sábado, 26 de dezembro de 2009

FRASE DO DIA


“O Natal brota no sincero sentimento de ajudar os outros, criando a esperança que tudo vai mudar”
foto e frase de Jean Licoviski no concurso fotosquefalam com o tema: NATAL

Cinco praias do Rio Grande do Norte estão impróprias para banho




O boletim de balneabilidade das praias divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) constatou o mesmo resultado da semana passada: são cinco pontos impróprios para banho na costa leste do Rio Grande do Norte.

De acordo com o estudo, estão impróprias para banho as praias de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, Balneário Pium, em Parnamirim, Mãe Luíza e foz do Rio Potengi, em Natal, e Barra de Maxaranguape, no município de mesmo nome. Nestas praias, foi encontrada uma quantidade alta de coliformes fecais, acima do considerado próprio para banho pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama.

A presente classificação das praias poderá ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para a próxima sexta-feira (31).

Ao todo são 48 praias monitoradas, se estendendo da praia de Bacopari, em Baía Formosa, na divisa com a Paraíba, até o município de Tibau, divisa com Ceará. As amostras foram coletadas nesta quinta-feira (24).

DN online

CONFRATERNIZAÇÃO 2009


O GLM conclui suas atividades deste ano de 2009  e entra de férias...   retornando as atividades  no último domingo de janeiro/10 em um grupão de boas vindas.



A coordenadora de eventos, Adriana, avisa que a confraternização começa as 18h30 no Centro pastoral.

Fiéis lotam Machadão para celebrar aniversário da diocese e ver Pe. Fábio



 
Milhares de fiéis católicos reuniram-se no estádio Machadão, na noite de ontem (25), para a abertura do 1° Congresso Eucarístico Missionário (Cemar), que contou ainda com o show do padre Fábio de Melo. O evento marcou o encerramento das festividades dos cem anos da criação da diocese de Natal, estendendo-se até a próxima terça-feira (29), e esteve inserido nas comemorações do Natal em Natal. A missa foi celebrada pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, e acompanhada de algumas das autoridades do estado.

A abertura do congresso teve início com uma apresentação teatral feita pelo grupo da comunidade católica Shalom, dando destaque ao aniversariante do dia, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo. Em seguida, todos os presentes uniram-se em uma só voz para cantar o hino do centenário da diocese de Natal.

Logo após, foi a vez da palavra do padre monsenhor Francisco das Chagas, que preside o evento, chamando a atenção para as três comemorações realizadas na data de ontem: o nascimento de Cristo, os 410 anos da cidade do Natal e o centenário da diocese. Também tiveram a oportunidade à palavra a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Em seu discurso, Micarla destacou "o nome ímpar da cidade do Natal".

Segundo ela, cada natalense deveria refletir em transformar a cidade em uma "manjedora". "Cada um devemos nos conscientizar em poder acolher o pobre, aquele que precisa de amor e de afeto", disse a prefeita. Já a governadora lembrou que, na data em que se comemora o nascimento de Cristo, todos deveriam seguir o exemplo de Jesus em ajudar o próximo.

Fonte: DN online

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!




Muitas felicidades para nossa secretaria geral
Parabéns Eliane (catequese), que o Senhor lhe proporcione muitas realizações neste novo ano. O GLM  pede a Deus por ti.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 26/12/2009



Assumir a cruz, por causa de Jesus


Leitura Orante


Mt 10,17-22


Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
- Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.




Comentário do Evangelho

Estevão testemunhou o Cristo

Enviando os discípulos em missão, Jesus fala sobre as provações por que passarão. O compromisso com Jesus é fonte de alegria, o que não exclui as atribulações que advirão, no que serão assistidos pelo Espírito do Pai. Na proclamação das bem-aventuranças, na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça. Em oposição a estes bem-aventurados, temos o lamento de Lucas: "Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas". O diácono Estêvão é uma testemunha de fidelidade a Jesus. Oriundo do judaísmo helênico e colocado em segunda categoria pelos líderes da comunidade cristã de Jerusalém, por sua coerência, ele é o primeiro mártir bem-aventurado pela fome e sede de justiça. À semelhança de Jesus, denunciou as injustiças decorrentes da desfiguração do templo de Jerusalém e da Lei por parte dos chefes religiosos, e foi morto por apedrejamento.

Direitos reservados:
José Raimundo Oliv
Fonte: paulinas.org