sábado, 11 de abril de 2009

UMA BREVE AULA SOBRE O CALENDÁRIO LITÚRGICO

Em entrevista concedida ao Site Nominuto.com, o Monsenhor Lucas nos dá uma aula sucinta sobre o calendário litúrgico e a Semana Santa. Vale a pena conferir !

Monsenhor Lucas, Pároco da Paróquia de Mirassol

O que é a Semana Santa?
Dentro do calendário litúrgico, a Igreja Católica abre espaço de uma semana para celebrar de uma forma intensa os mistérios fundamentais da nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Semana Santa começa domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa, sendo que os dias mais solenes são a quinta-feira, a sexta e o sábado santo.

A Semana se originou em 325 d.C, quando o célebre Concílio de Nicéia, patrocinado pelo imperador Constantino e regido pelo Papa Silvestre I, consolidou a doutrina da Igreja Católica, transformando-a em religião oficial do Império Romano. A partir de então, em Jerusalém, teve início a celebração do martírio de Cristo em três dias consecutivos.

Quais são as recomendações da Igreja Católica que ainda permanecem durante este período?
Durante 40 dias, a Igreja Católica se preparou, através da escuta da palavra, oração, jejum e esmolas. Agora, na Semana Santa, é indicado que as pessoas aproveitem para se aproximar mais do grande mistério da nossa salvação, que é a morte de Jesus na cruz e sua ressurreição.

Para isto, celebra a instituição da eucaristia na última ceia, que Jesus aproveitou para ficar presente no meio de nós e mandou que apóstolos fizessem o mesmo e passassem para seus sucessores.

Durante o ano, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, a Igreja manda que não se coma carne e diminua o alimento daquele dia. Tudo isso para evitar as proteínas e o jejum lhe dá mais possibilidade de se relacionar com Deus, sendo mais solidário com os que não tem o que comer.


As pessoas continuam seguindo as tradições da Igreja?

No tempo passado seguiam mais. Hoje com toda a influência da sociedade de consumo que oferece através da mídia e dos shoppings, o católico fica muito envolvido e muitos deixam se levar achando que é coisa do tempo moderno, e não cumprindo as ações do catolicismo.

Atualmente, somos 87% de católicos no Brasil, mas a tendência é diminuir em virtude do crescimento de movimentos religiosos. O que notamos é que há uma grande maioria de pessoas no Brasil que si diz católica. No entanto, a frequência na Igreja sempre foi minoria, em torno de 10%.

Qual o significado de comer pão e beber vinho?
O pão e o vinho foram os elementos usados pelo Senhor para poder ficar presente, abençoando o alimento que é sagrado, e ao mesmo tempo transformando o pão no seu corpo e ovinho no seu sangue.

O que é celebrado na 5ª-feira Santa?
Na quinta-feira santa celebramos o sacerdócio, instituímos o sacramento da eucaristia, valorizamos o serviço humilde, com o Lava Pés. Além disso, Deus deixou o mandamento do amor.

Qual o significado do Lava Pés?
É o gesto que Jesus fez na ceia de despedida, dando aos seus discípulos uma lição de serviço por parte daquele que, no grupo, tem a autoridade. É uma forma de você entender que deve ser humilde, servidor e perdoar as ofensas.



O que acontece no fim da Missa da Ceia do Senhor?

No fim da Missa, a Igreja promove procissão, chamada translado do santíssimo sacramento para o altar, onde fica em adoração pelos fiéis. As hóstias consagradas na Missa são guardadas num sacrário provisório, para serem distribuídas na 6ª-feira Santa.

Os sinos calam-se até à Vigília Pascal, retira-se a toalha do altar, e os fiéis deixam a igreja em silêncio como sinal de respeito, pois é à noite em que Jesus, em agonia no horto, é traído e preso pelos soldados, prenúncio dos acontecimentos da 6ª-feira Santa.

O que comemoramos na 6ª-feira Santa?
A partir do meio-dia e até às 15h, a Igreja celebra a agonia de Jesus, a sua morte e sepultura. A 6ª-feira Santa lembra a condenação, os maus-tratos, o caminho da cruz (Via-sacra), a crucificação, a morte e a sepultura que Jesus aceitou para nossa redenção. É dia de jejum e abstinência, de alguma tristeza e recolhimento, e é aconselhável guardar algum silêncio pelas três horas da tarde, hora da morte do Senhor.

O que é o Sábado Santo?
A Igreja celebra durante o dia, através do silêncio proposto, para lembrar a sepultura de Cristo. E a noite inicia-se uma grande Vigília Pascal, em que a Igreja fica, através de oração, celebração e rituais, aguardando a madrugada para celebrar festivamente a ressurreição. É um dia de silêncio e espera. Não se pode celebrar os sacramentos do Baptismo e do Matrimônio.

O que é a Vigília Pascal?
A Vigília Pascal consta de leituras da história de salvação, benção do fogo novo, benção da água (é a noite em que se passa das trevas para a luz e da morte para a vida), renovação das promessas batismais e a missa pascal. É a noite santa, "mãe de todas as santas vigílias", na qual a Igreja aguarda a Ressurreição de Cristo com expectativa vigilante e jubilosa.

O que a Igreja celebra no Domingo de Páscoa?
A partir da ressurreição de Cristo, na madrugada de domingo, os cristãos começam a guardar o domingo como dia santo, e não o sábado, como na lei antiga. Eles entendem que Jesus ressuscitou no domingo. Então, este primeiro dia é o dia do Senhor, é o dia da Páscoa.
Páscoa significa passar de uma situação de escravidão para uma de libertação e também passar da morte para a vida. A Páscoa é o triunfo de Cristo sobre a morte, que aparece vivo aos apóstolos e às santas mulheres. É fonte de júbilo e de esperança para os cristãos. Com a Páscoa inicia-se o Tempo Pascal.

Fonte: Site Nominuto.com

Convite


A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiquíssima tradição, (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.

Hoje ás 21h na capela de São Marcos no Panatis II será realizada a Vigília Pascal celebrada pelo nosso pároco Pe. Tiago.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 11/04/2009



A ressurreição de Jesus
Mc 16,1-7

Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras:
- Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?
Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, mas ele disse:
- Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: "Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse."

Comentário do Evangelho

As primeiras testemunhas da Ressurreição

São as mulheres, mais espontâneas e desinibidas em demonstrar amor e carinho, as primeiras a testemunhar a ressurreição de Jesus. De início, pensam em embalsamar-lhe o corpo. Mas, enfim, com sensibilidade, percebem que Jesus, que manifestou tanto amor, é divino e eterno. O amor constrói a vida e o sentido da vida é amar. O amor vem de Deus e é eterno, e assim também a vida cheia de amor. Jesus, o nazareno, está vivo. É o mesmo Jesus histórico que, a partir da Galiléia, exerceu seu ministério de testemunhar a presença do Reino de Deus, reino do amor, no mundo. Aos discípulos é anunciado que deverão retomar este ministério, na Galiléia, e o próprio Jesus, agora acima da condição temporal e histórica, estará à frente deles.