quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FRASES



A única maneira de teres sensações novas é construíres-te uma alma nova.

(Fernando Pessoa)

Nova orientação para mamografia divide médicos

As novas recomendações dos Estados Unidos para o rastreamento do câncer de mama não são consenso entre especialistas brasileiros. A orientação divulgada anteontem prevê mamografias a partir dos 50 anos - e não mais aos 40 - e realizadas a cada 2 anos (e não anualmente). No Brasil, o governo já adotava essa política. Mesmo assim, médicos do País ainda acreditam que a realização precoce do exame pode salvar vidas. O estudo norte-americano condenou ainda o autoexame das mamas - orientar a mulher a apalpar os seios em busca de nódulos - como método de rastreamento

“Mesmo podendo resultar em procedimentos invasivos que detectem tumores que não afetarão a vida da paciente, a mamografia (precoce) ainda é a melhor opção”, diz o mastologista do Hospital Albert Einstein Silvio Bromberg. O especialista do Hospital Santa Catarina Isaac Fermann Neto acha que as medidas dos EUA são típicas de um país que pretende cortar gastos após uma recessão econômica. “É um país em crise com seu sistema de saúde.”

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda, desde 2003, mamografias a partir dos 50 anos, realizadas a cada 2 anos. Países da Europa e o Canadá fazem o mesmo. “Os EUA fizeram uma revisão e agora se alinharam aos demais países”, diz a gerente da Divisão de Apoio à Rede Oncológica do Inca, Ana Ortigão Farias.

Especialistas
O mastologista do Hospital Sírio-Libanês Felipe Andrade discorda do estudo porque acredita que trabalhos que analisam a população em geral, direcionados a políticas públicas, levam mais em conta questões financeiras. “Eles seguem a linha ‘gastei muito para salvar poucas vidas’”, diz. “Mas temos de salvar o máximo que conseguirmos.” Segundo Ana, não há limitação à realização de mamografias em qualquer idade se o médico encontrar sinais e achar que o exame é necessário. A idade serve apenas para orientar a política pública de saúde

O diretor clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff, concorda com as novas orientações. Segundo ele, começar cedo os exames pode levar a efeitos colaterais e procedimentos cirúrgicos, como biópsias e perfurações, que implicam em riscos. O mastologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Luiz Henrique Gebrim diz que a mudança tem mais efeito nas políticas públicas. “As mulheres que não têm restrição de recursos devem continuar fazendo a mamografia (precocemente).”

Fonte: Agência Estado

Mundo está a caminho de ficar 6º C mais quente, diz pesquisa





Novos dados sobre as emissões mundiais de CO2 (dióxido de carbono, principal gás causador do efeito estufa) indicam que o planeta está a caminho de esquentar 6 graus Celsius neste século, se não houver um esforço concentrado para diminuir a queima de combustíveis fósseis.

   "Existe um abismo claro entre o caminho que estamos seguindo e o que é necessário para limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius nível considerado relativamente seguro por especialistas", diz Corinne Le Quéré, pesquisadora da Universidade de East Anglia (Reino Unido) e coautora do novo estudo na revista científica "Nature Geoscience".

   Na atual década, a principal responsável por puxar para cima as emissões é a China, com seu crescimento industrial alimentado pelo carvão mineral. Hoje, o país é o maior emissor do planeta.

   No entanto, os EUA ainda respondem pelas maiores emissões per capita: 18 toneladas, contra 5,2 toneladas dos chineses (a média mundial é de 4,8 toneladas).

   Desde 1982, a humanidade produziu 715,3 trilhões de toneladas de gás carbônico, quantidade que equivale ao total de dióxido de carbono emitido por todas as civilizações que existiram no mundo antes disso.

HUMOR

OLHA UM BOI VOANDO

Contam os anais da ordem de São Domingos que, achando-se São Tomás de Aquino em sua cela, curvado sobre obscuros manuscritos medievais, ali, entrou de repente um frade folgazão, o qual foi exclamando com voz agitada:
- Irmão Tomás, venha ver um boi voando.
Tranquilamente, o grande doutor da Igreja ergueu-se do seu bando, deixou a cela e, vindo para o átrio do mosteiro, pôs-se a olhar o céu, a mão em pala sobre os olhos fatigados do estudo. Ao vê-lo assim, o frade jovial desatou a rir com estrépito:
- Ora, irmão Tomás, então o senhor é tão crédulo, a ponto de acreditar que um boi pudesse voar?
- Por que não, meu irmão? – retrucou Tomás de Aquino. E com a mesma singeleza, flor da sabedoria, acrescentou:
- Eu preferi admitir que um boi voasse, do que acreditar que um religioso pudesse mentir.

