terça-feira, 20 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO

SANTO DO DIA

Santo Aurélio
Onde e quando nasceu Aurélio, não se tem registro. As informações sobre ele aparecem a partir de 388, quando vivia em Cartago, era apenas um diácono e amigo do futuro santo e doutor da Igreja, Agostinho. Em 391, este último era o bispo da Hipona, atual Annaba, na Argélia, enquanto Aurélio tornava-se o bispo de Cartago.

Ele foi considerado um dos principais líderes da Igreja na chamada "província da África", que ocupava a faixa norte do continente, exceto o Egito. Encontrou essa Igreja em ruínas, pois enfrentara um cisma no início do século. A crise explodira no fim da perseguição romana aos cristãos, quando o bispo da Numídia, Donato, se declarara uma força política e religiosa. Dizia que viera para purificar a Igreja, separando-a do mundo profano e do Império Romano.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 20/07/2010



É da família de Jesus quem faz a vontade de Deus

Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe. 
 
 
Comentário Do Evangelho
 
Compromisso em fazer a vontade do Pai
Jesus, colocando os laços de sangue em segundo plano diante da vontade de Deus, descarta o valor das origens genealógicas, elaboradas pelo Judaísmo surgido no pós-exílio. Todos são chamados independentemente de raça ou de qualquer deus nacionalista ou apropriado por algum império. O chamado é o compromisso em fazer a vontade do Pai. Esta é a obra vivificante no empenho de que todos tenham vida. A família de Jesus une-se em torno da libertação, do serviço, da solidariedade, da misericórdia, da acolhida aos pobres, da prática da justiça, da defesa dos direitos humanos, do direito à alimentação, do direito à posse da terra e à moradia, do direito de todos a constituir dignamente sua família. As genealogias associavam-se ao direito à posse da Terra Prometida. Para Jesus, a Terra Prometida é toda a terra. Prometida a todos os povos. É a terra a serviço da vida, e não a terra ocupada por guerras de conquista
em vista do acúmulo de riqueza e de poder, com a exclusão dos pequenos e oprimidos. Maria, mais do que por seus laços de sangue com Jesus, é bem-aventurada por sua união à vontade do Pai: "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

Autor: José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.com