quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DILEMA ÉTICO OU MORAL?

EXERCÍCIO PARA AQUELES QUE NÃO SE ESQUIVAM DE TOMAR DECISÕES !

Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas. Uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada. Apenas uma criança brinca na via desativada, enquanto que as outras, na via em operação. O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.

Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças. Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.

Você deixaria o trem seguir seu caminho? O que você faria?

Comente, discuta, dê a sua decisão e o porquê?

EM BREVE A RESPOSTA AO EXERCÍCIO ! PARTICIPEM!

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 10/09/2008



Felicidade e infelicidade

Lc 6,20-26

Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres,
pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome,
pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram,
pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos,
pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo,
pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo,
pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

Comentário do Evangelho

Os ais dirigidos aos ricos

Tanto Lucas como Mateus, apresentam a proclamação das bem-aventuranças por Jesus, porém cada um mantêm seu estilo e sua intenção teológica próprios.
Em Mateus temos oito bem-aventuranças, proclamadas na montanha, pelo que Jesus é associado a Moisés com seu decálogo. Em Lucas são quatro bem-aventuranças, na planície, isto é, no meio da grande multidão. As quatro bem-aventuranças de Lucas exprimem situações objetivas de exclusão: pobreza, fome, lágrimas e perseguições. Elas estão mais próximas das fontes da tradição. Os pobres são os destinatários das bem-aventuranças. Eles são as vítimas da sociedade exploradora e excludente.
Seguem quatro "ais" dirigidos aos ricos, que são os beneficiários de tal tipo de sociedade. Uma das características do evangelho de Lucas é a denuncia da divisão sócio-econômica entre pobreza e riqueza.

ACREDITE SE QUISER !

Convidado atravessa oceano e chega para casamento... um ano antes
Professor saiu do Canadá e foi até o País de Gales.
Ele, porém, errou o ano de festejo do amigo.
O professor Dave Barclay atravessou o Atlântico até o País de Gales para comparecer ao casamento de um amigo, mas ao chegar viu que estava um ano adiantado.

Barclay, de 34 anos, foi informado sobre o casamento há alguns meses e supôs que o evento seria ainda este ano.

Só quando chegou a Cardiff, tendo partido de Toronto, no Canadá, e ligou para o noivo para pedir detalhes sobre o local da cerimônia, ficou sabendo que o casamento estava marcado para 2009.

"Estou um ano adiantado. Essa história é um prato cheio para a gozação dos meus amigos", declarou ele à "BBC Radio Wales".

O noivo, Dave Best, havia mandado um e-mail ao amigo no início do ano.

"Ele disse apenas 6 de julho e presumi que seria neste ano porque se você fala para o convidado dia 6 de julho, ele vai entender que é do mesmo ano", declarou Barclay.

Barclay, professor em Toronto há três anos, gastou 500 libras (R$ 1.800) em sua viagem um tanto precipitada.

"Pelo menos o mal-entendido vai me garantir um espaço no discurso da cerimônia do ano que vem", acrescentou. Uma consolação...

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE


Câmara homenageia Rádio Rural

A Rádio Rural será homenageada pela Câmara Municipal de Natal, em sessão solene, no próximo dia 18, às 10 horas, no plenário daquela casa legislativa, pelos 50 anos de existência. A Rádio Rural de Natal, fundada por Dom Eugênio Sales, completou 50 anos no dia 10 de agosto deste ano. A proposição é foi feita pelo vereador Franklin Capistrano. A solenidade contará com a presença de diretores e funcionários da Rádio, além de autoridades civis e eclsiásticas.