domingo, 27 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA

  
Quem olha para trás não serve
   Lc 9,51-62


Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: 
 
- O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.
Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

E PARA VOCÊ, QUEM SOU EU?

Jesus pergunta aos discípulos o que as multidões andam dizendo a respeito dele. Mas, logo em seguida, faz outra pergunta, mais comprometedora, aos seus seguidores: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro toma a palavra e declara que Jesus é o Messias enviado por Deus. Depois disso, recebem do mestre algumas instruções, entre as quais esta: quem quiser segui-lo deve pôr interesses pessoais em segundo plano e tomar a cruz.

Jesus nos faz, nos dias de hoje, as mesmas perguntas. “O que ou quem dizem por aí que eu sou?” é uma indagação que faz sentido, pois o nome de Jesus – sem falar nos quadros, pôsteres e crucifixos – está exposto em tantos lugares... Com certa facilidade encontrarmos adesivos, cartazes, placas, chaveiros etc. falando dele. Há um desses que traz: “Jesus: este nome tem poder”. Não é difícil, então, concluir que se fala muito de sua pessoa. 

Hoje são as mais diversas as respostas possíveis a essa pergunta. Há quem diga que Jesus é um dos grandes líderes espirituais, um espírito evoluído, um fundador de religião, um guru... No entanto, ainda que essas explicações tenham aspectos a ser valorizados, a resposta que mais interessa é aquela, bem pessoal, à pergunta que ele nos faz diretamente, como discípulos seus: “Quem sou eu em sua vida?”

Não é resposta que se dê da noite para o dia; trata-se, sim, de resposta que se constrói com a própria vida, com gestos pequenos e grandes. Fazer o bem, perdoar, amar, trabalhar com dedicação e afinco são formas excelentes de confessar: Senhor, tu és o Cristo de Deus!

Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp 

INAUGURAÇÃO DO ALTO DE SANTA RITA


O governador Iberê Ferreira de Souza inaugurou neste sábado (26) o Complexo Turístico-Religioso Alto de Santa Rita. Uma multidão acompanhou a missa em ação de graças e, em procissão, seguiu para conhecer a maior imagem católica do mundo, que tem 50 metros de altura, além dos seis metros de pedestal.

"Além de ser um marco religioso, o Alto de Santa Rita vai estimular a geração de emprego e renda na região. Abre-se uma nova perspectiva para o turismo religioso do nosso Estado, beneficiando o artesanato local, o comércio, e os hotéis e pousadas", declarou o governador Iberê Ferreira de Souza.

O investimento total para a construção do Alto de Santa Rita foi de aproximadamente R$ 6 milhões, incluindo a estátua, os acessos, a iluminação, a praça de eventos, a capela, o estacionamento para 3.000 veículos, além de espaços para lanchonetes e lojas de artigos religiosos.

"Sou devoto de Santa Rita de Cássia e tenho certeza que ela me protegeu na minha cirurgia e nos momentos difíceis que enfrentei", lembrou o governador.

Iberê ainda revelou que o Governo do Estado está licitando novas obras de acesso ao santuário, ampliando a estrutura já oferecida.

O prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, também se emocionou com a inauguração do Alto de Santa Rita. "Estamos realizando um sonho da população de Santa Cruz.

O Governo do Estado e o Governo Federal foram parceiros da prefeitura nesta obra que será um divisor de águas para a nossa cidade, nos aspectos religioso e econômico", comentou.

O ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Farias, o "Tomba", idealizador do projeto, lembrou que as obras iniciaram em 2008.

"Tenho certeza que Santa Cruz passará por grandes mudanças nos próximos dez anos. A economia da cidade vai crescer com o incentivo ao turismo religioso.

Os devotos de Santa Rita, como eu, estão muito felizes e agradecem o apoio fundamental do Governo do Estado e do governador Iberê Ferreira de Souza para ver este sonho concretizado", finalizou.

Fonte: Assecom/RN