segunda-feira, 1 de março de 2010

PALAVRA DO ARCEBISPO

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro
 
Caríssimos irmãos e irmãs

A Campanha da Fraternidade acontece durante o tempo litúrgico da quaresma em toda a Igreja do Brasil. Iniciada em nossa Arquidiocese e hoje coordenada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha está presente em todas as arquidioceses, dioceses e prelazias do país, sempre procurando ler os sinais dos tempos, respondendo aos apelos, necessidades e angústias dos nossos dias. A temática escolhida para cada ano procura ir ao encontro das situações que precisam de conversão na realidade do país.

Neste ano de 2010, a Campanha, pela terceira vez, está sendo ecumênica e é assumida pelo CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, abordando o tema “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. As igrejas cristãs e todas as pessoas de boa vontade que quiserem se comprometer no espírito do ecumenismo, poderão participar.

O lema deste ano, inspirado no Evangelho de São Mateus, traduz a preocupação dos cristãos com uma economia a serviço da vida que caminhe para a construção de uma sociedade sem exclusão. Mesmo não sendo o eixo principal, também está presente a preocupação com a mistura entre religião e dinheiro. Na verdade tem sido o contra testemunho de muitas seitas espalhadas no país e expoentes da chamada “teologia da prosperidade”. Lembra o Texto base: “As comunidades cristãs precisam resistir à tentação de transformar o culto a Deus em moeda para a obtenção de prosperidade.”

As comunidades cristãs devem se interrogar sobre o seu patrimônio, o uso do dinheiro e o compromisso cristão com a transformação econômica e social do país. Queremos um Brasil menos excludente, com menos desigualdade social e políticas públicas que cheguem aos pobres que realmente precisam.
Os poucos que concentram a maior parte da riqueza devem se solidarizar com a grande multidão que tem muito pouco ou nada tem. Somente assim estaremos servindo unicamente a Deus.
Convertamo-nos e que Deus os abençoe agora e sempre

Calicatura

 

 

Você reconhece estes personagens?