quinta-feira, 15 de outubro de 2009
TALENTO
Quando a gente ouve falar em talento pensa logo em artista, em gente famosa... Talentoso não é só quem aparece em jornais, revistas e tv. Talento é como impressão digital: Cada um tem o seu e nunca é igual ao do outro. Muita gente fala que não tem Talento pra nada. Se a gente achar que o só os gênios ou os ganhadores do Oscar tem talento, fica difícil ver talento em nós mesmos. Talento não tem que ser notícia, nem recorde, nem ibope. Talento é aquela coisa que a gente faz com naturalidade e faz bem feito! Tem gente que nasceu pra cuidar de casa. Você acha pouco? Administrar uma família exige talento... Tem gente que passa a vida feliz, só consertando carros. Mexer num motor exige talento... Eu vejo talento nas mínimas coisas. O sorriso de um balconista, por exemplo, me chama a atenção pra um talento raro hoje em dia: O talento de ser gentil e atencioso. Eu conheço gente que não tem habilidade nenhuma na cozinha, mas que tem um talento enorme pra reunir pessoas em volta de uma mesa. Aí os jantares ficam inesquecíveis. Eu valorizo muito o talento, por menos visível que ele seja. Você não precisa subir num palco pra mostrar que tem talento. Por trás de um grande espetáculo, tem muito talento em jogo. Do diretor... Ao funcionário encarregado de abrir e fechar as cortinas. Tenha orgulho do seu talento, mesmo que ele não vire notícia. Mesmo que ele pareça tolo aos olhos dos outros. Você é único no que faz. Principalmente se faz com dedicação e humildade. Texto de Lena Gino |
Professores do RN adoecem por estresse.
O Dia do Professor, comemorado hoje em todo o país, leva a categoria a fazer algumas reflexões sobre o piso nacional, salários baixos, condições de trabalho deficientes e a violência que está dentro das escolas. Mas pouco se fala sobre a saúde de quem dedica o tempo a cuidar e a educar crianças e adolescentes, tendo que suportar uma carga de problemas que elevam o estresse a níveis insuportáveis, contribuindo para muitos profissionais deixarem as salas de aula prematuramente.
O ex-professor Antônio Marinho de Miranda, 46, é o exemplo do que a rotina da sala de aula pode provocar. Ele lecionou história durante 16 anos e teve que deixar de ensinar por recomendação médica, devido a desgastes emocionais, provocados por indisciplina de alunos, gerando estresse, arritmia e tarquicardia. "Eu estava sempre estressado e angustiado. Já não tinha mais prazer no que fazia e não tinha condições de dar aula", disse Marinho, explicando que por isso teve queabandonar a profissão para cuidar da saúde e se submeter a concursos em outras áreas.
De acordo com Leuzene, que tem trabalho acadêmico sobre o tema, além desses problemas, que afeta professores de todas faixas escolares, a síndrome também aparece muito entre os professores de criançasmenores devido o nível de afetividade que mantêm com o aluno. "Nessa faixa de ensino, o ciclo de investimento afetivo se rompe a cada fim de nível escolar, provocando a transferência do aluno para outra etapa do ensino e, consequentemente, um vazio afetivo que não é preenchido momentaneamente com a chegada de outros alunos", explicou.
Afetividade
Oração do Professor
Deus abençoe nossos professores.
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
EVANGELHO DO DIA
Leitura Orante
Lc 11,47-54
Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
- Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.
Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo.
Comentário do Evangelho
Jesus é firme em suas palavras
No Evangelho de hoje, temos os dois últimos "ais" de advertência, dirigidos aos fariseus e aos doutores da Lei. O judaísmo, com escribas e fariseus, surgiu a partir do exílio da Babilônia, adaptando as tradições do antigo Israel. Extinta a realeza, a casta sacerdotal implanta um poder teocrático, tendo o sumo sacerdote como chefe supremo. Desde então é apenas este que fala em nome de Deus, sendo reprimida qualquer atividade profética. Os escribas e fariseus passam a ser os intérpretes da Lei. Esta "geração", isto é, os representantes da doutrina teocrática, são apontados como responsáveis por todo sangue derramado dos profetas. Jesus lembra o nome de Zacarias, que foi apedrejado no pátio do templo. E agora, é o próprio Jesus que querem matar.
Fonte: www.paulinas.org