 
(texto extraído do livro “Histórias para Meditar”, Prof. Felipe Aquino, Ed. Cléofas, pág. 102)

Sejamos sempre portadores da verdade, e afastemos de nós a mentira, até mesmo aquelas que julgamos ser “de brincadeira” ou “para fazer o bem”, pois o demônio é o pai da mentira.

Festa de N. S. da Apresentação




Show e Kairós de Milagres: Por Suas Chagas Fomos Curados!
21 e 22 de novembro em Natal/RN

Informações: 3201-1690 - blognatal@cancaonova.com

Adquira a senha para o show, em prol da Catedral Metropolitana, ao preço de R$ 10,00, na Rádio Rural, Livraria Paulus e na Catedral Metropolitana.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/11/2009



Onde está o talento?
Leitura Orante/ Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 19,11-28


Jesus contou uma parábola para os que ouviram o que ele tinha dito. Agora ele estava perto de Jerusalém, e por isso eles estavam pensando que o Reino de Deus ia aparecer logo. Então Jesus disse:
- Certo homem de uma família importante foi para um país que ficava bem longe, para lá ser feito rei e depois voltar. Antes de viajar, chamou dez dos seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: "Vejam o que vocês conseguem ganhar com este dinheiro, até a minha volta."
- Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles.
- O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar. O primeiro chegou e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei dez."
- "Muito bem!" - respondeu ele. - "Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades."
- O segundo empregado veio e disse: "Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei cinco."
- "Você vai ser o governador de cinco cidades!" - disse o patrão.
- O outro empregado chegou e disse: "Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi. Tive medo do senhor, porque sei que é um homem duro, que tira dos outros o que não é seu e colhe o que não plantou."
- Ele respondeu: "Você é um mau empregado! Vou usar as suas próprias palavras para julgá-lo. Você sabia que sou um homem duro, que tiro dos outros o que não é meu e colho o que não plantei. Então por que você não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, receberia o dinheiro com juros."
- E disse para os que estavam ali: "Tirem dele a moeda e dêem ao que tem dez."
Eles responderam:
- "Mas ele já tem dez moedas, patrão!"
- E o patrão disse:
- "Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E agora tragam aqui os meus inimigos, que não queriam que eu fosse o rei deles, e os matem na minha frente."
Depois de dizer isso, Jesus foi adiante deles para Jerusalém. 




Comentário do Evangelho

O dom para ser partilhado

Temos neste texto a fusão de duas parábolas. Uma se refere ao nobre que partiu para ser coroado rei. Seus concidadãos colocaram obstáculos a sua realeza; porém, uma vez nomeado rei, voltou e exterminou os seus adversários. Inserida nesta, temos a "parábola dos talentos" de Mateus, que aqui são "minas" (moedas da época).
Em sua estrutura, estas parábolas semíticas envolvem a crueldade do poder e a ambição do dinheiro. Nelas temos a alusão ao Messias, rejeitado por seus concidadãos, o qual, depois de sua morte, voltará com poder para julgar e condenar. Enquanto isso, os discípulos devem aguardar, não ociosos, mas operantes. 
 


Direitos reservados: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org


IMAGEM É TUDO


Um doce para quem lembrar o ano desta confraternização de fim de ano.

Dia Nacional de Combate ao Racismo




A Organização das Nações Unidas é a mais significativa instituição internacional, com um compromisso central de promover os direitos humanos, incluindo o anti-racismo e a anti-discriminação. O poder das Nações Unidas na promoção dos direitos humanos não foi sempre efetivamente empregado, mas sua lista de conquistas inclui um significante papel no movimento mundial contra o apartheid e no desenvolvimento das redes globais de liderança das mulheres. A Organização das Nações Unidas e o seu potencial são importantes demais para serem ignorados.