sábado, 8 de dezembro de 2007

Um sentimento para o Sarau poétio

Vou provar pra mim.

Autor: João do Amor 08.12.2007



Então, mais uma vez, chegou mais um Natal. E, novamente, estou só. Ou melhor, apenas com o silêncio que me escuta em meio às trevas da minha solidão.

E eu digo tantas palavras ao vento.

Tantos pensamentos, lembranças, recordações e saudades eu costumo dividir com o silêncio. Esse silêncio que já faz paz parte da minha vida há algum tempo e que em determinados momentos, me faz acreditar que vou enlouquecer. Queria tanto mudar essa minha maneira de viver. Mas não consigo encontrar a solução.

E é nessa época de Natal em que sofro mais.

Lembro dos preparativos pro jantar em família... Eu me sentia tão feliz. Eram instantes da minha vida em que o meu coração se enchia de esperança com planos para um futuro melhor.

Natal de amor, de sonhos, de alegria... Uma data mágica.

Eu comprei uma árvore e muitas luzes natalinas. Tentei montar tudo. Mas não consegui. Estão espalhados aqui no chão dessa sala, igual aos meus sentimentos, depois que tudo entre nós acabou.

É mais um Natal e mais uma vez não tenho com quem dividir a minha reflexão. Queria os seus ouvidos, a sua atenção e o seu carinho. Queria, junto contigo, planejar tudo de novo na esperança de termos o nosso amor fortalecido. Mas, são ilusões, esses meus pensamentos.

Se eu tivesse a chance de encontrar o Papai Noel, eu faria apenas um pedido a ele: ajude-me a esquecer esse amor, já não agüento mais.

Meu Natal, era tão bom, tão vivo... Tão iluminado. E hoje, tão vazio, tão sem graça e tão sem luz. Mas com uma certeza: Deus estar comigo. Deus me ama e Deus me quer feliz. Então vou sair, comemorar e parar de sofrer. Vou procurar meus amigos, aqueles mesmos que os abandonei por sua causa. Essa gente nunca deixou de gostar de mim embora eu tenha me afastado de todos. Quero voltar a sorrir com amor.

Então, o meu Natal terá brilho outra vez. Os meus olhos se encherão de esperanças e deixarão o meu coração pulsando de felicidade. Vou provar pra mim que posso reconquistar a minha alegria, o meu astral e o meu amor próprio.

Que você seja muito feliz. E que o Natal nos presenteie com muitas surpresas agradáveis. Que a nossa escolha de vida tenha sido a decisão correta pra gente.

Um feliz Natal pra mim, pra você e pro amor que um dia Deus nos deu.


NATAL EM FAMÍLIA - TEMPO DO ADVENTO

O tempo do Advento, este mês que nos prepara ao Natal, tem tudo para não dar certo. Parece uma repetição e, pior, é tempo de espera. Repetir é sempre bastante cansativo. Acontece às mães que perguntam aborrecidas ao filho: “Quantas vezes tenho que lhe dizer a mesma coisa?”. A repetição de gestos e palavras vira facilmente rotina. Acabamos todos perdendo o sentido do que estamos fazendo, nem pensamos mais, é automático e enjoado. Também aguardar é sempre um drama. Parece que o sinal nunca vai abrir, que a ligação nunca se complete e que a fila aumente ao invés de diminuir. Haja paciência!

Mas sempre podemos ver as coisas de um outro ponto de vista, sobretudo quando o que se repete é importante e quem se espera é aguardado de coração. Quantas coisas agradáveis nós todos gostaríamos poder repetir, mas nem sempre é possível. Quem nunca gritou cheio de entusiasmo e emoção: “bis” num show, numa representação artística, após o malabarismo de um equilibrista?

Assim também é muito bonito e mexe conosco, ver pessoas sorrindo e se abraçando numa estação.

Quem chega e quem aguarda estão sérios; um cansado da viagem, o outro preocupado, mas quando se enxergam, os rosto dos amigos ficam logo sorridentes. Há esperas que animam, abrem aos sonhos e às esperanças, são momentos inesquecíveis; acontece como na espera do nascimento de um filho, acontece com a resposta negativa de um exame médico. Também o Advento e o Natal podem tornar-se rotina de final de ano, com as despedidas melosas de quem deixa o escritório, os discursos formais do chefe, as lagrimas fingidas dos colegas, os presentes inúteis esquecidos num canto.

Advento e Natal não podem ser assim. Quem chega é Jesus e quem o deve acolher somos nós. De um lado, o Deus feito homem, que se faz pequeno e humilde, para ver se agora tem um lugar para Ele; do outro lado, uma humanidade que, no meio de tanto barulho, custa a admitir o seu vazio. O segredo para nos preparar ao Natal é este: admitir que nos falta algo, que não estará na próxima promoção natalina ou na imperdível queima de final de ano. Algo que só podemos conseguir se nos prepararmos, se o desejarmos, se o reconhecermos. Talvez muitos de nós, nesses dias, estejamos preparando a casa para acolher algum parente que virá passar o Natal em família, ou também se preparem para uma viagem, para visitar alguém. Quem acolhe e quem visita tem que se preparar. Não gostamos de ser pegos de surpresa e quem viaja gosta de levar o necessário. Para acolher Jesus, basta parar um pouco, pensar, refletir, olhar para trás, para o ano que passou e, muito mais, olhar para frente. O que esperamos? O que gostaríamos que acontecesse? Porque Ele, Jesus, vem para caminhar conosco, é o Deus conosco, Emanuel será chamado. Vai nos ajudar a encontrar uma solução, porque Ele é a Luz. Vai nos ajudar a perdoar e a amar de novo, porque Ele é o Príncipe da Paz. Mas Jesus vai fazer isso no silêncio, como na noite de Natal; na percepção da vida que vem e que passa e, do novo, podemos fazer acontecer dentro e fora de nós. Vale a pena nos preparar para encontrar e reconhecer Jesus outra vez, para adorá-lo com todo o coração como os Magos; a alegria será bem maior do que pensávamos.

Dom Pedro José Conti (Bispo de Macapá/AP)


PROGRAMAÇÃO/NATAL EM FAMÍLIA DO GRUPO LUZ DO MUNDO:

08/12/07 - Sarau Poético, às 19h no Centro Pastoral
09/12/07 - Reuniões nas casas
* Panatis I - casa de Luiz Teixeira
* Panatis II - casa de Luana (visitas)
* Panatis III - casa de Elson e Victor
* Comunidade do Galo - casa de Pedro

15/12/07 - Reuniões nas casas (sábado)
* Panatis I, II e III (famílias a confirmar);

16/12/07 - Missão (visita a uma creche, asilo etc) a partir das 13h;
Cinema na Comunidade as 19h, ao lado da igreja.

22/12/07 - Encerramento do Natal em Família em nossa comunidade (local: Igreja de São Marcos, às 19h)

Que Deus nos abençõe !!!