado entre todos. Quem esteve presente na visita, guardará em sua mente a lembrança daqueles irmãos que tanto contribuíram nessa vida e que agora necessitam de muito carinho e atenção.

Leandra Melo


Veja mais fotos aqui