segunda-feira, 16 de março de 2009

DEVOLVAM O DINHEIRO SENADORES POTIGUARES

Publicamos em nossa sessão CHARGES, no dia 13/03/2009, a informação do escândalo do Senado em que foi pago salários aos funcionários daquela Casa, quando a mesma estava em recesso e quando não houve sessões, reuniões e nenhuma atividade parlamentar.

A gente pensa que o pior a gente já ouviu, mas leiam essa nota retirada do blog do jornalista potiguar Ailton Medeiros:

Nenhum senador potiguar integra a lista dos senadores que enviaram à direção da Casa pedidos de cancelamento das horas extras pagas aos funcionários de seus gabinetes em janeiro.


Até agora apenas seis: José Sarney, Aloizio Mercadante, Álvaro Dias, Katia Abreu, Marina Silva e Tasso Jereissati.


Com a palavra os “irmãos cara de pau” José Agripino Maia, Rosalba Ciarlini e Garibaldi Alves.


Vamos, gente, devolva o dinheiro!


É de rir para não chorar !





CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


O lema da Campanha da Fraternidade deste ano nos remete a uma verdade intrigante: SÓ HAVEREMOS DE TER PAZ NESTE MUNDO QUANDO FORMOS CAPAZES DE PROMOVER JUSTIÇA.

"A paz é fruto da justiça" já dizia o profeta Isaías. Mas o que é justiça? O que há de se fazer para sermos justos? O catecismo da Igreja reza em seu parágrafo 1807: A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido..."

Meus amigos, entendo que seja devido às pessoas no século XXI, o direito à educação com qualidade. Quando formos capazes de construir uma sociedade que valorize a educação, que os nossos filhos tenham ensino integral, que professor seja um profissional valorizado e que todos tenham acesso ao ensino superior ou técnico, haveremos dado um grande passo em busca de uma sociedade que valorize a paz.

Luiz Teixeira.

Para a População, professores desmotivados e mal pagos são principal problema da educação.

Para a maioria dos brasileiros, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda de forma lenta e a raiz para os principais problemas do ensino público está em professores desmotivados e mal pagos. É o que aponta uma pesquisa divulgada hoje (16) pelo Instituto Ibope e o Movimento Todos Pela Educação.


Para quase 70% dos mais de 2 mil entrevistados, o ensino público no Brasil é bom (34%) ou regular (35%). Outros 13% acham que a educação na rede pública está péssima e 7% a consideram ótima.

O estudo revela ainda que a população atribui grande peso aos professores no processo educacional. Professores desmotivados e mal pagos foram o item mais votado como principal problema da educação no Brasil, apontado por 19% dos entrevistados.


Os docentes estão em três das cinco respostas mais citadas como deficiências centrais do ensino. Além de acreditar que os profissionais são mal remunerados, para 12% dos entrevistados faltam professores nas escolas e 11% acreditam que eles são desqualificados.

Quase metade dos participantes da pesquisa aposta em uma boa remuneração salarial como o principal fator de motivação do trabalho do professor. Verificar que seus alunos estão aprendendo foi citado como o segundo fator que mais motiva o exercício da profissão. Apenas 7% acredita que a motivação esteja ligada a bons recursos didáticos e 4% aposta no trabalho das secretarias de educação como fator decisivo no processo.

Além de apontar o professor como peça-chave no processo educacional, o estudo revela que a população está preocupada com a violência nas escolas. A falta de segurança e a presença das drogas no ambiente escolar aparece como o segundo principal motivo para a má qualidade do ensino, apontado por 17% dos ouvidos na pesquisa.

Amanda Cieglinski - Agência Brasil


"ASPAS"

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."
(Burruhs Frederic Skinner)

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
(Pitágoras)


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)


"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação."
(Etienne Bonnot de Condillac)


"Não se pode falar de educação sem amor".
(Paulo Freire)


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)

"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude."
(Emilio Castelar)

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 16/03/2009



Tentam eliminar Jesus

Lc 4,24-30

E continuou:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado.
Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.

COMENTÁRIO

Evangelho de hoje dá continuidade à
narrativa da ida de Jesus a uma sinagoga,
em Nazaré, onde ele se proclama
como aquele que vem comunicar a Boa-Nova
do amor de Deus aos pobres, libertando os
oprimidos e acolhendo e restaurando a dignidade
dos pequeninos, excluídos e humilhados.
Os fiéis da sinagoga, com sua expectativa
de um messias poderoso, desprezam Jesus.
Então, citando o dito de que nenhum profeta
é bem recebido em sua própria terra, Jesus
lembra os profetas Elias e Eliseu, do antigo
Israel, que foram enviados a dois gentios: a
viúva de Sarepta e o sírio Naamã. Com isto,
Jesus referenda seu ministério dirigido aos
gentios.
Apesar da multidão furiosa que queria
lançá-lo morro abaixo, Jesus continua seu
caminho do anúncio do Reino de Deus, que já
está presente no mundo novo. Onde se vive
a fraternidade, a justiça, a partilha, no amor,
Deus aí está.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

A Igreja em sua sabedoria, como diz o nosso pároco (Pe. Thiago), realça que um dos fatores que atualmente gera violência e desconfiança entre as pessoas é a nossa incapacidade de promover o diálogo, ouvir o outro e nos organizarmos.

O texto base da CF diz que é de fundamental importância para a dissiminação da cultura da paz os "espaços de vida comunitária". A família, o centro comunitário, o grupo de Jovens, um centro cultural, grupo esportivo, clube de mães, as igrejas etc. Nestes espaços de vida comunitária, pessoas constroem amizades, compartilham alegrias e tristezas, as vozes de felicidade e clamor são ouvidas e se procuram respostas e soluções para os nossos conflitos. Lá todos nós somos PROTAGONISTAS.

Cada vez mais estes espaços comunitários são raros e poucos se relacionam entre si . Portanto, se pessoas não se conhecem, como construir uma sociedade de paz sem confiança? Como construir uma cultura da paz se nós não nos preocupamos com os outros? Somos ou não seres eminentemente sociais?

O nosso grupo (GRUPO LUZ DO MUNDO) tem uma experiência de construção deste espaço de vida comunitária que completou dezenove anos e entendo que ele só fez e faz bem para os seus integrantes e para a comunidade em que estamos inseridos.

Que Deus abençoe a todas os espaços de vida comunitária que celebram a vida e a paz !


Reunião da CF 2009 na casa de um morador de nossa comunidade. Exemplo de um espaço comunitária que se reune para promover o diálogo e procurar respostas, à luz da palavra de Deus, sobre o problema da violência que aflige a todos.



Luiz Teixeira

IMAGEM É TUDO !

Igreja de São José

Como a fé, o trabalho e a união do povo pode remover montanhas


Foto: Claudia Senna




EM DESTAQUE

Equipe de ação social

A Equipe de Ação Social é responsável por promover em nossa comunidade ações concretas de amor. Viver o imperativo de amar ao próximo através de ações sociais em nossa comunidade, como já o faz há mais de oito anos. Projetos como: Cinema na comunidade, palestras, cursinhos preparatórios, lanche da madrugada etc. São exemplos de seus trabalhos desenvolvidos.