segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ESTRELA DO NATAL



Na ocasião da missa na noite de natal a equipe de teatro tornou tradição a apresentação da "Estrela de Natal" que conta a história do nascimento do menino Jesus, na ocasião a equipe contou neste ano com um enredo bem nordestino e contou com  a participação de todo o GLM. 




Veja mais fotos aqui

Palavra do Arcebispo

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Exulta, Natal
 
Exulta, Natal! Como Igreja Diocesana já tens um centenário! Natalenses e diocesanos de todas as regiões, das praias ao sertão, das terras agrestenses ao Vale do Açu, das periferias dos grandes centros aos sítios e povoados, podemos exultar com os Anjos da Noite Santa de Belém! Extasiar-nos com a Sagrada Família de Nazaré! Comovermo-nos com a simplicidade e admiração dos pastores! Caminharmos ao encontro da estrela com os Magos do Oriente! E na imorredoura mensagem do Natal, celebrarmos esta Oitava com o espírito repleto de alegria e profundo sentimento de gratidão ao Deus da vida e esperança por nossa Igreja.
Exulta, Natal, pelos missionários da primeira hora, Franciscanos e Jesuítas, que há 410 anos aqui chegaram para evangelizar os índios e plantar as primeiras sementes da fé em solo potiguar.
Exulta, Natal, pelo testemunho de teus mártires, que em Cunhaú e Uruaçu, há 364 anos derramaram o sangue por fidelidade a Cristo e à Igreja e são os primeiros mártires do Brasil.
Exulta, Natal pela presença materna e sempre carinhosa de Nossa Senhora da Apresentação que há 256 anos protege e abençoa teus filhos.
Exulta, Natal, pelo Seminário de São Pedro, casa de formação dos teus sacerdotes, 90 anos de sementes plantadas e vocações colhidas.
Exulta, Natal, pela ação social, missionária evangelizadora que tem testemunhado o seguimento de Jesus ao Brasil e ao mundo, resgatando vidas, formando comunidades, plantando a fraternidade, nas ações do “Movimento de Natal”.
Exulta, Natal! Já acolheste o sucessor de Pedro em teu seio. O Papa João Paulo II beijou o teu solo e abençoou tua gente.
Exulta, Natal, pelos teus ministros de ontem e de hoje. Teus bispos, homens de Deus, apóstolos da Igreja, promotores da justiça, da verdade e da paz. Teus sacerdotes, homens escolhidos, que se tornaram construtores do reino de Deus. Tuas religiosas, mulheres consagradas, que, com pioneirismo, doaram-se à missão de evangelizar. Teus diáconos e missionários leigos de todas as idades que assumem e dão vida às tuas diversas pastorais, grupos e movimentos.
Exulta, Natal! És uma Igreja viva e missionária! És uma Igreja centenária!
Que, agora e sempre, Deus abençoe Natal.

Charges


Ho!ho!ho!ho!…Papai Noel chegou com o presentinho do seu lar…


Clayton – jornal O povo

Emprego: 145 vagas abertas nesta segunda-feira na Grande Natal

O Sistema Nacional de Emprego (Sine/RN) está oferecendo, nesta segunda-feira (28), 145 vagas de emprego para variados cargos. Para o cargo de Atendente de balcão está aberta uma chance para pessoas portadoras de deficiência.

Interessados nos empregos devem procurar um dos 19 postos do Sine, localizados nas Centrais do cidadão, e levar todos os documentos pessoais, além da carteira de trabalho, que é essencial para ser feito o cadastro do profissional. Se o candidato tiver um curso de qualificação, também é interessante que apresente o certificado, aumentando assim as chances de ser selecionado para o cargo.


Continue lendo aqui.

Amigos

Escolho os meus amigos não pela pele nem outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito ou os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.

Deles não quero resposta, quero o meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.

Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só ombro ou colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e a outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de Oscar Wilde. Que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Texto: Oscar Wilde

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 28/12/2009



A primeira viagem missionária
Leitura Orante


Mt 2,13-18


Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."
Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: "Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos."

LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que se encontram na rede:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Mt 2,13-18.
José foi avisado em sonho por um anjo que devia fugir para o Egito, porque Herodes queria matar o Menino. O Evangelho diz que, muito dócil à vontade de Deus, "se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes". Assim, a primeira terra de missão de Jesus foi o Egito, no grande continente da África. Lá permaneceram também como migrantes, exilados, sem parentes, sem casa, sem trabalho, sem nome. Ficaram no Egito até a morte de Herodes (que aconteceu nos primeiros três anos da vida de Jesus). O cruel e ambicioso Herodes mandou matar todos os meninos de Belém de dois anos para baixo, querendo matar entre os inocentes o Menino Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O texto da fuga para o Egito me diz que é preciso estar sempre atento para discernir qual é a vontade de Deus. Se preciso, abandonar um caminho e assumir outro menos atraente, porém mais coerente com a vida. Às vezes é preciso viver no anonimato, no silêncio, para cumprir a vontade de Deus.

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Como vou vivê-lo na missão?
Meu novo olhar é de atenção ao que Deus quer me revelar para fugir do mal e ir em direção ao bem.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


Comentário do Evangelho

O poder do amor salva


Esta narrativa de Mateus expressa um êxodo às avessas. O Egito não é mais o lugar da opressão, mas o lugar da proteção. O opressor não é mais o faraó, mas o rei idumeu-judeu que reina sobre a Judéia e toda a Palestina. Em lugar dos primogênitos das famílias oprimidas do Egito mortos pelo anjo exterminador, as vítimas agora são os meninos de Belém, e o exterminador é o próprio Herodes. Como é marcante em Mateus, a narrativa é pontuada com menções de cumprimento das Escrituras, com reinterpretações próprias dele. O perigo não está mais no Egito, mas sim em toda a Palestina, sob o controle do Império Romano, e, particularmente, na própria Judéia, sob o poder consentido dos chefes religiosos judeus sediados em Jerusalém. Já nos primeiros dias do menino prefigura-se o embate de seu futuro ministério. Nos novos tempos, todos os perseguidos encontrarão abrigo no Reino de Deus.

Direitos Autorais
José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org