Ano C - Dia: 26/12/2009
Assumir a cruz, por causa de Jesus
Leitura Orante
Mt 10,17-22
Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
- Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Comentário do Evangelho
Estevão testemunhou o Cristo
Enviando os discípulos em missão, Jesus fala sobre as provações por que passarão. O compromisso com Jesus é fonte de alegria, o que não exclui as atribulações que advirão, no que serão assistidos pelo Espírito do Pai. Na proclamação das bem-aventuranças, na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça. Em oposição a estes bem-aventurados, temos o lamento de Lucas: "Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas". O diácono Estêvão é uma testemunha de fidelidade a Jesus. Oriundo do judaísmo helênico e colocado em segunda categoria pelos líderes da comunidade cristã de Jerusalém, por sua coerência, ele é o primeiro mártir bem-aventurado pela fome e sede de justiça. À semelhança de Jesus, denunciou as injustiças decorrentes da desfiguração do templo de Jerusalém e da Lei por parte dos chefes religiosos, e foi morto por apedrejamento.
Direitos reservados:
José Raimundo OlivFonte: paulinas.org