terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 23/02/2010



Mt 6,7-15 - Um Pai e muitos irmãos

Leitura Orante


- Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim:
"Pai nosso, que estás no céu,
que todos reconheçam
que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino.
Que a tua vontade seja feita aqui na terra
como é feita no céu!
Dá-nos hoje o alimento que precisamos.
Perdoa as nossas ofensas
como também nós perdoamos
as pessoas que nos ofenderam.
E não deixes que sejamos tentados,
mas livra-nos do mal.
[Pois teu é o Reino, o poder e a glória,
para sempre. Amém!]"
- Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês. 
 
Comentário do Evangelho

Partilha do pão e perdão

Deus criou o mundo, o homem e a mulher, por transbordamento de amor e vida. Deus é amor, e é próprio do amor comunicar-se. A vontade de Deus é a comunicação do amor que gera vida. A união de vontade com o Pai,
que buscamos nesta Quaresma, tem o lugar central na oração de Jesus, a nós transmitida.
Na oração, em diálogo com o Pai, nos dispomos à união com sua vontade. É a vontade realizada por Jesus que veio para que todos tenham vida. Pela oração nos comprometemos com a partilha do pão e com o perdão, que
aproximam as pessoas, consolidam os laços fraternos e geram vida. Comprometidos com o projeto de Deus, o Pai vela por nós e nos livra das tentações do Maligno. Estas tentações, em sua dimensão mais ampla, são as
seduções do mundo neoliberal de mercado, que cria ilusões convidando à busca do enriquecimento e do sucesso individual, tornando os corações estéreis e indiferentes aos irmãos pobres e excluídos.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

Filmes que Evangelizam

Uma prova de amor - Filme



Um filme que evangeliza. Se trata de uma drama polêmico onde Anna Fitzgerald passa a adolescência em hospitais, mesmo sem ter qualquer problema de saúde, submetendo-se a cirurgias para salvar a irmã Kate, que está com câncer. Aos dez anos, ela decide não doar um rim e contrata um advogado para ir à Justiça contra a própria mãe.
A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar.


Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou… até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.
É um tema polêmico, por se tratar de uma questão moral sobre os direitos humanos. Segundo a nossa moral cristã não se pode sacrificar uma vida para salvar outra de forma involuntária como mostra o caso de Anna Fitzgerald no filme.
É um otimo filme para refletirmos sobre os valores da vida, sobre respeitar o direito da vida do outro, mas sobre tudo de buscar soluções equilibradas em situações dramaticas da vida. É comum na hora do desespero perder o sentido dos valores que rege nossas decisões, e o filme retrata bem esta tendência nossa de perder a conciência da vida e de sermos cristãos quando a vida nos coloca em jogo.

Trailer do filme “Uma prova de amor”

O filme foi lançado no Brasil em Novembro de 2009 e tem a classificação de 12 anos. O título original do filme é My Sister’s Keeper (EUA) e tem a duração de 109 minutos.